terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

BLOCO RUAH "SALVOU" O CARNAVAL MIRIENSE...

Israel Araújo
(Editor)


Brincantes reunidos(as) no Ruah.


O Carnaval de 2015 teria tudo pra ser um dos piores desde o ano de 2013, quando uma sucessão de tragédias administrativas se abateu sobre nós, mirienses (ainda há grandes perspectivas de as mesmas voltarem, acreditem que é sério). Mas a força do povo miriense, aliada à aparente boa intenção do prefeito Toninho Quaresma (Ver. Toninho Peso Pesado - PMDB), parece que produziram uma "energia boa" para as folias de fevereiro de 2015, na castigada cidade miriense. Claro que os esforços do secretário Silvio Pinheiro e equipes de trabalho também foram importantes, mas nada se compara à vontade do povo miriense de voltar a ter um minumum de dignidades pelos dias vindouros.

Foi essa força que se fez em carne viva nas ruas mirienses, com a garra de pessoas não pertencentes ao governo, como o prof. M.Sc. Patrich Depailler (IFPA), que há anos vem lutando com o bloco Jujuba, focado nas crianças mirienses - o que leva muitas famílias a brincarem o carnaval juntamente com as crianças envolvidas.

Mas o fato de maior evidência de 2015 ficou por conta da participação popular no bloco organizado pela Paróquia de Sant'Ana, à frente o competente pároco Jucelino Neves. O "sopro da vida" (Ruah) levou às ruas simplesmente uma multidão desalcoolizada e não-drogada, cantando a vida e informando sobre o amor divino. Uma apologia à vida "curtida" de maneira responsável, denotando provar que é possível viver bem e bem se divertir sem se escravizar pelo sexo irresponsável, pelas drogas de todo tipo e pelo consumismo desenfreado.

Ao Poemeiro do Miri ficou parecendo que a multidão que seguiu a organização paroquiana deu sinais de que quer uma Igarapé-Miri de vida, livre das atrocidades que vem se abatendo sobre as famílias mirienses, nos últimos anos; pareceu ser, mesmo, uma carta pública às autoridades desta Terra, na qual seria possível ler: queremos viver bem e viver levados pelos sopros de Vida, não pelas palavras ou pelos metais de Morte.

Resta saber se essa msg foi, mesmo, captada.


Brincantes na concentração do Ruah.

Nenhum comentário:

Postar um comentário