segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Sindicalista do STTRIM fala em "cartel" e "monopólio" sobre preço do Açaí, em Igarapé-Miri: pode(ria) estar havendo manobra empresarial contra os pequenos produtores(as)

Em tom de desabafo e na linha de orientação, conclamação à classe trabalhadora produtora de Açaí, em Igarapé-Miri, o Presidente do STTR conclama lideranças e produtores(as) mirienses para enfrentar possível "cartel" praticado por empresários.

Seriam sinais evidentes de uma inevitável luta de classes, em prol dos trabalhadores e do Açaí de Igarapé-Miri (PA)? Há unidade na classe trabalhadora que permita construir essa e outras frentes? Aproveitadores/as, digamos nós, não estão faltando para crescer às custas e às costas de nossos irmãos trabalhadores(as) rurais. 

Confira a publicação, a seguir:


COMUNICADO À SOCIEDADE MIRIENSE

Em virtude da brusca desvalorização do preço do açaí inatura, ocorrido na semana passada, sem nenhuma justificativa e, compreendendo a necessidade de oferecer resistência a uma suposta formação de cartel envolvendo empresas compradoras deste produto, nós, entidades abaixo assinadas, convocamos nossos associados e associadas a interromperem a coleta e venda do açaí, até que normalize tal situação, estendemos também este apelo a todos os demais produtores e produtoras deste município, que sabem o custo de produção do produto açaí tão bem como sua importância na economia local. Não podemos ficar refém desse monopólio, onde a indústria paga quanto quer, o atravessador trabalha com margem de lucro restando ao produtor arcar com todas as despesas de produção como manejo, limpeza da propriedade e colheita do produto. Informamos também que interpelaremos junto às autoridades, para que sejam tomadas todas as medidas judiciais cabíveis.
“Açaí com Preço Justo, Garantia de Qualidade de Vida!”
Assinado:

Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Igarapé-Miri (STTR)
Federação das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidaria do Baixo Tocantins (FECAFES).
Associação Mutirão de Igarapé-Miri.
Cooperativa dos Empreendedores Populares de Igarapé-Miri (CAEPIM)
Cooperativa de Desenvolvimento de Igarapé-Miri (CODEMI)
Associação de Assentamento Agroextrativista Emanuel do Município de Igarapé-Miri (FIM)


(Eliézer Souza dos Santos; Presidente do STTR - Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Igarapé-Miri, via Facebook)

______________
E vamos dizendo mais e mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário