segunda-feira, 5 de junho de 2017

PROJETO "TRAVESSIAS": Escola "Dalila Afonso", em Vila Maiauatá, dá início a Aulas de Reforço preparatórias ao Enem 2017

Israel F. Araújo (editor/responsável; poemeiro@hotmail.com)


(Divulgação)

A Escola Estadual de Ensino Médio "Professora Dalila Afonso Cunha", unidade escolar da Seduc-PA, sediada em Vila Maiauatá, cerca de 16 Km da cidade de Igarapé-Miri, deu início (em 03/06/2017) a Projeto de extensão, de iniciativa de um grupo de professores(as), com apoio de grande parte da comunidade escolar. Trata-se do Projeto "Travessias": AULAS DE REFORÇO, PREPARATÓRIAS PARA AS PROVAS DO ENEM 2017, iniciativa que levará reforço à preparação que a mesma já faz, para que o alunado inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, através de "aulas" ao sábados (de 07:45 às 11:50h), gratuitas, ao público que se inscreveu no Projeto, submetendo-se às regras básicas de funcionamento do mesmo. Dentre as mesmas, podem ser destacadas:

Participar integralmente das aulas e demais atividades, as quais devem acontecer entre as 07h30min. e 11h45min., de modo dedicado e responsável;
Não fazer uso de celular(es) e demais equipamentos que possam tirar o próprio foco e dos demais discentes, exceto quando solicitado pelos Professores(as);
Não se apresentar às atividades embriagado(a), nem fumar ou tomar outras atitudes inadequadas ao espaço escolar e à integridade de todos os envolvidos(as) no Projeto.

Segundo a organização, a ideia primeira partiu do professor Rogério Santos, que a discutiu com outros docentes da unidade. Assim, constituiu-se uma Comissão, de início com os Professores Mestres Alzyr Gonçalves de Melo e Israel Fonseca Araújo e Prof. Esp. Antonio Marcos Ferreira. Outros docentes aderiram à iniciativa, como José Moraes, Irenilde Ribeiro e Gracilene Ferreira. Além de docentes da Escola "Dalila Cunha", outros colaboradores/as devem se somar, todos de modo voluntário. O público-alvo é formado, preferencialmente, por "estudantes concluintes do Ensino Médio (3ª série) de todas as turmas da escola 'Dalila Afonso Cunha', que estejam inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 e que estejam interessados/compromissados com a realização dessas provas".

Dentre os objetivos da proposição, podem ser citados: "Potencializar a aprendizagem de estudantes que se disponham a participar do ENEM, de modo que estes alcancem um desempenho acima da média e tenham maior probabilidade de concorrer e passar em processos seletivos de ingresso ao ensino superior", como Objetivo Geral, e: "incentivar os estudantes concluintes a participar do ENEM 2017, com o objetivo de ingressar no ensino superior"; "propor e desenvolver estratégias de estudo, autônomo e direcionado". A concepção mais nuclear é a de que a proposta:

Inscreve-se em uma pretensão de potencializar e melhorar os resultados individuais dos estudantes e da escola, como todo, nesse Exame. Desenvolver-se-á a partir de aulas extras (preferencialmente aos sábados) e fomento de estratégias de ensinoaprendizagem que propiciem ao estudante desenvolver competências e assimilar, de forma otimizada, conteúdos das cinco áreas de conhecimento descritas na Matriz do ENEM.

A ideia é que o Projeto "Travessias" (de atravessar, alcançar o distante, romper barreiras, vencer desafios, chegar a outros lugares) se transforme em uma estratégia de todos os anos na escola, garantem os idealizadores(as). Não se trata de "substituir as aulas" de todos os dias, mas "de complementá-las", asseguram os coordenadores. O foco didático está nas Competências e Habilidades requeridas para a Educação Básica, em nível de Ensino Médio, com extrema preocupação com a leitura, afirmam.

O "modelo" de avaliação do Enem precisa ser incorporado, mais e mais, à vivência das escolas, pois ainda parece haver distanciamentos entre o requerido pelo Estado brasileiro (via MEC - Ministério da Educação), em suas Diretrizes, e o praticado nas extremas dificuldades de trabalho e de preparação para o trabalho a que são submetidos os Professores(as) e equipe gestora, sob liderança da Seduc-PA.


Parabéns à escola "Dalila", pela realidade em implantação.










Nenhum comentário:

Postar um comentário