sábado, 21 de outubro de 2017

AGRESSÃO?: MANIFESTANTE ANTI-HELDER/TEMER É PRESA, EM CAMETÁ (PA)*


Segundo postagens que começaram a circular nos grupos de “zap/zap”, no meio-fim desta tarde, uma manifestante teria sido presa em Cametá/PA, por supostamente ter atirado um ovo contra o Ministro de Estado da Integração Nacional de Michel Temer (PMDB-SP), Sr. Helder Barbalho (PMDB-PA), filho do Senador pelo Pará, Jader Barbalho (PMDB-PA) e da genitora dele (e ex-esposa deste), Sra. Elcione Barbalho (PMDB-PA)...

A manifestação em Cametá estaria no bojo de uma conjuntura nacional profundamente séria, mais ampla, que tem a ver com as perdas históricas às quais a classe trabalhadora estaria sendo levada, segundo entendimentos de sindicatos, centrais sindicais e confederações de trabalhadores/as (independentes do “governo de Temer”, entenda-se); casos como as “reformas” trabalhista e do Ensino Médio e a tão temida (que mata muita gente só de concebê-la) “Reforma da Previdência”... Mas Helder Barbalho, que poderia ter deixado os ministérios de Dilma (PT) ou “de Temer”, acabou por se aliar a Temer e, entenda-se, ficar do lado desse, em oposição ao povo brasileiro. Poderia escolher um lado, mas escolheu outro.

Isso revoltou e ainda revolta a muita gente, inclusive quando se sabe que todos os Barbalhos (pai, mãe, filhos....) estão em campo dentro de uma espécie de pré-campanha a Governador do Pará, para que Helder pudesse ganhar. Ele perdeu de seu padrinho, Simão Jatene (PSDB), em 2014. Em 2018, Jatene e PSDB local/nacional poderiam ajudar Helder a pegar o Palácio dos Despachos, sendo que os Barbalhos e seu PMDB ajudariam Jatene a realizar seus sonhos para 2018ss, acreditam analistas da política de relações, no Pará: é esperar, trabalhar, orar e rezar.

Mas o manifestante foi preso... O Facebook “Guerreiros do Pará” mostra uma jovem que seria a manifestante que “ovou” Helder (ironia de ovacionou). Segundo a página, “Ministro Hélder Barbalho leva ovada de manifestante em Cametá. Isso, o Dol [diário online, página do Jornal Diário do Pará, na internet; veículos da família dos Barbalhos] não vai mostrar... Em visita a cidade de Cametá, o Ministro da Integração tomou um grandíssimo susto quando uma estudante socialista lançou um ovo no rosto do ministro em protesto. (...) a jovem que cometeu essa violência e falta de respeito, foi detida pela polícia, e ainda é tida como heroína por muitos (...)

O Blog Poemeiro do Miri fica se fazendo tantas e tantas perguntas; quais são os “crimes” que a estudante ou a jovem manifestante teria cometido?:

a) Por que estragar um ovo, se se trata de tão importante alimento?

b) Sendo que a jovem e toda a sociedade estão sendo violentada por Temer, Helder e companhia, por que prender, justamente, quem se indignou contra isso?

c) Se o governo viesse a violentar os policiais (mas não está Miranda eles/as...), a população (incluída essa jovem) não seria convocada a sair em defesa dos agentes de “segurança pública”?

d) Então, quer dizer que Helder Barbalho, M. Temer e outros estão acima das leis (já que nós somos agredidos/as todos os dias, nas ruas, inclusive com banhos de lama de poças d’água, sob ação de pneus aro 27 de imensos ônibus...)?

e) Como saber se a “justiça” será justa com os mais pobres?


____________________
* Este Blog não é favorável às manifestações agressivas. Nem contra a classe trabalhadora, nem contra nossos algozes. Este texto é de fim de tarde de sábado; temos de entendê-lo (o texto, claro), pois ele tem suas razões...




Nenhum comentário:

Postar um comentário