quarta-feira, 8 de agosto de 2018

"Miss Caipira GayFriend" 2018: evento que pretende empoderar segmento LGBT, em Vila Maiauatá-Igarapé-Miri (PA)

Prof. Israel Araújo (editor)


(Imagem: Divulgação. Evento da primeira edição)


Com o Objetivo Geral de “reconhecer a diversidade sexual local e incentivar a promoção de práticas culturais capazes de dialogar e lutar pela efetivação dos direitos humanos junto às manifestações LGBTs”, será realizado, em Vila Maiauatá (Igarapé-Miri-PA, Amazônia) o Evento "Miss Caipira GayFriend" versão 2018. O reconhecimento pretendido quer se dar "tanto na dança como em outras formas sócio culturais do município". A edição já está na segunda versão, dado o sucesso da primeira versão. O Projeto, de fato, é audacioso e assim se manifesta, no que concerne aos Objetivos Específicos, o projeto propõe:

1- Promover mais diálogo e interação entre as pessoas LGBTs e a sociedade local, por meio das manifestações culturais desta natureza;

2 - Dar visibilidade as questões da diversidade sexual e quebrar os tabus referentes a vida homossexual, propondo mais proximidade entre as diversas pessoas não LGBTs;

3 - Quebrar as falsas teorias e preconceitos sobre a vida dos homossexuais, incentivando o respeito, cidadania e dignidade dos LGBTs em toda a região do Baixo Tocantins;

4 - Incentivar um momento de sociabilidade entre o povo de Vila Maiauatá, por meio da integração dos diversos moradores desta ilustre localidade.

As informações são do Projeto apresentado pelos Organizadores(as) ao Blog Poemeiro do Miri.

Trata-se, de fato, de reconhecimento e de empoderamento. O segmento LGBT em Igarapé-Miri, há mais de uma década, busca se organizar, disputar espaços de modo institucional (lembrado o fato  histórico muito importante que é a instalação do MHI - Movimento Homossexual de Igarapé-Miri). Um "reconhecimento" que pode ser, ainda, uma forma de o Blog se posicionar, de repente seria mais, até, o empoderamento.

O Projeto apresentado às autoridades e público em geral informa, em sua Justificativa, que:

A necessidade de trazer a tona uma parte da história do universo homossexual, por meio de eventos de cunho cultural LGBT é de mostrar que existe outra vertente social que muitas vezes ou quase nunca foi discutido e convidado a dialogar em nossa localidade, sendo esta prática invisibilizada(...).

Por fim, se posicionam os organizadores(as) sobre a relevância desse investimento de cunho social, cultural:

(...) é de suma importância entender que as minorias manifestam-se e procuram ser reconhecidas como partícipes da sociedade. O concurso de Miss Caipira GayFriend da Amazônia Oriental Legal, versão Vila Maiauatá do Baixo Tocantins, está procurando abranger os diversos movimentos que cotidianamente utilizam de  estratégias de sobrevivência em meio a uma sociedade que se diz moderna, mas que ainda vive em meio a preconceitos e limitações de direitos, contribuindo desta forma para a falta de uma sociedade que ao invés de incluir os cidadãos, acaba por excluí-los de sua história.


SERVIÇO. O "Miss Caipira GayFriend da Amazônia Oriental Legal - Versão Vila Maiauatá do Baixo Tocantins" será realizado no dia 25/08/2018 (sábado) na casa de Shows Estaleiro, em vila Maiauatá. As informações aqui disponibilizadas constam da projeção para o grande evento de 2018, a se realizar na citada casa de eventos.

Na edição do ano de 2017, os três primeiros lugares ficaram assim distribuídos:
1° Lugar: Kauani Kiara (A lenda da Matinta Pereira); 2° Lugar: Eliana (A metamorfose do Lobisomem); 3° Lugar: Ávila Savaike (O pecado mortal)


O Blog estará disponibilizando, em seu tempo, mais informações sobre o evento. 



(Imagem: Divulgação. Evento da primeira edição)


__________________________________________________
Colaborou: Edinaldo Farias dos Santos, Engenheiro Industrial (UFPA), Mestrando em Engenharia Mecânica (UFPA).



Nenhum comentário:

Postar um comentário