quinta-feira, 7 de setembro de 2017

DESFILE: "Comentários" de locutor de Peso Pesado podem ter gerado protesto de Banda "da Enedina"

Prof. Israel Araújo (editor; poemeiro@hotmail.com)


O último dia de Desfiles da "Semana da Pátria" 2017, realizada pela Secretaria de Educação de Igarapé-Miri (PA), trouxe uma bonita demonstração de indignação da parte de uma das maiores bandas destas bandas (se não a maior/mais tradicional); a chamada "Banda da Enedina", ao final do Desfile da citada escola estadual, momento em que já era uma tradição o povo presente aos desfiles assistir às belíssimas apresentações de uma das bandas marciais mirienses mais respeitadas fora do Miri, em outros municípios, outros estados; várias vezes campeã.

Acontece que, no final do Desfila da Escola Estadual de Ensino Médio "Enedina Sampaio Melo", a Banda não se apresentou (há explicações de bastidores que seguem em duas direções: uma em razão de que a mesma não teria conseguido apoio para se organizar da maneira que a mesma merece e, assim, abrilhantar o público com um show à parte: e assim eram seus shows, sempre; a outra explicação seria em razão de orientações da gestão municipal, para que as Bandas não se apresentassem ao final dos desfiles das escolas, que apenas puxassem as instituições, e que no final deste setembro teria uma rodada pública de apresentações)...

Com base nessa segunda possibilidade de explicação (o que, de certa forma, está afirmado em discurso de redes sociais do Gestor da Enedina, Carlos Alberto Castro) não teria havido um protesto; mas aí entra  em cena (repetiu-se muito as vezes) a figura de um dos locutores do Governo Peso Pesado (PMDB) Sr. José Roberto Franco (ex-Secretário de Assistência Social de Peso Pesado em 2015), que fez comentários à Banda, em tom pesado, de críticas, a exemplo de "puxão de orelha" de pais em filhos.

Diante dessa realidade, a Banda acabou por fazer uma apresentação em frente ao Palacete "Senador Garcia", mostrando a força de seu trabalho (da Banda, pois o "Palacete" é sede do governo municipal, que tem como Prefeito o mesmo Peso Pesado/Ronélio Quaresma).

Analisando posicionamentos diversos, nas ruas, entre servidores públicos, em transportes coletivos, é possível afirmar que essas falas de Franco podem ter inflamado os ânimos dos líderes e integrantes da Banda "da Enedina". Os mesmos podem ter se sentido ofendidos. Uma fonte deste Blog chegou a afirmar, em bom tom, com ares de aborrecimento: "O Zé Roberto tem sido UM CÂNCER onde ele tá" (Franco é um dos que respondem a processos judiciais, juntamente com Peso Pesado, em razão da gestão deste, entre janeiro e junho de 2015; foi o locutor oficial da Campanha eleitoral em 2016, vencida por Peso Pesado e estaria, agora, na unção de Assessor de Comunicação Social do citado Governo). O comentário da fonte se refere à passagem do locutor pelos governos de Roberto Pina (PT), no qual era locutor de eventos e, depois, ferrenho lutador na campanha à prefeitura, em 2012; depois, à atuação como Secretário de Assistência Social (2015) e, logo, na campanha de Peso Pesado (PMDB) à Prefeitura, nesse ano, e, depois, em 2016, na campanha à Prefeitura (vitoriosa para Pesado e Antoniel / PMDB-PEN).

E outras possibilidades de explicação para esse importante ato democrático da Banda ainda podem existir. Houve muitas manifestações de apoio e/ou críticas à atuação (ou seja, não atuação) da citada Banda. Uma das professoras mais conceituadas da Escola Enedina, pela qual se aposentou anos atrás, Maria Alexandrino Corrêa, desabafou: "ESAM [Enedina Sampaio Melo] o meu respeito a muitos! Mas o meu repúdio a banda particular dessa Escola que não respeitou o seu público!", via Facebook.

Em comentário nas redes sociais, um dos fundadores/as da Banda da Enedina assim se manifestou:

Eu coordenei e instruí a banda do Ginásio durante exatos 22 anos durante os quais passaram pelo poder 5 governos estaduais e 5 governos municipais que nem sempre concordava. Nunca incentivei ou permiti que no nosso grupo houvesse esse tipo de desrespeito. Um ato simplesmente desnecessário pois existem mil formas de protestar sem tentar atingir alguém com atos pessoais. Isso decorre em parte por culpa de algumas direções de escola que terceirizam autonomia de algumas responsabilidades que são ou deveriam ser exclusivas da Instituição escolar representada no ato do desfile. Professora Alexandrino minha amiga e parceira, sentimos esse filme de longe.
(Gelffson Lobo, Secretário de Governo de Peso Pesado)

E teve, ainda, protestos contra o próprio prefeito Pesado Pesado, no Desfile em Anapu, Vila Menina Deus. Aluno do Médio saiu às ruas com um CARTAZ "FORA PESADO", informando que o povo não é "besta". E não é, mesmo.

Só resta saber se os governistas lidarão com essas manifestações de modo democrático ou não, pois os meses de 2017 estão assustando muita gente em Igarapé-Miri.

É isso; INDEPENDÊNCIA OU MORTE (da Democracia).






Nenhum comentário:

Postar um comentário