sexta-feira, 27 de abril de 2018

CONFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO DE UM DIA: FOI PROVADO QUE SINTEPP & CATEGORIA ESTAVAM CERTOS

Prof. Israel Fonseca Araújo
Texto de Opinião


(Print do Ofício do Sintepp, requerendo uma Conferência de Educação de três dias, ou mais ou menos - REPRODUÇÃO)


Aconteceu, no dia de ontem, na Escola de Arte "João Valente do Couto", aqui na cidade de Igarapé-Miri, a V Conferência Municipal de Educação, a qual foi realizada nos horários manhã e tarde (no turno vespertino, as discussões se estenderam até 22:10h). Dos sete Eixos em discussão (tais como Valorização, Gestão Democrática, Acesso e Permanência e outros), às 17h ainda era sobre o Eixo 01 de que se tratava no Auditório do Grupo...

O cansaço mostrou, claramente, que as discussões se tornam prejudicadas, quando a pessoa fica horas e horas, a fio no local (maioria das pessoas almoçou no local e continuou no mesmo, sem ir às casas, no meio-dia). Findando por volta de 22:10, havia pessoas no local há mais de 15h seguidas.

O Sintepp, já amplamente conhecido, solicitou uma Conferência de Educação de discussão ampla, plural, com palestras, mesas de conjuntura, espaços de discussão aos movimentos sociais (sindicatos, ONG's, Cooperativas...), em dois, três ou mais dias. Como resposta, o Titular da SEMED, Reynaldo Aguiar, informou a que Secretaria de Educação "é apenas" uma das integrantes do Fórum Municipal de Educação, o qual realiza a Conferência. Em outras palavras, não houve essa intervenção democrática da parte do Governo/SEMED no sentido de Igarapé-Miri ter uma Conferência onde o tempo (e o local, também, pois ontem tinha 72 delegados/as e mais pessoas convidadas, entre outras, e, ainda assim, o calor era INSUPORTÁVEL, no Auditório...) e os debates propiciassem uma avaliação tranquila, as proposições mais bem pensadas, entre outras.

Por exemplo, outros municípios desta Região do Baixo Tocantins realizaram Conferência de Educação em dois dias. É um tempo, um período muito curto, que aumenta mais um pouquinho a possibilidade de os debates serem mais produtivos; e, até mesmo, de ter, de haver debates.

Por ironia do destino, e por atuação de resistência, a Plenária da Conferência de ontem APROVOU que as próximas Conferências devem ter dois dias de debates. Uma derrota flagrante, se é que me entendem.

Vejam a Programação (sugestão apenas) que o SINTEPP propôs e pediu ao Secretário de Educação, como forma de intervenção; infelizmente, não deu (Assim como as Pré-Conferências... muitas das quais foram irremediavelmente prejudicadas):

(...)
De forma apenas propositiva sugerimos uma Programação, mais ou menos, como este esboço aqui sugerido:

·        24/04 – 15h às 21h: Credenciamento de Delegados(as); acolhimento de Convidados e outros;
·        24/04 – 18h: Abertura Solene; Mesa com Autoridades e Convidados (entidades de Movimentos Sociais, estudantes da Educação Superior-Polo UEPA-UAB, Igrejas e outros);
·        25/04 – Manhã: Painel 01: Mesa Redonda sobre a BNCC perspectivas de reorganizar curricular na rede de Igarapé-Miri (p. ex.: três debatedores, sendo um pesquisador de Universidade);
·        Painel 02: Análise de Conjuntura sobre a Educação do Campo em Igarapé-Miri (FOMECIM, SEMED, STTR, SINTEPP, ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO DO CAMPO);
·        25/04 – Tarde: Painel Único: Diagnóstico da Implementação do PME 2015-25 – avanços e horizontes na implementação da política pública educacional (SEMED, SINTEPP, Polo Universitário e outros); em seguida, divisão dos Delegados(as) em grupos para iniciar os trabalhos de avaliação do PME, por Eixos (continuidade das Pré-conferências);
·        26/04 – Manhã: Continuidade da avaliação (eixos do PME); em seguida, início da Plenária Final (votação final), com relatos dos GT’s, inscrições, debates e votação final); Tarde: continuidade e conclusão dos trabalhos; Eleição de Delegados(as) à Conferência estadual de educação.

É o que se apresenta para o momento.
Aguarmos a vossa manifestação.

(FIM)


Fica para a próxima; mas a Luta está mantida.




2 comentários:

  1. Eu e meus companheiros da zona rural não tivemos, por uma questão de transporte, condições nenhuma de ficar até o final da Conferência.
    Lamentável!

    ResponderExcluir
  2. Foi uma inconsequente bagunça por parte dos organizadores que visualizarão nos resultados desta conferencia proposições mal discutidas e textos incorretos. Isso é o Brasil.

    ResponderExcluir