quarta-feira, 28 de julho de 2021

Entrevista: Prof. Janilson Oliveira, Secretário de Educação, fala ao Poemeiro do Miri On-line

 

Janilson Oliveira, Secretário de Educação de Igarapé-Miri (PA)

No último dia 22 deste, o Poemeiro do Miri fez um bate-papo muito rico, produtivo, com o Secretário de Educação de Igarapé-Miri, prof. Janilson Oliveira Fonseca (foto). Confira a íntegra, no link abaixo. A transmissão é da Página Poemeiro do Miri On-line (no Facebook), deste Blog.
Está aí um exc. conteúdo pra vc, onde a questão da volta às aulas, ensino remoto, pandemia de Covid-19, pagamento do Décimo-terceiro salário de contratados(as), construção e reformas de escolas, Concurso Público, CONSIGNADOS, dívidas herdades, alimentação escolar e outros foram debatidos.

Entrevista do Blog Poemeiro do Miri com o Secretário de Educação, prof. Janilson Oliveira FonsecaClique AQUI 

Veja a Entrevista com o Secretário de Cultura, Josival Quaresma (Vadinho)

Josival Quaresma, o Vadinho; Secretário de Cultura, Desporto e Lazer de Igarapé-Miri


Foi um bate-papo rico, muito produtivo, com o
Secretário Vadinho; alguns anúncios foram feitos ao vivo; caso da Copa dos Funcionários 2021 e ideias para a Copa "Mizael Nonato" de Futebol (Copa Rural).

A transmissão é da Página Poemeiro do Miri On-line (no Facebook), deste Blog.

Está aí um exc. conteúdo pra vc.

Live Entrevista com o Secretário de Cultura, Desporto e Lazer de Igarapé-Miri, Josival Quaresma (Vadinho):

domingo, 25 de julho de 2021

PODEROSO SOCO “AMIGO” (Crônica) : post #768

(Israel Araújo, Academia Igarapemiriense de Letras)

 

Ilustração dos fatos

Como sempre, vou lhes contar o fato, sem mostrar o rabo do gato. Era a sexta e o desejo de ir ali era grande, mais de dois anos sem sair, ir a festas ou coisas assim. Antes, devo dizer que se trata de fato real, vivido; vívido na lembrança. A decisão foi sair, com duas doses de AstraZênica no lombo, muita fé e esperança no peito e a tática de se esconder da temida Delta.

 Sou declaradamente muito amante das loiras, mas o dinheiro anda curto e os planos vão sendo abafados, diminuídos; gosto da Devassa, da mesma forma que das Skol, Brahma, Petra e tantas delas. Minha queda por ela tem nada de quedinha, e meu coração bate forte mesmo é por uma puro malte.

Fui, já era perto das onze – e é justo logo dizer que cheguei bem perto das dezessete, no escaldante verão do julho amazônico; e haja novidades a aparecerem. Teve de tudo um pouco, até o sobressalto quando perdi parte dos óculos; quando veio o preço das duplo malte e até das vizinhas Tijucas. No entanto, quem tá na chuva...

Fato, também: muitas boas coisinhas se apresentam, tem muito de bom nesta nossa vida; muito. A felicidade de estar com os primos, muito especialmente o Nico, cara pra lá de incrível, coração dos excelentes Fonsecas, com meu garoto sorridente, criativo e inteligente, fazer as surubagens com as geladas, as muito geladas. Das frias e frígidas, temos de fugir. Altos papos, trocas de ideias, exposição de planos: as festas causam, dão vazão a muitas sensações; quando se dá, o coração tá imenso e quente; ou frustrado, tbm.

 Nem tudo são flores. Perto do Restaurante, fui pesquisar opções e preços; lá estava o amigo, cara bacana; não é desses de dizer “Nossa, mas que amiiiiigo”, mas é um "amigo", profissional das artes, cabra viajado, que conhece outros estados e outras culturas (ou outros aspectos de uma fascinante cultura brasileira); lá estava ele, foi visto ao longe; olha o fulano ali, vou dar um “oi” pra ele e tal. Aquela alegria invadiu o peito, as loiras ajudam a gente a ampliar as redes humanas! Amigos, amigos, melhor tê-los, independente do tamanho, da Estatura ou da envergadura moral.

Um cumprimento amigável, aquele conhecido tapinha no ombro, antes de a fera ver a gente de cara; nossa tradição paraense de ser um pouco atirados. Pura sorte minha, o cara é baixinho, franzino. Assim que ele virou e me viu, desferiu violento soco, sim, um murro forte e certeiro no meu peito, à altura da encruzilhada tórax/ombro. Que sensação estranha, gente: nunca tinha experimentado, a cabeça da gente vai a mil. Entendi que era o máximo de forças que o cara poderia dar, de si, e contra mim, naquele momento.

 De ímpeto, aprumado, o artista passou a falar palavras ásperas na minha direção e explicava verbalmente seu ato, justificava o soco, eu só ouvia. Inexperiente em termos de violências físicas na idade adulta, reagi com um maravilhoso silêncio, não teve a surpresa (agora, minha) de revidar e dobrar o tamanho da agressão (sou quase em dobro, em relação às forças físicas, comparado ao artista); as pessoas à minha volta, meio sem saber se torciam por uma reação minha, à altura do fato. Claro que muitos não se ligaram, pois a dedicação da gente, nesses momentos, é ser feliz. Acho que o fato de ser eu um tanto conhecido na terrinha miriense, fez com que tantas pessoas esperassem que eu não desse um soco nos olhos, nas fussas do cabra; cara, dói, agora sei que isso dói. Seguimos os planos de se alegrar; seguimos, eu e meus botões, mais o tico e o teco.

 Fim de tarde, já de volta, em casa muitas coisas e tarefas domésticas, organizar lugares de redes, esperar pessoas muito amigas, queridas. Noite, futebol, lá vem um forte e violento chute contra o nosso gol, meu colega não pensou três vezes: mandou bala em direção ao gol, quem estava na frente? Quem? Sim, eu, eu. Gosto de sangue na boca, aquele gosto de cuspe sangrando ou sangue cuspido na boca. A sorte não tava pra cá, não. Melhor comprar mais umas loiras e estender os papos umas horas mais.

Muita fome, necessidade de repor energias perdidas. Às portas da madrugada, é hora de jantar. É isso, vamos. Meu cunhado fazendo a janta, eu olhando a enorme faca perto dele, nada de bater tapinha no ombro dele pra perguntar algo, nem pensar. Medo, medo.

Curiosidade aqui: quando o “amigo” surgir, outro dia, como se nada tivesse acontecido, vier cumprimentar esse humilde professor, que fazer?


sexta-feira, 16 de julho de 2021

O crime do Bozo no "terrivelmente evangélico" para o STF (Post #767)

Israel Araújo (editor, fundador; contato: poemeiro@hotmail.com)

Academia Igarapemiriense de Letras (AIL)


Uma ilustração; só isso!

Cumprindo uma "palavra" empenhada em direção a seu segmento eleitoral mais fiel (os eleitores pentecostais e neopentecostais, além de "militares"), o "presidente" do Brasil, Jair Bolsonaro (ex-quase dez partidos), informou que indicará o Sr. André Mendonça à vaga aberta no STF (Supremo Tribunal Federal); Mendonça é pastor no segmento evangélico (Igreja Presbiteriana) e, como advogado, auxilia Jair no seu governo, na parte jurídica (cargo: Advogado-Geral da União, onde, na prática, ele advoga pelos interesses do perigoso Chefão).


(André Mendonça; Img: Valor Econômico - Grupo Globo)


Até aí, nenhum erro ético ou crime contra a ética e o decoro estariam sendo cometidos
se o Mendonça não estivesse sendo indicado justamente por não ser fiel à e cumpridor da Constituição de nosso país (CF 1988).

Ora bolas, qual mundo brasuca estamos pisando? Um jurista seria empossado na mais alta Corte da Justiça brasileira, por, pasmem, justamente atentar contra a laicidade do Estado-Nação; isso, mesmo: ele já deu prova disso, durante o contexto de pandemia de Covid-19, nas barbas do próprio STF. Como entender isso? Somente, unicamente em um regime de exceção e de ataques ao Estado democrático de direito. Para quem não entende, explica-se o seguinte: o Estado brasileiro é laico; não professa credo religioso algum (somente as pessoas podem seguir uma determinada linha religiosa, mística etc.; as instituições da República, caso do STF/da Justiça, não o podem); o Estado brasileiro não é cristão, nem budista, ou islâmico, judeu ou o que quer que seja; por quê? Para que uma pessoa, sendo ela de uma minoria etc., não seja vítima da violência estatal, dos abusos de uma instituição (caso do STF, mas sabemos que os abusos podem acontecer, que acontecem); para que uma pessoa que segue religiões de matriz africanas, p. ex., não seja prejudicada/violentada/torturada por uma decisão de um juiz, digamos, "terrivelmente evangélico" ou  coisa assim.

Por que Bolsonaro desdenha, debocha, faz graça da cara das instituições da República? Porque ele acredita, piamente, que o Senado Federal (uma das instituições da República) será covarde, medroso e não reprovará essa aberração da vida pública brasileira; esse acinte contra a nossa democracia. Só por isso. E eu acho que será covarde e dará prova de participação nesse crime contra as instituições da República, a democracia e o decoro que esse cargo exige.

Post #766: Veja o que pensam os candidatos(as) nas Eleições do Sintepp, em Igarapé-Miri

Divulgação da Comissão Eleitoral (Sintepp)

Na Live de Apresentação das Candidaturas nas Eleições do Sintepp (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação Pública do Pará) - Subsede de Igarapé-Miri, realizada dia 13 último, via Facebook Sintepp Igarapé-Miri, a comunidade miriense e demais interessad@s na problemática educacional, pôde ouvir os candidatos que disputam a Coordenação Municipal da Subsede de Igarapé-Miri (Chapa 1: prof. José Jr., professoras Aucilene Campelo e Auricelia Castro e Chapa 2professoras Ruth Helena, Rosimeire Meireles, Graciete Pantoja, Sônia Amaral, Laudicélia Vilhena, prof. Antonio Gilson Azevedo, que participaram do bate-papo) e a candidata representante da Chapa Única de Conselho Fiscal professora Lucélia Santos de Melo. A Live teve a responsabilidade da Comissão Eleitoral responsável pela condução do processo, neste ano de 2021.

Acompanhe, clicando abaixo:

Veja o que disseram os candidatos e as candidatas nas Eleições do Sintepp (AQUI)


Dia 28 deste, no mesmo espaço virtual, acontecerá uma Live Debate entre candidatos(as) das duas Chapas; até lá.

Apoio: Blog Poemeiro do Miri

sábado, 10 de julho de 2021

Post #765: Resumo da Programação do Seminário de 10 Anos do Blog Poemeiro do Miri

Divulgação da Live de Encerramento

Seminário: Mídia, poder, política & cidadania na (pós)modernidade: 10 anos do Blog Poemeiro do Miri (Escritos “do” Prof. Israel Araújo)

(videoconferências e Live no Facebook “Poemeiro do Miri Online”

Período: 08 a 12 de julho de 2021


RESUMO DA PROGRAMAÇÃO:

Evento 1 (quinta, 08/07, às 16:30h):  Mesa Temática Mídia, poder e discursividades nos meios virtuais: constituição de sujeitos em tempos de exceção

Debatedores(as):

Doutorando Israel Araújo (UERN, Geduern)

MÍDIAS SOCIAIS, IMPRENSA E GOVERNO DA POPULAÇÃO: A ESPETACULARIZAÇÃO NO CASO LÁZARO BARBOSA

Dra. Vilma Brício (UFPA/PPGCITI, Experimentações)

CONSTITUIÇÃO DE SUJEITOS E RELAÇÕES DE PODER NA MÍDIA: ENTRE OS SILENCIAMENTOS E AS PRÁTICAS DE RESISTÊNCIA DAS DIFERENÇAS

Formato: videoconferência no Google Meet


Evento 2 (sexta, 09/07, às 09h):  Mesa Temática Vida política e governança no Brasil contemporâneo: reflexões sociológicas, pós-coloniais

Debatedores(as):

Doutorando Isaac Fonseca Araújo (SEMED Igarapé-Miri);

DESCOLONIZAR O IMAGINÁRIO: BEM VIVER COMO ALTERNATIVA AO DESENVOLVIMENTO

Mestrando Josimere Serrão Gonçalves (Seduc-PA);

INSUBMISSAS CONVERSAS: MAS AFINAL, PARA QUÊ?

