sábado, 23 de junho de 2012

Parabéns, Ig.-Miri: com atraso, mas nunca por trás!

prof. Israel Fonseca Araújo


O município de Igarapé-Miri, no baixo Tocantins, recebeu uma ótima notícia, no dia 23 de maio de 2012, publicada pelo jornal "O Liberal" ("Pará tem 127 municípios em débito com a União"), que traz em sua entrada: "INADIMPLÊNCIA. Situação impede 88% dos municípios de receber recursos do governo federal". Na saquência, lê-se:
"Quase 90% dos municípios paraenses estão impedidos de receber recursos federais por estarem em situação de inadimplência. Ao todo, 127 cidades estão inaptas a receber recursos provenientes de convênios com o governo federal e de emendas parlamentares. As administrações das localidades acumulam 698 irregularidades no cadastro de municípios inadimplentes do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siaf) [...] O levantamento foi feito por O Liberal.
Anajás, Cametá e Muaná são os municípios com maior número de irregularidades."
Mais à frente, a matéria cita os municípios em situação inversa: os adimplentes (em dia, sem débitos). Lemos: Abel Figueiredo,...Igarapé-Miri, Moju, Tomé-Açu e outros.
Portanto, mesmo com todas as adversidades sabidas por nós desde o início de 2009, nosso Igarapé-Miri foi dado como adimplente, nessa data. Pode continuar contratando com o Governo Federal, recebendo obras/recursos como: Creches (Cidade Nova e Boa Esperança), Orla da Cidade, Cobertura do Centro Cultural, Revitalização da Praça "Sarges Barros", Escolas da Eletronorte: Vilas Maiauatá e Icatu, para cira alguns, o que exige assinatura de Convênios, que, por seu lado, obriga o município a estar em dia com uma série de obrigações e apresentar (p. ex.) Certidões Negativas junto a órgãos estaduais/federais. (Grifos meus)
Sem essa adimplência, logo, não teríamos uma série de melhoramentos em nossa cidade.
Segue reprodução da página de O Liberal (não marcada em amarelo):


Nenhum comentário:

Postar um comentário