domingo, 26 de fevereiro de 2012

“MIRI” NO FUNDO?

Prof. Israel Fonseca Araújo


Este título não é uma brincadeira (de bom gosto). Trata-se de uma indagação, que tem a ver com duas faces de uma (interligada) “moeda”, às vezes, de troca. De um lado, a atuação do Poder Público, em Ig.-Miri; de outro, a vivência de cada Cidadão(ã) miriense, que, com suas ações cotidianas, em muito contribui com a atual configuração da cidade de “Canoa Pequena”.
Quanto à primeira face, é forçoso registrar, aqui, que o bairro da “Cidade Nova” (um dos mais desestruturados – quanto às ruas, ao esgotamento, drenagem de águas pluviais, iluminação pública, cobertura de Saúde Pública... – de Ig.-Miri) tem sofrido com as chuvas dos últimos dias, por aqui, com ênfase para a passagem dos dias 24 para 25 e 25 para 26, quando várias ruas ficaram intrafegáveis devido à tanta água da chuva, retida em alguns pontos que eu pude conferir nos dias 25 e 26/2/12: João Afonso Lobato, Teodorico Martins de Lima, Dr. João Hipólito e Sesquecentenário (acho que esta jogou “pedra na Cruz”) – apenas para exemplificar o já citado acima.
Há uma excessiva onda de reclamações, não-oficiais e de bastidores, quanto à atuação do Gestor da Sedin (antiga Secretaria de Obras), liderada pelo Sr. Valdir Pena (“Vavá Martins”), que dariam conta de um certo descaso com este bairro, o que, quanto aos alagamentos, concerne aos desentupimentos de bueiros, tubulações.
No que diz respeito ao segundo aspecto, eu posso afirmar, pelas “pesquisas” que fiz nestes dois dias, que várias tubulações encontram-se entupidas, justamente, pela ação de moradores(as) que vão deixando restos de madeira e materiais congêneres perto de suas casas (ou jogam seus lixos, nas ruas, após a passagem do carro coletor, na frente das casas de vizinhos!). As fortes – ou até moderadas – chuvas caem e os alagamentos tomam conta de vários trechos destas ruas.
Esta realidade, eu já anuncio desde 2008, quando comecei a registrar os alagamentos na Rua Sesquecentenário, próximo à Igreja Betânia (com publicações, no Jornal Miriense, que atestam tal afirmação), mas parece que, ou as chuvas de 2012 estão muito fortes, ou uma parte da população está desamando mais o nosso “Miri” (ou as duas coisas juntas), com a devida parcela de atuação do Poder Público.
É bem verdade que a Sedin, sobretudo na pessoa do Sr. “Pimentel”, tem andado muito por nossas ruas (Cidade Nova), junto com o pessoal da Prefeitura de Ig.-Miri (que lidam com a limpeza deb ruas), mas é preciso que mais mãos sejam dadas e muitas dezenas de pessoas, que ajudam o Município a crescer, com os seus trabalhos, pagamentos de Impostos etc., possam ter um pouquinho a mais de Dignidade em seus dias de trabalho, de lazer – ou o que mais quer que seja, e que não é de nossa conta!
Não podemos nos calar diante dessas realidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário