segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Igarapé-Miri sediou o I Encontro da Juventude do Campo da Região Tocantina

 Prof. Israel Araújo (editor; poemeiro@hotmail.com)


(Momento de debates no GT que tratou de Educação e "Reforma" do Ensino Médio)


Nos dias 17 e 18/08, em Vila Mutirão - Ponta Negra, em Igarapé-Miri, aconteceu o Primeiro Encontro da Juventude do Campo do Baixo Tocantins, uma inciativa do FORECAT (Fórum Regional de Educação do Campo da Região Tocantina II); trata-se de uma proposta que já vinha sendo perseguida à ação há longos anos, sempre tendo em vista a atuação de sindicatos (SINTEPP - Trab em Educação Pública, STTR'S - Trab Rurais), Secretarias de Educação, Fetagri, CONTAG, CUT e outros agentes. Neste ano de 2017, ainda em meados de abril/maio, a Coordenação do citado Fórum definiu a realização do mesmo e tendo Igarapé-Miri como município-sede. Cerca de 150 jovens, além de dezenas de militantes de movimentos sociais (com destaque para dirigentes da CONTAG, FETAGRI, STTR’S, SINTEPP, Associações de Moradores/Produtores, de Assentamentos e outros), se fizeram presentes, oriundos dos seguintes municípios: Tailândia, Moju, Acará, Igarapé-Miri, Abaetetuba e Barcarena. Foram dois dias de intensos debates, em torno de temáticas como Educação/escolarização, Trabalho e renda, Cultura, Protagonismo juvenil, Participação social, entre outras.


(Mais um registro dos debates nos grupos)


(Momento de debates no GT que tratou de Educação e "Reforma" do Ensino Médio)


A atual conjuntura do país, com "reformas" saindo a reboque de jantares e liberação de Emendas parlamentares, foi um dos principais temas dos debates nesses dois dias. A questão da escolarização, com a chamada "Reforma" do Ensino Médio (um verdadeiro desmonte de uma educação pública de qualidade...), também foi um dos temas dos debates em grupos de trabalho. A Juventude foi unânime em rechaçar esses pacotes de maldades, continuidades de um reconhecido Golpe na Democracia ao qual o Brasil já foi submetido, em 2016.
Uma Carta, com reivindicações da Juventude do Campo (tocantina) foi construída nos dois dias do evento e será entregue às autoridades do Poder Executivo e ao Ministério Público; este, inclusive, esteve presente na manhã de hoje, nos debates, e ouviu muitas reclamações da Juventude e de todos os presentes no Encontro da Juventude.

AGRADECIMENTOS

O FOMECIM (Fórum Municipal de Educação do Campo de Igarapé-Miri, entidade recentemente criada, formado por integrantes do STTR, Sintepp, SEMED e outros segmentos), nesse ato liderado pelos professores Armando Cleidson Pantoja, Israel Fonseca Araújo e Émerson Andrade e pelos sindicalistas Eliézer Santos e Manoel Santos (estes, do STTR Miri), sentiu-se na necessidade de agradecer à Associação Mutirão de Igarapé-Miri pela cedência do espaço do Centro de Formação “Roberto Remigi” e demais instalações, alugadas a preço de pais para filhos, ainda pelo fornecimento de alimentos nos dois dias do Encontro e pela acolhida de uma forma geral.
Agradece, igualmente, ao IFPA Abaetetuba, à UFPA Abaetetuba e ao Fórum Paraense de Educação do Campo, pelos indispensáveis apoios e investimentos teóricos na formação da juventude presente.

Assim como, agradece ao governo municipal de Igarapé-Miri, na figura institucional da Secretaria de Educação, pelo apoio nos transportes de participantes desde Igarapé-Miri até a Vila Ponta Negra e desta até Igarapé-Miri; assim como ficam os agradecimentos às demais instituições e prefeituras/secretarias de governo que, de uma ou de outra forma, contribuíram para a realização dos debates/do encontro. Seguem mais alguns dos registros do Encontro (todas as fotos da publicação são de membros do Forecat):


(Momento de apresentação cultural, no dia 17, à noite)



(Mesa de Abertura; lideranças de movimentos sociais, tal como a Secretária Nacional de Juventude da CONTAG, Mônica, e Prof. Dr. Salomão Hage, da UFPA)


(Momento de apresentação cultural, no dia 17, à noite)



Nenhum comentário:

Postar um comentário