quarta-feira, 11 de abril de 2018

IGARAPÉ-MIRI: SINTEPP PEDE CONFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA AO SECRETÁRIO REYNALDO AGUIAR


Prof. Israel Araújo (editor)

Nota: Este Blog esteve indisponível a postagens, há uns meses, por problemas técnicos (de login); por isso, está se reapresentando somente hoje.


A Nota abaixo, postada por este signatário, teve objetivo de chamar o Povo para ir às Pré-Conferências de Educação dos Distritos. Por exemplo, a do Distrito Cidade fora realizada no antigo "Grupo", atualmente Escola de Artes "João Valente do Couto", e contou com pouquíssimas pessoas. Dos sete Eixos de discussão propostos pela organização, apenas três tiveram debates. Em um deles, sobre a "Valorização dos Profissionais" da Educação, apenas este professor esteve para debater. A Nota, amplamente divulgada no Facebook, dizia:


SINTEPP CONVOCA O POVO PARA A PRÉ-CONFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO

Companheiros e Companheiras, alunos, pais/responsáveis de Alunos(as), nesta sexta-feira, dia 06/4, tem a chamada “Pré-Conferência” de Educação, sendo que a da Cidade será realizada no prédio do GRUPO (prédio que fica em frente à sede da Prefeitura de Igarapé-Miri...), com início às 08h.
Considerando que a Ordem da SEMED seria para que SOMENTE 03 (TRÊS) de cada escola (ou Creche, cremos) pudessem participar, através de listagem das mesmas unidades (podendo ser integrante da Direção ou do Conselho Escolar); ora, deu pra entender que são pessoas quase “escolhidas”; sendo assim, a Pré-Conferência nada teria de DEMOCRÁTICA. E na Conferência Magna participam, com direito a Voz e a Voto somente DELEGADOS/AS ELEITOS NAS PRÉ...

Uma experiência profundamente antidemocrática; e isso não podemos tolerar.
Em tempos de GOLPES EM NOSSOS DIREITOS, não podemos nos calar ante desmandos dessa natureza.
ASSIM SENDO, conclamamos o Povo a Participar desse importante momento de debates (as pré-Conferências); que possamos ir (pais e responsáveis de alunos, e alunos, p. ex., são fundamentais nesses debates, para tratar de Transporte e Alimentação Escolar, só para citar alguns exemplos) e que possamos ocupar esses espaços que são nossos. Se vc está de serviço nas escolas e creches, nesta sexta de manhã, negocie com sua Direção; não deixe de participar.
É preciso derrubar O AUTORITARISMO, avaliação que Educação Pública nós temos e se é, DE FATO, essa a que queremos. (Tem ainda Pré-Conferências no interior; vamos ocupar esses espaços)
Juntos somos mais fortes.
Prof. M.Sc. Israel Araújo (Coord. Sintepp)


Pois bem, a credibilidade da organização das Pré-Conferências esteve tão bem visível a ponto de não ter havido a Pré do Distrito Meruú-Açu (povo se recusou a participar de uma Pré-Conferência "na coxa", sem chamada para as entidades, para o povo em geral). Os presentes pediram uma Pré-Conferência democrática e que seja realizada nesta sexta, 13, no Mutirão (Ponta Negra, que, por sinal, é a sede desse Distrito; coisa que a organizadora possivelmente esqueceu ou desconhecia). SEMED, até hoje, não teria respondido a essa solicitação. Sobre este caso, especificamente, o SINTEPP, em Assembleia de 09.4, informou que radicalizará, caso a Gestão da SEMED se recuse a realizar a citada Pré-Conferência.
No Maiauatá, a situação foi parecida com a do Distrito Cidade; poucas, muito poucas pessoas. Um retrocesso sem tamanho, haja vista que a uma Conferência de Educação é uma conquista democrática.

Diante desses casos gritantes de anti-democracia, diante da ausência de resposta do Titular da SEMED, Reynaldo Aguiar, que não atendeu e nem respondeu (sequer) negativamente à solicitação do citado Sindicato (documentada, protocolizada em 03 de abril...), sobre essa matéria, assim como sobre outras, o SINTEPP encaminhou outra solicitação ao mesmo, na manhã de hoje (11 de abril), solicitando que o Secretário não realize a Conferência de Educação de apenas um dia. Que aceite, se possível, um formato de Conferência de Educação mais decente e democrática, sendo em três dias. Inclusive, o sindicato sugere um formato (somente sugere) onde seja possível haver Palestras, mesas-redondas, painéis, análises de conjunturas, às mesas não somente o Governo (SEMED), mas também protagonistas da Educação do Campo (maior excerto de nossa política educacional...), membros de sindicatos (SINTEPP à frente), lideranças de movimentos sociais, estudantes universitários, conselhos constituídos (Conselhos do FUNDEB, de Alimentação Escolar...), pesquisadores(as) das universidades e locais, entre outros.

O REQUERIMENTO foi encaminhado e protocolizado hoje, mesmo, junto à SEMED, sendo que o sindicato aguarda a resposta do Secretário Reynaldo. Os desdobramentos dessa questão, dessa (até hoje) ausência de democracia na Conferência de Educação, serão informados mais e mais aqui.

Boa Noite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário