sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

PESO PESADO SEGUE AFASTADO. CAOS SEGUE INSTALADO

Israel F. Araújo
(editor; poemeiro@hotmail)


A melhor imagem para ilustrar essa realidade instalada por Toninho Peso Pesado/PMDB e "Professor Carlão" e outros homens "fortes" desse Governo que "sabe cuidar de ti" (a qual bem se apresenta sob o formato de enunciado-título, acima) seria a de umas vasilhas, louças, secas, sem alimentos, uma pessoa da concessionária de energia elétrica com uma imensa tesoura à porta de uma casa, crianças chorando querendo celulares, tablets, notebooks, vídeo-games, alunos/as com ar de fome nas escolas, portos de escolas sem os barcos que conduzem os discentes, professores/as e demais servidores/as irritados/as, estressados, conversando nos corredores e, dizem, fantasmas rondando as Secretarias de governo, nestes últimos dias (este último exemplo)...

Ao lado dessa imagem, outra imagem (as quais formariam uma só imagem), na qual se poderia ver algumas dezenas de pessoas bem sorridentes, umas bebendo e outras fumando (e fumando até com notas...), todas comendo alimentos de primeira (picanhas, camarões, pirarucus, maparás...), se deliciando (e sempre rindo) e falando tudo o que querem, sem preocupações com as tragédias que se passam nas casas de saúde de Igarapé-Miri, sempre esnobando de pessoas de bem, as quais levantam cedo para sair aos seus trabalhos ou para buscar estes. Mas, isto é do campo da criação. É ficção; isto não acontece em Igarapé-Miri (PA). Aqui, os salários dos servidores públicos/as está em dia; os comerciantes, pequenos e grandes empresários estão tendo um excelente Natal de Festas, de vendas, de compras, de melhorias, há um bem-estar social reconhecido. Aqui, o Prefeito (está afastado pela Câmara Municipal, desde 06/12/2017) CUIDA BEM DA POPULAÇÃO E PAGA EM DIA OS PROVENTOS DOS SERVIDORES PÚBLICOS/AS , em especial dos mais de 1.200 contratados/as.

Aqui tudo está bem; não é mesmo. Srs. comerciantes? Não é verdade que tudo vai bem? Isto é, que o mais básico vai muito bem?

Aqui, ao contrário do que se passa no entristecido Rio de Janeiro ("cidade maravilha, purgatório da beleza e do caos..."), o Povo sabe votar, sabe escolher Prefeitos/as; aqui, no Miri, sabem. Não é verdade, senhores/as pais/responsáveis de alunos/as e de pacientes que realizam tratamento fora de domicílio???

Neste dia de hoje, 15/12, o Juiz de Direito atuante nesta Comarca, MM Sr. Lauro Alexandrino Santos, não concedeu a tão sonhada (por um grupo um tanto menor de munícipes) LIMINAR, a qual retornaria Peso Pesado/PMDB à Prefeitura, digo, ao cargo de Prefeito, para que pudesse "despachar" na sede do Poder Executivo, o "Palacete Senador Garcia"... E Peso Pesado continua afastando; suas dificuldades aumentaram. Ao que tudo leva a crer, o Sr. Juiz entendeu que a Representação, que a Denúncia, que os embasamentos do Sr. DOMINGOS DO NASCIMENTO NONATO (advogado, professor, pesquisador, Doutorando em Direitos Humanos/UFPA)... estão sólidos, consistentes, coerentes; que a Câmara Municipal de Igarapé-Miri fez (ou teria feito) excelente trabalho técnico, administrativo, de condução do recebimento da Representação, da Denúncia e teria bem conduzido a questão...

A Câmara parece sair mais fortalecida, nestes dias pré-natalinos, e Peso Pesado mais enfraquecido (de hoje em diante, na sua queda visível, a qual já vem de antes de maio/junho/julho, que é vista por muitos analistas como certeira, definitiva, daqui a poucos tempos...). E a Câmara de Igarapé-Miri devendo um reconhecimento público, uma espécie de estátua em praça pública ao Sr. DOMINGOS DO NASCIMENTO NONATO.

Sem pagamentos de Salários, o servidor/a e sua família podem passar até fome; o Comércio, a classe média/alta (que tanto depende de Nós), começa a sentir os impactos das decisões populares de 2016. Os serviços públicos, sobretudo Educação, seguem em caos, uns parados, mesmo.

Tá tudo muito claro...



Nenhum comentário:

Postar um comentário