quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

ESCOLA "ARACI CORRÊA", EM VILA DE MAIAUATÁ: ELEIÇÃO PARA DIREÇÃO "SALVOU" UM ANO DE TREVAS NA EDUCAÇÃO DA TERRA DO AÇAÍ (??)

Israel F. Araújo (editor; poemeiro@hotmail.com)


Hoje quero agradecer primeiramente a Deus, e a Comunidade Escolar da Escola Araci por depositar confiança em nossa chapa para estar à frente da Escola Araci. Nossa missão é fazer o melhor pela nossa escola. Agradeço também ao Conselho Escolar e à Comissão eleitoral, pela condução maravilhosa deste processo. Obrigado a todos; que, juntos, possamos construir uma gestão democrática para a felicidade da comunidade escolar


A epígrafe acima é uma mensagem divulgada em redes sociais (um post), do Professor José Maria Nazareno de Castro Pantoja, o professor "Alemão", falando da vitória nas urnas, na eleição para a Direção e Vice-Direção da Escola Municipal "Araci Corrêa Santa Maria", em Vila Maiauatá. A votação aconteceu no dia de hoje [este texto é de terça, 19/12].

A companheira de chapa de José Nazareno, nesse processo, é a também pedagoga Professora Andréa Gizane Amaral. Ambos são de Vila Maiauatá e lá já trabalham há anos. Ambos têm experiência de trabalho na citada escola. Depois de um processo eleitoral aberto em 2015, e paralisado por decisão da Comissão eleitoral e do Conselho escolar, nesse mesmo ano, neste 2017 o mesmo Conselho Escolar deu o ponta-pé e convocou a Comunidade escolar e iniciou, mais uma vez o processo, constituindo-se a Comissão Eleitoral, nos termos da Lei Municipal 5.102/2015, a qual determina que escolas municipais realizem processos de eleições para definir quem assume a gestão dessas unidades escolares (caso de terem ao menos 300 alunos matriculados e de ter Projeto Político-Pedagógico construído e em curso); essa Comissão é um grupo de trabalho do Conselho escolar ou equivalente da unidade escolar.

A realidade vivida, hoje [19/12], pela escola "Araci" deve ser comemorada, pois os processos de eleições para a Direção das escolas municipais, na Terra do Açaí, estão ainda muito travados. Basta ver o caso das escolas urbanas, maiores da rede, tendo apenas três com gestores/as eleitos/as ("Raimundo Emiliano", "Aristóteles Emiliano"/Ginásio e "Perciliano Tourão"), até estes dias.

Assim, segue nossa própria manifestação em grupos de "zap"/"zap" sobre a votação de hoje, na "Araci":

Finalizado o processo de votação p Direção e Vice na Escola Araci Corrêa Santa Maria, em Vila Maiauatá, é possível perceber uma importante adesão dos eleitores/as; pais e responsáveis vindo de longe p votar, para decidir. O processo teve apenas uma Chapa inscrita, com o professor José Nazareno/Alemão e professora Andréa Gizane. Queremos salientar o trabalho dedicado, competente, criterioso da Comissão eleitoral, ajudada pelo Conselheiro Escolar. Parabéns a tds, em nome de nossa amiga Benedita Fonseca, do Conselho, e dos candidatos citados. Viva a escolha democrática / Professor ISRAEL


É uma árdua Luta, de remar contra um pesada maré "política"; contra tais e tais interesses, mas estamos (as comunidades escolares, com tantas ajudas) vencendo alguns obstáculos.

Parabéns a tds. Felicidades à escola "Araci", aos candidatos eleitos/as.

_______________________ Isso, mesmo.










Nenhum comentário:

Postar um comentário