“DISCUTINDO DESIGUALDADES, TERRITÓRIOS, IDENTIDADES E NECROPOLÍTICA”

Mediador: Doutorando Israel Araújo (editor, fundador)

Formato: videoconferência no Google Meet


Evento 3 (sexta, 09/07, às 16h): Painel “Sociabilidades, identidade(s) e relações de poder na Amazônia: olhares plurais”

Debatedores(as):

Dr. Édson Antunes (Seduc-PA);

ELITE POLÍTICA E ALTERNÂNCIA DE PODER NA AMAZÔNIA: a circulação de elites políticas na região do Baixo-Tocantins-PA


Doutorando Israel Araújo (editor, fundador)

PODER E POLÍTICA NA “IMPRENSA ALTERNATIVA”: A AMAZÔNIA E O “MIRI”, NO BLOG POEMEIRO DO MIRI

Formato: videoconferência no Google Meet


Evento 4 (Final): Seg, 12 de julho, às 19h:

Mesa de Encerramento: “Qual o papel dos Blogs e sites ‘alternativos’ em tempos de hipervisibilidades, de fascismo e de bolsonarismo?

Debatedores(as): Israel Araújo, José Jr., Antonio Marcos Ferreira, Glayson Castro, Izabella Pantoja, José Pinto, Lene Valente, Róbson Fortes.

Formato: Live na Página do Facebook Poemeiro do Miri On-line.

++++++++++


Debatedores, pesquisadores confirmados(as):

 Antonio Marcos Quaresma Ferreira (professor, filósofo, poeta, blogueiro e militante cultural; mestrando em Políticas Públicas-FLACSO/FPA)

 Dr. Édson Antunes (professor, pesquisador; sociólogo, cientista político; Doutor em Ciências Sociais/Sociologia-UFPA)

 Israel Araújo (professor, escritor, poeta, blogueiro e militante cultural; Doutorando em Letras (UERN), Mestre em Letras/Linguística-UFPA)

 Isaac Fonseca (professor, escritor, poeta, blogueiro; Doutorando em Ciências Sociais/Sociologia-UFPA, Mestre na mesma área UFPA)

 Izabella Pantoja (professora, graduada em Letras/Espanhol, líder do Projeto “Cuíra Literária”, no Instagram)

 José Moraes Quaresma (José Jr.; professor, pedagogo, blogueiro; Bacharel em Administração Pública (UFPA), Especialista em Direito Educacional)

 José Maria Ribeiro Pinto (professor, Graduado em Letras/Ufpa, Especialista em Língua Portuguesa e em Mídias e Educação; fundador do Jornal InforMAC; escritor; Autor  do livro A Palavra a Seu Tempo, ed. Veloso)

Josimere Serrão Gonçalves (professora, Pedagoga, Especialista em Coordenação e Organização do Trabalho Pedagógico e em Relações Étnicorraciais; Mestranda em Cidade, Territórios e Identidades (Ufpa); Servidora pública estadual (Seduc-PA); ex-Professora da Ufpa)

 Glayson Castro (Blogueiro, fundador do Blog Folha de Igarapé-Miri; graduado em História e em Teologia)

 Francilene Farias Valente Araújo (professora, poetisa, blogueira; Licenciada em Matemática (UNISA) e em Educação do Campo (Ufpa); Especialista em Ensino de Física (Uninter); Mestranda em Cidades, Territórios e suas Identidades/UFPA)

 Róbson Pena Fortes (Historiador, Assessor de Comunicação Social na Prefeitura de Igarapé-Miri)

 Dra. Vilma Brício (professora, pesquisadora na UFPA, Campus Abaetetuba; Doutora e Mestra em Educação (UFPA); Líder do Grupo de Pesquisa Exeperimentações)

segunda-feira, 5 de julho de 2021

Conversações Poéticas e Filosóficas (CPF's) discutem fascismo e discurso de ódio, nesta quarta, 07 (post #764)

Divulgação: Poemeiro do Miri On-line

Nesta quarta-feira (07), às 19h, o Projeto Conversações Poéticas e Filosóficas (CPF's), ação do grupo de pesquisa Intersaberes (do Incam - Instituto Caboclo da Amazônia), debate o tema do discurso de ódio, das bolhas (políticas, sociais, filosóficas etc.); a transmissão ao vivo se dá no Facebook Poemeiro do Miri On-line (link: https://www.facebook.com/poemeirodomiri/). Intitulado, “Entre guetos e bolhas: conversações sobre discurso de ódio e uma vida não-fascista”, os organizadores Israel Araújo (professor e poeta, doutorando em Letras/UERN, Mestre em Letras pela UFPA) e Antônio Marcos Ferreira (professor e poeta, filósofo, mestrando em Políticas Públicas/Flacso) fazem as provocações aos convidados especiais: Dr. Fernando Farias (Ufpa, Campus de Altamira) e Dr. Paulo Jorge Ferreira (Ufpa, Campus de Altamira).

Sem dúvida, podemos esperar por um excelente debate sobre os principais problemas de nosso tempo, caso dos extremismos político e cultural/ideológico tão intensos, nas redes sociais, nas discursivizações virtuais da mídia, nos debates e telejornais das emissoras de TV, nos trabalhos religiosos (sobretudo do campo "neo" pentecostal). Os principais lugares de saber, de ancoragem teórica, conceitual convocados, podem ser apontados como: pedagogia, educação, filosofia, literatura, ciência política, estudos da linguagem (estudos discursivos, enunciativos), artes e outros.

Aguardamos por vc.

APOIO: Polo Universitário de Igarapé-Miri

Texto: Israel F. Araújo (editor do Blog)

sexta-feira, 2 de julho de 2021

Via "Café Filosófico": Del Priori dá aula magna sobre casamento, sexualidade, patriarcado e poder no decurso da história (post# 763)

Israel Araújo (editor, fundador) - poemeiro@hotmail.com

Academia Igarapemiriense de Letras (AIL)


O que vc acha? Sexo rapidinho, rapidíssimo, ao lado da igreja católica, durante o escurinho da Sexta-Feira da Paixão? "Mordidinha do gavião", beliscões beeem fortes (do rapaz, no braço da moça, ao se aproximarem, nas filas de domingo, nas igrejas); ........... Vc se assustou com essas realidades? Algo lhe parece "bizarro?" (são, somente, demonstrações do poder do elemento histórico, cultural, em nossas vidas).

Ouça a pesquisadora da sexualidade, historiadora Mary Del Priori - que traz curiosidades já bem conhecidas por nós (caso dos dotes, para as moças poderem casar; coito interrompido enquanto método contraceptivo etc.), apresenta informações "espantosas" a muitos(as) de nós (caso de o útero ser como um bicho, que poderia se movimentar dentro do corpo e até engasgar a mulher, em caso de não haver uma gestação a cada ano...) e apresenta muito bem fundamentada a relação entre a Igreja e a prática do sexo, a vivência da sexualidade no casamento - em suas diversas nuances.

Essa discussão está no trabalho seguinte (do CPFL, via "Café Filosófico"): "O casamento entre o amor e o sexo" (Mary Del Priori), no You Tube. Nas descrições, lemos que:

"Nas últimas décadas, valores antes subestimados passaram a ser apreciados. Haveria hoje, a partir de tais mudanças, um modo “masculino” de lidar com as relações, mais formal, mais
responsável, e um modo “feminino”, que dá mais importância ao cuidado com o outro?  

A historiadora Mary Del Priori discute se há diferenças de pensamentos entre os sexos, afinal essa questão vai além do feminismo e seu debate é urgente nestes tempos de crises".


Confira a discussão, na íntegra (clique no link): vídeo do You Tube