quinta-feira, 23 de agosto de 2018

SINTEPP & SEMED FIRMAM ACORDO SOBRE REPOSIÇÃO DE AULAS DO SEGUNDO SEMESTRE LETIVO

Prof. Israel Fonseca Araújo (poemeiro@hotmail.com)


O BLOG POEMEIRO DO MIRI disponibiliza conteúdo do Acordo firmado entre o SINTEPP e a Secretaria de Educação de Igarapé-Miri (SEMED) para garantir a reposição de dias de aulas (e demais atividades) que os estudantes de várias escolas municipais do campo igarapemiriense perderam, deixaram de estudar (em agosto de 2018), em razão da falta de transporte escolar (responsabilidade da gestão municipal) e devido à deflagração de Greve na rede municipal de ensino.
O que explica esse e outros acordos dessa natureza é a necessidade de garantir os direitos dos estudantes, os quais devem estudar, no mínimo, 200 (duzentos) dias letivos (e mínimo de 800 horas anuais). A ausência de transporte escolar e de cuidadores/as de Alunos estavam entre os principais motivos que levaram à Greve:

Segue o teor:




ACORDO REALIZADO ENTRE O SINTEPP (SINDICATO DOS TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO PÚBLICADO DO PARÁ)-SUBSEDE DE IGARAPÉ-MIRI e a SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE IGARAPÉ-MIRI (INCLUSIVE DIRETORIA DE ENSINO e COORDENAÇÃO DO SOME-SEMED) NO QUE SE REFERE À REPOSIÇÃO DE DIAS PARADOS (NOS QUAIS NÃO HOUVE AULA) PARA OS ALUNOS/AS QUE CURSAM OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NESSE SISTEMA, neste mês de agosto de 2016, em razão de Greve e por outros motivos:


Em Reunião realizada na sede da Secretaria de Educação de Igarapé-Miri (Rua 7 de Setembro, Beira-Mar), neste dia 22/08/2018, Sala da Diretoria de Ensino, na qual participaram a Diretora de Ensino (Elizandra Costa de Azevedo), Técnica do SOME-SEMED[1] (Ana Regina Pena Pinheiro) e Coordenadores-Gerais da Subsede do Sintepp em Igarapé-Miri Professores Israel Fonseca Araújo e José Moraes Quaresma, foi tratado sobre a Reposição das Aulas para o SOME-SEMED em razão dos dias em que não houve aulas nas 14 (catorze) unidades escolares da rede municipal de ensino que ofertam os Anos Finais do Ensino Fundamental. Contados os dias, foi constatado que a paralisação foi de 10 (dez) dias letivos, sendo que nas Escolas Municipais: Bom Jesus I (Boca do Caji), São Joaquim (Caji), Manoel Patrício (São Lourenço), Sebastiana Pena Araújo (Botelho) e São José (Pindobal Grande) houve aulas ministradas por uns Professores(as) e, por outros, não; já nas Escolas Municipais: José Vitorinho (Anapu), Dom Antonio Macedo (Anapu), Nossa Sra. de Nazaré (Igarapé-Zinho), Emaús (Vila Paraíso), Bom Jesus (Rio das Flores), Graziela Gabriel (Panacauera), Álvaro Varges de Araújo (Rio Murutipucu), Pe. Pedro Hermans (Meruú) e São Roque (Rio Igarapé-Miri) não houve aulas durante esses dias de paralisação. Que a paralisação se deu em razão da realização de Greve da Categoria (semana de 13 a 17/08/2018; quatro dias letivos) e por falta de transporte escolar e/ou por outros motivos (entre 01/08 e 10/08/18).

Após avaliarem vários aspectos relacionados à reposição, se realizar a mesma logo após o dia 25/08 (previsão de término do Módulo 2), se realizar após o término previsto do Módulo 4, entre outros, ficou acertado entre as partes (SINTEPP e SEMED) que:

1 – A reposição dos 10 (dez) dias de aulas nos Anos Finais/SOME será realizada após o dia 12/01/2019 (previsão de término do Módulo 4), ou seja, esses dez dias letivos serão ministrados a partir de 14/01/2019 (segunda-feira);
2 – Para essa reposição, deverá ser observado:
1.1 – O número de aulas que cada Professor/a tem de ministrar em cada Turma, em cada Disciplina, em cada semana;

1.2 – Os Professores/as que trabalharam e os que não trabalharam nas cinco primeiras escolas citadas (Bom Jesus I (Boca do Caji); São Joaquim (Rio Caji); Manoel Patrício (São Lourenço), Sebastiana Pena Araújo (Botelho) e São José (Pindobal Grande)); será montada uma planilha pela Coordenação do SOME-SEMED para demonstrar esses dados (as aulas semanais de cada professor/a, nas turmas, nas escolas);

1.3 – O número de aulas semanais que cada Professor(a) tem de ministrar, integralmente, nas demais nove escolas.

Sobre a reposição de aulas nos Anos/nas Séries Iniciais: será realizado outro levantamento, com a colaboração das escolas onde houve paralisação. A Secretaria de Educação (Direção de Ensino) fará esse demonstrativo e repassará ao SINTEPP e ao Ministério Público (este, para conhecimento e fiscalização).

Cópia deste Acordo sobre a Reposição de Aulas no SOME-SEMED será repassada à Promotoria de Justiça em Igarapé-Miri e à Câmara Municipal (Presidência).

Firmam o presente em duas (02) vias de igual teor e para um só efeito:

Igarapé-Miri (PA), 22 de agosto de 2018


Reynaldo dos Anjos Aguiar – Secretário Municipal de Educação


Elizandra Costa de Azevedo – Diretora de Ensino/SEMED


Ana Regina Pena Pinheiro – Coord. do SOME-SEMED


Israel Fonseca Araújo – Coordenador do Sintepp


José Moraes Quaresma – Coordenador do Sintepp


[1] SOME: Sistema de Organização Modular de Ensino. Oferta os Anos Finais do Ensino Fundamental no meio rural na Rede de Ensino de Igarapé-Miri/PA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário