sexta-feira, 22 de junho de 2012

Governo da Participação Popular realiza Feira de Agricultura Familiar e Economia Solidária e Festival do Camarão – ano 33


Prof. Israel Fonseca Araújo



Está acontecendo, entre 21 e 24 de junho de 2012, a I Feira de Agricultura Familiar e Economia Solidária e o Festival do Camarão – ano 33. Os dois eventos, que são simultâneos, acontecem no Centro Cultural do Estádio “Bianor Palheta”, o Açaizão. Neste ano, como em outros passados, o tema é a relação Cultura e Economia. Espaço cultural que ganhou cobertura metálica (mais de R$ 340.000,00 – trezentos e quarenta mil reais), fruto de parceria entre o Governo de Roberto Pina e o Governo Federal (Caixa, Ministério do Turismo), entregue com muitos meses de atraso, mas ainda em tempo de a população “curtir” o último Festival do Camarão desta Gestão de Roberto Pina.
Mesmo tendo outras correntes de entendimento, é fato que um quantitativo de muitas mil pessoas, mirienses aprovam esse serviço, a Cobertura.
Assim, seguem os dois eventos, contando, na quinta, 21/6, com a parte religiosa, com apresentações de Artistas e Bandas locais, católicas e/ou evangélicas. O que já se tornou uma tradição nos Festivais do Camarão e do Açaí. Para o público centrado nas festas, tem muitas bandas e artistas de renome regional, além da presença da “Banda Sayonara”.
Por seu lado, a I Feira de Agricultura Familiar e Economia Solidária segue com ações paralelas, como: Mesas Redondas, Seminário, encontro do CODETER, Fórum Territorial de Economia Solidária do Baixo Tocantins, e outros (nos dias 22 e 23/6). Foi, por exemplo, o que se deu hoje pela manhã, no Auditório da Escola “Enedina Sampaio Melo”, contando com a presença de várias entidades representativas dos Movimentos Sociais mirienses (Assentamentos, ONGs, Sindicatos, Assentamentos...), além da presença da presença da UCODEP, da Ufpa e da Secretaria de Agricultura de Moju (PA).
Muitas opções de comidas regionais com a companhia do açaí tradicional do Miri esperando por nós. Resta saber se o povo terá acesso ao Centro Cultural, sem grandes dificuldades causadas pela exorbitância dos ingressos cobrados na porta do Centro Cultural.

Seguem alguns registros (nossos):

Foto 1 - Visão frontal do Centro Cultural, com destaque para a Cobertura Metálica, antes da Inauguração da mesma, dia 21/6.



Foto 2 - Mesa Redonda, na I Feira de Agricultura Familiar...: Sr. Libório (Sec. de Agricultura de Moju), de chapéu - discursando; Isaac Fonseca (Titular da SEDT, Ig.-Miri - ao centro) e Anderson (Ucodep).







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário