sábado, 3 de novembro de 2018

DIVULGAÇÃO: Projeto social ReAmar realizou primeira ação em Igarapé-Miri

Autor: Moizes Corrêa


(Foto 1: Divulgação do Projeto ReAmar)


O amor e a solidariedade em favor da mulher miriense motivou o nascimento do ReAmar, projeto pioneiro em Igarapé-Miri, que levou no último sábado (27/10), programações e ações de apoio e incentivo totalmente voltadas as mulheres que passaram ou passam por tratamento contra o câncer, acidentes com escalpelamento, violência doméstica, física e psicológica, depressão, e demais problemas. O evento foi realizado pela manhã, na área externa do Centro de Reabilitação Física de Igarapé-Miri (CREFIM).

Com mais de 30 voluntários, entre professores, assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos, artesãs, e outros, o primeiro encontro do Projeto ReAmar alcançou seis mulheres, que na maioria passaram ou passam pelo tratamento de câncer de mama. A programação que tinha como objetivo dar apoio e incentivo quanto a autoestima e autoaceitação, contou com café da manhã especial para as convidadas, oficina de maquiagem, sessão de ensaio fotográfico, sarau, roda de conversa e dinâmicas motivacionais.

A idealizadora do projeto, a fisioterapeuta Jackeline Martins, conta que a ideia surgiu por meio de uma amiga que mantem um trabalho social para mulheres mastectomizadas (cirurgia de remoção completa da mama) na UFPA, e viu a necessidade de um projeto parecido em Igarapé-Miri. “O que me motivou realmente foi a necessidade do nosso município possuir um grupo de apoio e suporte para essas mulheres, para que elas aqui possam encontrar apoio, amor e ajuda de todos os profissionais envolvidos e assim, poderem dividir suas dores e suas conquistas mediante aos tratamentos”, explica.

A pedagoga Alessandra Costa da Silva, de 41 anos, que passou recentemente pelo tratamento do câncer de mama, foi uma das presentes nesse primeiro encontro. Alessandra conta que Igarapé-Miri estava precisando de um projeto como este. “Com certeza será uma ajuda muito positiva para todas as mulheres que estão passando não só pelo câncer de mama. Eu vou levar daqui o desejo de ajudar outras pessoas, através da minha experiência. Esse projeto é uma das respostas de entender o motivo do que eu vivi, é de poder ajudar outras pessoas”, comenta Alessandra.

Com apenas um ano e meio de idade, Madalena Teixeira, hoje com 31 anos, passou por um terrível acidente doméstico com queimaduras com água fervente, e contou que poder participar do ReAmar foi muito importante e inesquecível. “Foi melhor do que eu esperava. Quando a gente vê outras mulheres passando por problemas parecidos, a gente não se sente tão sozinha. Tem tantas pessoas passando por problemas mais difíceis, e as vezes não tem ninguém pra dar apoio. Eu tive carinho, amor e atenção da minha família, e tive aqui também. Então a palavra de hoje é gratidão”, celebra Madalena.

A acadêmica de psicologia, Ivani Pinheiro, foi uma das voluntárias atuantes que pode trabalhar de forma expressiva os conhecimentos adquiridos na faculdade. Ivani conta que, como primeiro encontro, acredita terem cumprido com louvor a primeira missão. “Como já havíamos falado, se nós conseguíssemos alcançar uma só, nós já estaríamos muito satisfeitas. O ReAmar está propondo ressignificar a experiência dessas mulheres, trabalhar a autoestima, a autoaceitação, ser esse espaço acolhedor, que trabalha a beleza delas e mostra pra elas o quão importante e únicas elas são, e o quanto elas precisam ser reconhecidas e valorizadas. Eu espero que o projeto cresça e que consigamos alcançar mais mulheres nessa missão”, comemora.

Para a idealizadora do projeto, Jackeline Martins, o primeiro encontro foi algo que não imaginou que poderia ser tão grande. Para ela, foi um momento importante na vida não só das mulheres que foram atendidas, mas também pra todos os voluntários envolvidos. “Estou muito feliz e satisfeita, porque de fato atingimos o objetivo que foi ajudar essas mulheres. A gente vai unir forças pra prosseguir com o projeto e alcançar mais mulheres que ainda não tem essa qualidade de vida, que a autoestima ainda está abalada, e que ainda está triste em relação a todo esse processo de adoecimento. As expectativas foram superadas. Foi o pontapé inicial. O projeto realmente está no caminho certo”, finaliza.

O ReAmar é um projeto social sem fins lucrativos, que conta exclusivamente com doações e trabalho de voluntários, sem nenhuma ligação política ou partidária. O segundo encontro do projeto está marcado para o dia 01 de dezembro, e está aceitando a ajuda de novos voluntários e doações de diversos materiais, inclusive livros.

Contatos e demais informações pelo telefone (91) 992061499.


Apoio: Blog Poemeiro do Miri


Mais registros dos(as) responsáveis pelo Projeto:



(Foto 2: Divulgação do Projeto ReAmar)



(Foto 3: Divulgação do Projeto ReAmar)



(Foto 4: Divulgação do Projeto ReAmar)



            

Nenhum comentário:

Postar um comentário