sexta-feira, 2 de julho de 2021

Via "Café Filosófico": Del Priori dá aula magna sobre casamento, sexualidade, patriarcado e poder no decurso da história (post# 763)

Israel Araújo (editor, fundador) - poemeiro@hotmail.com

Academia Igarapemiriense de Letras (AIL)


O que vc acha? Sexo rapidinho, rapidíssimo, ao lado da igreja católica, durante o escurinho da Sexta-Feira da Paixão? "Mordidinha do gavião", beliscões beeem fortes (do rapaz, no braço da moça, ao se aproximarem, nas filas de domingo, nas igrejas); ........... Vc se assustou com essas realidades? Algo lhe parece "bizarro?" (são, somente, demonstrações do poder do elemento histórico, cultural, em nossas vidas).

Ouça a pesquisadora da sexualidade, historiadora Mary Del Priori - que traz curiosidades já bem conhecidas por nós (caso dos dotes, para as moças poderem casar; coito interrompido enquanto método contraceptivo etc.), apresenta informações "espantosas" a muitos(as) de nós (caso de o útero ser como um bicho, que poderia se movimentar dentro do corpo e até engasgar a mulher, em caso de não haver uma gestação a cada ano...) e apresenta muito bem fundamentada a relação entre a Igreja e a prática do sexo, a vivência da sexualidade no casamento - em suas diversas nuances.

Essa discussão está no trabalho seguinte (do CPFL, via "Café Filosófico"): "O casamento entre o amor e o sexo" (Mary Del Priori), no You Tube. Nas descrições, lemos que:

"Nas últimas décadas, valores antes subestimados passaram a ser apreciados. Haveria hoje, a partir de tais mudanças, um modo “masculino” de lidar com as relações, mais formal, mais
responsável, e um modo “feminino”, que dá mais importância ao cuidado com o outro?  

A historiadora Mary Del Priori discute se há diferenças de pensamentos entre os sexos, afinal essa questão vai além do feminismo e seu debate é urgente nestes tempos de crises".


Confira a discussão, na íntegra (clique no link): vídeo do You Tube


Nenhum comentário:

Postar um comentário