quinta-feira, 15 de setembro de 2011

(Cí)rios de devotos

Marinaldo Pantoja Pinheiro
Bacharel, Licenciado pleno e Pós-graduado em História. Professora na Escola "Enedina Sampaio Melo"




Neste ano se comemoraPróximoAmpliar em Belém, o 219º Círio de Nossa Senhora de Nazaré. A expectativa é de que aquele que já é considerado o maior evento religioso do mundo reúna cerca de 2,2 milhões de pessoas, transformando a capital do Estado do Pará, em um grande mar de gente, e suas ruas com o vai-e-vem de romeiros, em rios agitados pelo incessante trânsito das embarcações ribeirinhas.
Estes rios de pessoas, carregados de pedidos e agradecimentos, transcende qualquer expectativa, pois está envolto a um universo divino, guiado pela fé. É como se em qualquer local da zona metropolitana da capital, por mais afastado e humilde que seja, se vivesse a sensação de se está no santuário da mãe de Deus. Assim, está em Belém neste período para o devoto de Nossa Senhora de Nazaré é indispensável, pois esta cidade se transforma no centro da devoção à Nossa Senhora, onde a experiência com o sagrado se revela nas casas, nas esquinas, nos bairros, etc. desde que se tenha fé na mãe do Filho de Deus. Durante o Círio há algo de mágico em Belém, as pessoas se transformam, tornando-se mais solidárias, hospitaleiras, etc, é como se neste período estivéssemos vivendo a Páscoa ou Natal fora de época.
Esta forte relação do povo com os santos, principalmente com Nossa Senhora, vem desde os primórdios da Igreja Católica, pois devido não haver clérigos (padres) suficientes, nos locais mais afastados a população manifestava sua fé, cultuando as imagens dos santos, que estava mais próximo, do que o corpo de Cristo, presente na hóstia consagrada, que muitos só tinham contado uma vez por ano.
Neste ano a Festividade de Nossa Senhora de Nazaré faz uma homenagem "as faces da Fé”, trazendo em seu cartaz um mosaico formado por fotos de devotos de várias partes do mundo, que em outubro estarão em Belém, para homenagear sua Padroeira. Oxalá Deus e Nossa Senhora de Nazaré, conceda-me  mais uma vez, a oportunidade de fazer parte deste rios de devotos.



_____________________
Publicado no Jornal “Diário do Pará”, dia 14 de setembro de 2011. Ficam nossos agradecimentos ao Prof. Marinaldo pela cedência da Matéria, para que publicássemos neste “Poemeirodomiri”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário