sexta-feira, 6 de julho de 2018

POEMA DE LENE VALENTE: "MINHA IDENTIDADE"



MINHA IDENTIDADE
Lene Valente (02/09/2013)



Sou cabocla ribeirinha
Venho das brenhas da mata
Por isso muita gente
Me acha estranha e chata
Mas eu sou
Uma pessoa sensata.

Nasci na beira do rio
Meu teto era feito de palha
Madeira e açaizeiro
Do meu chão era assolho
Agricultura caça e pesca
Esse era o nosso trabalho

Vim das margens
Das águas barrentas
De rios, igarapés
E fontes barulhentas
De águas correntes
De cachoeiras mormurentas

Sou das entranhas da Amazônia
Adaptada a esta realidade
Com a natureza tenho
Uma relação de cumplicidade
Por isso sou defensora
Da sua diversidade

Sou ribeirinha Tocantina
E destas águas me saciei
Dos frutos desta terra
Também me alimentei
E nestes rios e lagos
Muitas vezes me banhei.

Nos rebojos e remansos
Destes rios naveguei
Na contra maré e contra vento
Tantas vezes remei
Existir e resistir pelas maresias
Mas aqui cheguei.

Foi no brilho desta paisagem
Que eu cresci
Sobre meus traços e imagem
Amei tudo isso aqui
E hoje sou grata a Deus
Por tudo que aqui vivi aprendi.



________________________________

Nota do Blog: Francilene Farias Valente Araújo (Lene Valente) é líder comunitária na C.C. São Benedito-Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, instalada no Rio Maiauatá, onde trabalhou por mais de mais de 15 anos como Agente Comunitário de Saúde. Tem Graduações em Matemática (UNISA) e em Educação do Campo (UFPA) e cursa Especialização em Ensino de Matemática e Física; para muitas surpresas, tbm é poetisa de mãos cheias (e-mail: lenefarias29@hotmail.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário