sábado, 31 de outubro de 2020

#Alerta: Nossas entrevistas com "prefeitáveis" não visam seus "podres" e, sim, suas propostas; ok?

Israel Fonseca Araújo (poemeiro@hotmail.com; Academia Igarapemiriense de Letras-AIL)

Editor-fundador do Blog Poemeiro do Miri 


(Arte; Blog Poemeiro do Miri; imagens cedidas pelas campanhas ou disponíveis no sistema DivulgaCandContas-TSE)


As nossas entrevistas com os candidatos a Prefeito estão sendo muito bem aceitas pela população e podendo mostrar os pontos de vista de cada entrevistado, as suas opiniões e o que cada um deles pensa sobre a política miriense e no Brasil; a ênfase de cada uma das sete conversas se divide de duas formas: a) o que o entrevistado pensa sobre a política no Miri e no Brasil, como concebe a problemática eleitoral e política e a sua participação nesse processo; b) debates sobre suas propostas de campanha, como pretendem intervir nos problemas mirienses; como pensam no que concerne a temáticas, como: Cultura, esporte e lazer; Saúde; Educação; Meio Ambiente; Geração de emprego, trabalho e renda; Políticas para a Infância, Juventude e Melhor IdadeEficiência e transparência na gestão municipal; Controle Social e participação popular; Eleições 2020 e “fake news”; Mobilidade urbana e trânsito; Segurança pública e cidadaniaMilhares de pessoas têm acompanhado as discussões; mas, pasmem: alguns poucos torcedores de políticos não se conformaram.

Experiente já em termos de estudar a conjuntura política e bem assessorado por fontes confiáveis, este editor/blogueiro escavou os terrenos mirienses e detectou de onde (ou seja, de qual coligação) vinham certas falas. Um determinado público se incomodou, pois esperava que o Blog "fosse pra cima" de certo candidato, que atacasse etc. Ora, picuinhas do tipo "o professor Israel tá muito amigo do ......, agora" (enunciado produzido no seio de uma das sete campanhas de 2020, espalhado pela respectiva militância, incluindo com piadinha via zap-zap) passaram a ser espalhadas pela cidade.

Sobre essa questão, é bom alertar quem quer o bem de Igarapé-Miri. Este Blog não faz sensacionalismos e não visa crescer amparado em picuinhas ou intrigas de quem queira, a todo custo, ganhar uma eleição. Isso é coisa de candidatos e de seus seguidores/militantes. Mas é importante destacar o seguinte:

1 - É importante que cada eleitor(a) perceba o valor de seu voto, pois algum "agrado" que o eleitor receba às portas da eleição será insuficiente para garantir dignidades à população local e ao Brasil;

2 - Temos de deixar claro que isso seria corrupção; a corrupção, durante a conquista dos votos, NUNCA É SOMENTE DO CANDIDATO(a): corrupção sempre é uma via de mão dupla, é uma aliança. Sempre o eleitor também será corrupto, ao pedir, exigir ou aceitar alguma vantagem pessoal (familiar ou comunitária) para que vote em A ou B; é um crime diante das leis e da Constituição do Brasil; o eleitor, mesmo sem saber ou querer, também se torna criminoso(a) ao participar dessa corrupção;

3 - Crimes de Caixa 2 ou abuso de poder econômico, compra de votos etc.: todos são excelentes índices a mostrar em que o eleitor(a) deveria não votar. Observar atentamente as campanhas eleitorais já dá ótimos sinais para que vc se decida em não votar ou votar;

4 - Temos ex-prefeitos nesta disputa de 2020. São eles: Aladim Martins (PV, foi gestor juntamente com Miguel Pantoja, nos anos 1990...), Antoniel Miranda (PROS, foi gestor em 2017-18, dividindo o governo com seu parceiro Toninho Peso Pesado), Toninho Peso Pesado (MDB, atual prefeito, governou em 2015, em 2017, fins de 2018 e governa até estes dias) e Roberto Pina (PT, prefeito entre 2009 e 2012, 2015 e 2016). Se as entrevistas não tivesse como norte o que apontamos nos itens "a" e "a", acima, iríamos atrás dos processos que cada um responde, buscaríamos as pendências dos mesmos, faríamos o trabalho de mostrar ao povo o objeto de cada processo, se se trata de acusação do Ministério Público, se respondem à Ação Civil Pública, se são acusados ou réus - de crimes A, B ou C - e convidaríamos advogados para estarem em cada Live Entrevista, para que a população pudesse ficar mais informada sobre os meandros dos processos.

Seria preciso mostrar o que pesa sobre cada um, quem tem poucos processos "nas costas" (e quem não tem nenhum) e quem está cheio destes, quem teria comprado (como Prefeito) das próprias empresas, quem teria fraudado licitações, compras de livros, carteiras escolares a preços altíssimos, quem está (ou estaria) sendo acusado pelo MP de usar programa governamental e fartas verbas para poder lograr vantagens diante dos demais concorrentes (e, por isso, pode ter o registro cassado ou até o Diploma, se eleito e diplomado), quem teria construído escola, portos e estradas e outras "ferramentas" com o intuito de lograr vantagens para si. Isso tudo são apenas poucos exemplos do que seria preciso destrinchar nas entrevistas. Ainda seria preciso explicar por que o governante (e os vereadores, deputados e senadores) não tem o direito de ter conduta ímproba, por que o agente público deve tipo renegar a seus interesses pessoais em prol do bem comum etc. e etc. Não teríamos o que fazer, em termos de mostrar propostas, nas entrevistas com alguns ou vários deles.

Portanto, gente amiga, já que não podemos pesquisar uma galáxia toda, a prudência nos manda que pesquisemos uma estrela, e, com esse "objeto" de estudo, façamos o possível para realizar um excelente trabalho e mostrar ótimos resultados. Ah: os resultados se dirigem à população, ao todo, não somente a uma ou outra diretoria ou torcida.

Obgdo pela atenção e até mais. Dia 03 tem Aladim Martins (PV), dia 05 é a vez de Prof. João Batista (PMB) e, por fim, dia 06 o entrevistado será Antoniel Miranda (PROS) - nossas entrevistas desta semana que se avizinha. Veja que temos bastante trabalho pela frente.

______________

Curta e compartilhe nosso trabalho em suas redes sociais; siga este nosso Blog, curta a Página do Facebook Poemeiro do Miri - Blog do Prof. Israel Araújo (link: https://www.facebook.com/poemeirodomiri). Inscreva-se em nosso Canal do You Tube (título: Blog Poemeiro_do_Miri; link: https://www.youtube.com/user/israeldomiri/featured). Era isso. Até mais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário