sexta-feira, 29 de setembro de 2017

NA IGREJA CATÓLICA ROMANA, A DIOCESE DE CAMETÁ (PA) TEM NOVO BISPO

Prof. Israel Araújo (editor; poemeiro@hotmail.com)


(Rádio Vaticana, na web)

A Igreja Católica Apostólica Romana, maior denominação religiosa atuante nestas bandas (e no Mundo todo), instalada na região tocantina sob responsabilidade e gerenciamento da Diocese de Cametá (PA), "acordou" com seu novo Bispo, no dia 27/09/2017, depois de nomeação pelo Papa Francisco. A notícia correu mundos e, rapidamente, se espalhou (ou se espraiou) por todas estas bandas paraenses. É que, há meses, essa decisão era aguardada, depois que Dom Jesus Maria foi transferido de Cametá para Bragança (PA), ficando em seu lugar um Administrador Apostólico, Pe. João Timóteu.

Inclusive, havia indagações se um dos membros do Clero, nesta Diocese de Cametá não seria chamado ao bispado à mesma. Forte engano de que assim se lançou a refletir; e a rezar/orar. A decisão de Sua Santidade foi por um padre acreano, "José Altevir da Silva, C.S.Sp.", nascido "em 30 de novembro de 1962 em Ipixuna, Diocese de Cruzeiro do Sul, no Estado do Acre" (radiovaticana.va). Segundo a divulgação oficial da Igreja, o futuro Dom Altevir:


Estudou Filosofia no Seminário Interdiocesano de Manaus (1983-1984) e Teologia no Seminário Maior de São Paulo (1987-1989; 1992). Além disso, foi missionário na Nigéria (1990-1991). Emitiu os votos perpétuos em 18 de novembro de 1989 na Congregação do Espírito Santo e foi ordenado sacerdote em 6 de dezembro de 1992.
No decorrer do ministério sacerdotal, desempenhou os seguintes cargos: serviço pastoral em Belo Horizonte e Vilhena (1993-2002); Formador dos estudantes de Filosofia e Teologia na comunidade “Padre Laval” no Jardim Planalto, São Paulo (2002-2008); Secretário-Executivo da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Episcopal Brasileira (2008-2012). Desde 2 de fevereiro de 2012, é Superior Provincial da Província da Congregação no Brasil. (idem)


Fontes ligadas à Paróquia de Sant'Ana, em Igarapé-Miri (PA), logo passaram a replicar um resumo do que seria o Currículo do Sr. Altevir, como segue:


Curriculum Vitae do Bispo eleito de Cametá:


José ALTEVIR (...) iniciou sua caminhada com os missionários espiritanos, sendo o primeiro seminarista em Cruzeiro do Sul-AC, dando início o Seminário Espiritano naquela cidade, pois até então, não havia Seminário na Região. Os estudos filosóficos foram iniciados em Manaus, concluindo-os na PUC-MG, em Belo Horizonte. Fez o noviciado em Ceilândia- DF, no ano de 1986.

Em 1987 iniciou seus estudos teológicos, no ITESP, em São Paulo/SP. Fez os votos perpétuos na Congregação do Espírito Santo, aos 18 de novembro de 1989, em São Paulo-SP. Fez o estágio missionário na Nigéria, West Africa, por um período de dois anos. Foi ordenado presbítero no dia 06 de dezembro de 1992, em Cruzeiro do Sul-AC, pelas mãos de Dom Luiz Herbst, CSSp.

Em 1993, estudou Psicologia na PUC-MG, e foi vigário paroquial na Paróquia Divino Espírito Santo, em Contagem-MG. De 1994 a 1998, foi vigário na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Vilhena-RO. Trabalhou com os agricultores e na cidade. Acompanhou de perto o massacre de Columbiária, em RO, sendo o ponto de referência em apoio às vítimas do massacre, na Diocese de Jipará-ROEm 1999, foi para o Rio de Janeiro, onde fez o CETESP (Centro de Estudos e Espiritualidade para a Vida Religiosa), por um período de seis meses. Participou de vários Simpósio de Missiologia, entre eles, Teologia para uma missão pós-conciliar a partir da América Latina hoje. (grifos nossos)

Foi formador por nove anos. Sendo três como formador na Filosofia e seis como formador na Teologia na Congregação do Espírito Santo, em São Paulo-SP. De 2007 a 2012, foi assessor da dimensão missionária, na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e secretário Nacional do Conselho Missionário Nacional – COMINA e assessor da Comissão da Missão Continental.
Em 2012, foi eleito provincial da Província Espiritana no Brasil, e reeleito para a mesma missão em 2015. Línguas: português,  Inglês e Espanhol.
Na área da Espiritualidade, é orientador de retiros
Formado em Fotografia.

Junto à CRB, em São Paulo, foi assessor do JUNINTER e NOVINTER na área da missiologia. De 2012 a abril de 2017, foi coordenador da União das Circunscrições da América Latina – UCAL – formados por Grupos e Províncias dos espiritanos na América Latina.

Pe. José Altevir da Silva, CSSp, é conhecido por Padre ALTEVIR. (FIM)

Trata-se, portanto, de um líder religioso "estudado", como dizemos Nós, os povos "cabocos" do interior do Pará. Sua formação acadêmica e a indicada condição de poliglota dão o tom de uma autoridade, também, acadêmica (o que este editor considera muito importante para a atuação dos/as líderes, em todas as áreas de atuação, laicas ou eclesiais). Uma carreira religiosa, acadêmica e de missão muito elogiável. Mas o povo destas bandas ainda não conhece sua atuação de liderança pastoral.

Está informado, acima, nesse Curricullum, que Pe. Altevir "trabalhou com os agricultores" e que acompanhou "de perto o massacre de Columbiária, em RO, sendo o ponto de referência em apoio às vítimas do massacre, na Diocese de Jipará-RO", dados que enchem o povo católico (e outros, cremos) de esperança, pois a antiga Prelazia de Cametá (hoje, Diocese) sempre esteve ao lado do povo pobre, sofrido, despojado pelas elites ricas/latifundiárias/políticas destas bandas. No sofrimento causado por elas (que perdura até hoje...), essa Igreja aqui instalada sempre esteve ao lado dos "pequeninos de Jesus", trabalhando para que todos tenham vida "e a tenham em abundância": e, nestes tempos tão sombrios, a Saúde Pública, a Educação e a segurança públicas (para citar apenas essas) estão matando tantos de Nós. Que Altevir, junto a tds e todas, nos ajude a viver melhor - pois rezar e orar já o sabemos bem.

Rapidamente, claro, a notícia correu a Web, conforme apontado a seguir:


(Print Blog Poemeiro)



Nenhum comentário:

Postar um comentário