quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

"Situação do Município": Prefeitura chama para AUDIÊNCIA PÚBLICA - VAMOS SABER DO CAOS?

Prof. Israel Araújo (editor)





Dias atrás, nós divulgamos a seguinte Nota, em especial à Categoria de Trabalhadores/as em Educação Pública que atuam na rede de ensino de Igarapé-Miri (PA), mas, claro, esse caos gerado pelo Governo Peso Pesado/PMDB, em 2017, atinge a todos/as, indistintamente. Até empresários, comerciantes podem estar levando o prejuízo, pois suas rendas devem ter caído um pouco, em razão de Igarapé-Miri ter Servidores Públicos Municipais há cerca de cinco meses sem receber. E podem ser centenas. Segue a Nota:

NOTA À POPULAÇÃO (EM ESPECIAL, AOS SERV. DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL):

Companheiros e Companheiras; neste dia de hoje, 26/12, buscamos, mais uma vez, o Secretário de Educação (Reynaldo Aguiar), para saber dos resultados do Recadastramento dos Serv. Contratados/as. O prazo para repassar os dados ao SINTEPP/IGARAPÉ-MIRI é hoje. O fato de haver o Recadastramento decorre de ajustes de conduta feito entre a Prefeitura e o Ministério Público, no qual o Sintepp tomou parte, para tentar garantir:


a) os 200 dias de aulas a que nossos alunos/as têm direito;
b) o serviço de transporte escolar (paralisado em quase todo o Município);
c) meios de pagar os Servidores/as (o caso dos Contratados/as de agosto até nov./2017 é bem conhecido de todos nós);
d) além disso, haver diálogos entre os governantes e o Sintepp (em nosso caso, mas o diálogo deve ser com todos...), para que seja restabelecida a ordem democrática (pois o Governo fez uma espécie de Estado de Exceção, de janeiro até 06/12/2017), sendo que, havendo reuniões, tentativas de Acordos, podem ser encontradas saídas, mesmo que não houvesse mais recursos financeiros para pagar os Servidores/as (caso mais grave de todos), ainda assim o Povo deve ser informado, prestações de contas etc. devem ser feitas.... (entre outras)

Assim sendo, por volta de amanhã (27/12) deve ser informada a População, por parte do Secretário Reynaldo (Educação), de encaminhamentos que serão tomados pela Gestão, depois de avaliados os RESULTADOS DO RECADASTRAMENTO feito entre 13 e 15/12, sobretudo acerca do caso dos SALÁRIOS ATRASADOS. O Povo precisa de respostas... Esta Nota é uma manifestação nossa, da parte do Sintepp, depois de termos buscado os Secretários de Administração (Antonildo Nahum) e de Educação, já citado, buscando meios de responder aos incontáveis questionamentos da População, sobretudo dos Serv. da Educação Municipal... 26/12/2017 / Prof. Israel Fonseca Araújo (Sintepp)

Agora, conforme a imagem acima, a Prefeitura de Igarapé-Miri, sob a responsabilidade de Antoniel Miranda, chama o Povo para uma Audiência Pública que será realizada nesta sexta, 29/12, no Centro Cultural "Pinducão" (anexo do Estádio "Bianor Palheta").

O Povo precisa saber o que aconteceu com o dinheiro da Educação, p. ex., pois já são perto de 54 milhões de reais recebidos... Servidores contratados/as dessa "pasta" estão há mais de 05 meses sem receber... Aulas paralisadas, "barqueiros" sem receber devidamente etc.

E agora, é hora ou não de obtermos respostas?

____________________ Até mais










quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

ESCOLA "ARACI CORRÊA", EM VILA DE MAIAUATÁ: ELEIÇÃO PARA DIREÇÃO "SALVOU" UM ANO DE TREVAS NA EDUCAÇÃO DA TERRA DO AÇAÍ (??)

Israel F. Araújo (editor; poemeiro@hotmail.com)


Hoje quero agradecer primeiramente a Deus, e a Comunidade Escolar da Escola Araci por depositar confiança em nossa chapa para estar à frente da Escola Araci. Nossa missão é fazer o melhor pela nossa escola. Agradeço também ao Conselho Escolar e à Comissão eleitoral, pela condução maravilhosa deste processo. Obrigado a todos; que, juntos, possamos construir uma gestão democrática para a felicidade da comunidade escolar


A epígrafe acima é uma mensagem divulgada em redes sociais (um post), do Professor José Maria Nazareno de Castro Pantoja, o professor "Alemão", falando da vitória nas urnas, na eleição para a Direção e Vice-Direção da Escola Municipal "Araci Corrêa Santa Maria", em Vila Maiauatá. A votação aconteceu no dia de hoje [este texto é de terça, 19/12].

A companheira de chapa de José Nazareno, nesse processo, é a também pedagoga Professora Andréa Gizane Amaral. Ambos são de Vila Maiauatá e lá já trabalham há anos. Ambos têm experiência de trabalho na citada escola. Depois de um processo eleitoral aberto em 2015, e paralisado por decisão da Comissão eleitoral e do Conselho escolar, nesse mesmo ano, neste 2017 o mesmo Conselho Escolar deu o ponta-pé e convocou a Comunidade escolar e iniciou, mais uma vez o processo, constituindo-se a Comissão Eleitoral, nos termos da Lei Municipal 5.102/2015, a qual determina que escolas municipais realizem processos de eleições para definir quem assume a gestão dessas unidades escolares (caso de terem ao menos 300 alunos matriculados e de ter Projeto Político-Pedagógico construído e em curso); essa Comissão é um grupo de trabalho do Conselho escolar ou equivalente da unidade escolar.

A realidade vivida, hoje [19/12], pela escola "Araci" deve ser comemorada, pois os processos de eleições para a Direção das escolas municipais, na Terra do Açaí, estão ainda muito travados. Basta ver o caso das escolas urbanas, maiores da rede, tendo apenas três com gestores/as eleitos/as ("Raimundo Emiliano", "Aristóteles Emiliano"/Ginásio e "Perciliano Tourão"), até estes dias.

Assim, segue nossa própria manifestação em grupos de "zap"/"zap" sobre a votação de hoje, na "Araci":

Finalizado o processo de votação p Direção e Vice na Escola Araci Corrêa Santa Maria, em Vila Maiauatá, é possível perceber uma importante adesão dos eleitores/as; pais e responsáveis vindo de longe p votar, para decidir. O processo teve apenas uma Chapa inscrita, com o professor José Nazareno/Alemão e professora Andréa Gizane. Queremos salientar o trabalho dedicado, competente, criterioso da Comissão eleitoral, ajudada pelo Conselheiro Escolar. Parabéns a tds, em nome de nossa amiga Benedita Fonseca, do Conselho, e dos candidatos citados. Viva a escolha democrática / Professor ISRAEL


É uma árdua Luta, de remar contra um pesada maré "política"; contra tais e tais interesses, mas estamos (as comunidades escolares, com tantas ajudas) vencendo alguns obstáculos.

Parabéns a tds. Felicidades à escola "Araci", aos candidatos eleitos/as.

_______________________ Isso, mesmo.










sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

PESO PESADO SEGUE AFASTADO. CAOS SEGUE INSTALADO

Israel F. Araújo
(editor; poemeiro@hotmail)


A melhor imagem para ilustrar essa realidade instalada por Toninho Peso Pesado/PMDB e "Professor Carlão" e outros homens "fortes" desse Governo que "sabe cuidar de ti" (a qual bem se apresenta sob o formato de enunciado-título, acima) seria a de umas vasilhas, louças, secas, sem alimentos, uma pessoa da concessionária de energia elétrica com uma imensa tesoura à porta de uma casa, crianças chorando querendo celulares, tablets, notebooks, vídeo-games, alunos/as com ar de fome nas escolas, portos de escolas sem os barcos que conduzem os discentes, professores/as e demais servidores/as irritados/as, estressados, conversando nos corredores e, dizem, fantasmas rondando as Secretarias de governo, nestes últimos dias (este último exemplo)...

Ao lado dessa imagem, outra imagem (as quais formariam uma só imagem), na qual se poderia ver algumas dezenas de pessoas bem sorridentes, umas bebendo e outras fumando (e fumando até com notas...), todas comendo alimentos de primeira (picanhas, camarões, pirarucus, maparás...), se deliciando (e sempre rindo) e falando tudo o que querem, sem preocupações com as tragédias que se passam nas casas de saúde de Igarapé-Miri, sempre esnobando de pessoas de bem, as quais levantam cedo para sair aos seus trabalhos ou para buscar estes. Mas, isto é do campo da criação. É ficção; isto não acontece em Igarapé-Miri (PA). Aqui, os salários dos servidores públicos/as está em dia; os comerciantes, pequenos e grandes empresários estão tendo um excelente Natal de Festas, de vendas, de compras, de melhorias, há um bem-estar social reconhecido. Aqui, o Prefeito (está afastado pela Câmara Municipal, desde 06/12/2017) CUIDA BEM DA POPULAÇÃO E PAGA EM DIA OS PROVENTOS DOS SERVIDORES PÚBLICOS/AS , em especial dos mais de 1.200 contratados/as.

Aqui tudo está bem; não é mesmo. Srs. comerciantes? Não é verdade que tudo vai bem? Isto é, que o mais básico vai muito bem?

Aqui, ao contrário do que se passa no entristecido Rio de Janeiro ("cidade maravilha, purgatório da beleza e do caos..."), o Povo sabe votar, sabe escolher Prefeitos/as; aqui, no Miri, sabem. Não é verdade, senhores/as pais/responsáveis de alunos/as e de pacientes que realizam tratamento fora de domicílio???

Neste dia de hoje, 15/12, o Juiz de Direito atuante nesta Comarca, MM Sr. Lauro Alexandrino Santos, não concedeu a tão sonhada (por um grupo um tanto menor de munícipes) LIMINAR, a qual retornaria Peso Pesado/PMDB à Prefeitura, digo, ao cargo de Prefeito, para que pudesse "despachar" na sede do Poder Executivo, o "Palacete Senador Garcia"... E Peso Pesado continua afastando; suas dificuldades aumentaram. Ao que tudo leva a crer, o Sr. Juiz entendeu que a Representação, que a Denúncia, que os embasamentos do Sr. DOMINGOS DO NASCIMENTO NONATO (advogado, professor, pesquisador, Doutorando em Direitos Humanos/UFPA)... estão sólidos, consistentes, coerentes; que a Câmara Municipal de Igarapé-Miri fez (ou teria feito) excelente trabalho técnico, administrativo, de condução do recebimento da Representação, da Denúncia e teria bem conduzido a questão...

A Câmara parece sair mais fortalecida, nestes dias pré-natalinos, e Peso Pesado mais enfraquecido (de hoje em diante, na sua queda visível, a qual já vem de antes de maio/junho/julho, que é vista por muitos analistas como certeira, definitiva, daqui a poucos tempos...). E a Câmara de Igarapé-Miri devendo um reconhecimento público, uma espécie de estátua em praça pública ao Sr. DOMINGOS DO NASCIMENTO NONATO.

Sem pagamentos de Salários, o servidor/a e sua família podem passar até fome; o Comércio, a classe média/alta (que tanto depende de Nós), começa a sentir os impactos das decisões populares de 2016. Os serviços públicos, sobretudo Educação, seguem em caos, uns parados, mesmo.

Tá tudo muito claro...



quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Câmara afasta Prefeito Pesado-PMDB de Igarapé-Miri; deu o inesperado

Prof. Israel Araújo, editor (poemeiro@hotmail.com)


Na manhã de hoje, 06 de zembro de 2017, a Câmara Municipal Igarapé-Miri afastou o Sr. Prefeito Municipal, Ronélio Antonio R. Quaresma, chamado de Toninho Peso Pesado-PMDB, depois de REPRESENTAÇÃO feita pelo Advogado e Professor-Pesquisador DOMINGOS DO NASCIMENTO NONATO, o qual ofereceu aos Vereadores uma farta demonstração de indícios e provas do cometimento de crimes contra o bem-estar da População igarapemiriense, inúmeros indícios de malversação de recursos públicos, contratação da empresa EMPIRE - divulgações de atos da Gestão, sendo que a peça de Nonato demonstraria que essa contratação pode estar eivada de desvio de finalidade, pois a empresa faria muito mais a divulgação da pessoa do Prefeito do que as divulgações (publicações) oficiais de interesse da população. E há vários outros dados, que constam da Denúncia; as informações ainda estão chegando, sendo apuradas, mas já é certo que alguns Vereadores, antes tidos como Vereadores "do Prefeito", surpreenderam ao votarem a favor do AFASTAMENTO, caso de NENCA-PMDB, um dos mais próximos de Pesado e seu Líder de Governo, e de ÂNGELA-PMDB, NETO NAHUM-PSD e KADHEK-PMDB. Ou seja, dos vereadores do PMDB, somente o leal Ir. Nenca ficou do lado do agonizante PESO PESADO. Toninho do Murutinga e Rufino Leão permaneceram ao lado de Pesado, contrários ao AFASTAMENTO.

O VICE ANTONIEL MIRANDA DEVE ASSUMIR, por 90 dias; mas, será que PESADO reverterá essa decisão dos "representantes" do Povo? A Justiça teria condições de intervir na questão... Mas, diante de tantos indícios, tantas provas, tanto material sendo coletado pela CPI DA SEMED, das Provas que a Operação Iaçã do Ministério Público Estadual coletou, será que ainda será possível mais algum fôlego ao homem da Vila?

Coisa quase nunca vista nestes dias de 2017, o carro de Peso Pesado fora visto na manhã de hoje, estacionado ao lado da PREFEITURA, à Praça Sarges Barros. O prefeito estaria trabalhando...

Maiores detalhes, ainda durante este dia, como já adiantado pelo Blog Gazeta Miriense, nosso maior veículo desse perfil (meios virtuais):

"A Câmara Municipal de Igarapé-Miri acabou de afastar o Prefeito RONÉLIO ANTONIO RODRIGUES QUARESMA (PMDB) do cargo de Prefeito Municipal de Igarapé-Miri. O afastamento foi aprovado por 11 vereadores. Apenas Irmão Nenca, Rufino e Toninho do Murutinga foram contrários. O vereador Genivaldo Valente faltou alegando problemas de saúde. A sessão continuou votando uma DENÚNCIA DE CASSAÇÃO proposta pelo Dr. Domingos Nonato, que também foi aprovada por 11 a 3.
A sessão foi tumultuada, sendo convocada a Polícia Militar, que ainda está no local. E ainda não acabou. A sessão foi suspensa e será retomada para votar as demais tramitações. A transmissão ao vivo da Rádio Natureza mostra que no final o Hino Nacional foi cantado pelo público presente. Deve ser convocado o vice ANTONIEL MIRANDA para assumir o cargo interinamente, por 90 dias. A Câmara Municipal ainda vai escolher Comissões para dar andamento nas investigações." (Gazeta Miriense, hoje ao meio-dia)
________________________ É esperar e ver, não?

domingo, 3 de dezembro de 2017

SINTEPP: EM IGARAPÉ-MIRI, DIA NACIONAL DE GREVE TERÁ ASSEMBLEIA, COM DEBATES, DELIBERAÇÕES

Prof. Israel Araújo
(editor; poemeiro@hotmail.com)


(cnte.org.br; divulgação)

Atenção para mais uma chamada do Sintepp, Subsede de Igarapé-Miri, para Assembleia-Geral Municipal (AGM), a ser realizada em 05/12/2017, dia de Greve Nacional da Educação CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA de Temer (PMDB/SP). Será na sede própria do Sintepp (Rod. Moura carvalho, 138, Igarapé-Miri), às 08h, conforme consta do Edital a seguir transcrito:

SINTEPP - SUBSEDE DE IGARAPÉ-MIRI
EDITAL S/Nº: DIA DE “GREVE NACIONAL”
Data: 05/12/2017 (sede do Sintepp)


O Coordenador-Geral da Subsede do Sintepp em Igarapé-Miri, no uso de suas atribuições, em conformidade com o Art. 29 do Estatuto do Sintepp, em atenção à Convocação de GREVE NACIONAL DA EDUCAÇÃO CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA para o dia 05/12/2017, e tendo em vista a realização de reunião(ões) da Coordenação da Subsede com a Titular da SEMED (Rosa Costa), resolve CONVOCAR ASSEMBLEIA-GERAL EXTRAORDINÁRIA, a ser realizada em 05/12/2017, na sede do Sintepp em Igarapé-Miri , com início às 08h, e conclamar a Categoria a PARALISAR AS ATIVIDADES nas redes municipal e estadual de ensino em Igarapé-Miri nesse dia (turnos: manhã, tarde e noite), para fortalecimento desse movimento nacional e para debater e deliberar sobre os pontos de Pauta de Luta em Igarapé-Miri, encaminhada a Sra. Secretária de Educação, avaliar os possíveis encaminhamentos da Reunião do dia 01/12/2017 entre Sintepp/SEMED (se houver), e tomar decisões do interesse da Categoria.

Igarapé-Miri (PA), 30 de novembro de 2017

(...)


A decisão de realizar Assembleia Municipal se deve, em parte, à Convocação Nacional, à frente a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores/as em Educação), entidade à qual o Sintepp é filiado. A realidade de Igarapé-Miri, em profundo CAOS NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO pública, igualmente é motor dessa Assembleia, já tendo servidores contratados/as chegado a três meses de Salários atrasados, quem sabe até quatro. O caso estava tão visível que o Promotor de Justiça Titular, Daniel Menezes Barros, pediu afastamento do então Secretário de Educação, Carlos Castro, o "Carlão". Se não fosse atendido, já pedia o afastamento do Sr. Prefeito, Peso Pesado/PMDB...

E aí veio a esposa do Pesado (Rosa Costa) assumir a SEMED, já tendo estado Titular da Secretaria de Assistência Social (SEMSA) até semana passada... O caso está fervendo nos grupos de "zap/zap", pois há muitas análises desfavoráveis acerca da possibilidade de Costa assumir uma Secretaria Municipal, por ser cônjuge do Sr. Prefeito; inclusive diante de reconhecidas análises de estudiosos do Direito, apontando para essa aventada impossibilidade, Rosa está à frente da SEMED (Secretaria de Educação)... Já reuniu com o SINTEPP (dia 01/12), coisa que Carlos Castro se recusava a fazer; os resultados dessa reunião de 01/12 serão bem discutidos na Assembleia desta terça, 05.

Segue convocação da CNTE sobre a Reforma da Previdência, sobre Paralisação...:


A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), representante dos/as trabalhadores/as em educação, grandes prejudicados com a proposta da reforma previdenciária, orienta suas entidades a manterem as suas mobilizações previstas no dia 05 de dezembro.
Mesmo com a Nota das Centrais e CUT, vamos continuar a mobilização, e pressão sobre os parlamentares nos escritórios políticos, casas, aeroportos e nas ruas onde residem. Também que se utilize essa data para fortalecer a conscientização da população sobre os prejuízos causados pela reforma da previdência.

Estaremos preparados para o enfrentamento que, a qualquer momento, pode exigir a retomada da greve para defender as nossas aposentadorias.
A nova proposta de desmonte da Previdência Social apresentada pelo governo do ilegítimo Michel Temer (PMDB-SP), e que deve ser votada no dia 6 de dezembro, é mais perversa que a anterior. Ao contrário da propaganda do governo, o novo texto não corta privilégios, como as altas aposentadorias dos parlamentares, mas continua atacando apenas a classe trabalhadora, que terá de trabalhar mais, ganhar menos e, se quiser receber o valor integral da aposentadoria, contribuir durante 40 anos, sem ficar nenhum período desempregado.

Todos os brasileiros, independentemente da categoria, devem cruzar os braços e ir para as ruas. Façam assembleias, atos, debates e outras atividades para alertar, informa e mobilizar a classe trabalhadora do País sobre a importância dessa luta contra a reforma da Previdência Social e pelos direitos. (http://www.cnte.org.br/index.php/comunicacao/noticias/19365-cnte-convoca-educadores-a-participarem-de-greve-nacional-contra-a-reforma-da-previdencia.html)