quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

TRIBUTO: ASSASSINOS EXPULSAM DEP. JEAN WYLLYS (PSOL): "eu não quero me sacrificar” (SER EXECUTADO!)

Prof. Israel Fonseca Araújo
Editor (poemeiro@hotmail.com). Academia Igarapemiriense de Letras (AIL)




Me apavora saber que o filho do Presidente contratou no seu gabinete a esposa e a mãe do sicário
                                                   (Dep. Jean Wyllys/PSOL-RJ) 



(Divulgação: Secretaria Nacional de Mulheres do Partido dos Trabalhadores/as)


As notícias, as muitas notícias, de que o deputado federal do PSOL-RJ Jean Wyllys não voltará mais ao Brasil (está em alguma país, mas não revela onde por achar que pode morrer a qualquer momento), em razão das ameaças de morte (execução sumária), e que deixará de assumir o seu (legítimo) terceiro mandato de Deputado na Câmara Federal (2019-2023)...

Essas notícias nos deixam com a sensação de humilhação, impotência, de revolta, de que nossa Dignidade Humana praticamente nada mais existe, de que estamos (as pessoas comuns, de bem, os que não têm a estrutura particular de segurança paga pela Nação brasileira, caso dos Ministros do STF-Supremo Tribunal Federal, de membros das famílias de Presidente, ex-Presidentes e Governadores)... entregues à própria sorte(...), essas notícias nos deixam de ombros caídos, por uns segundos, claro. Mas, claro, nos afetam muito. Saber que o "Presidente do Brasil" comemora a possível execução de uma pessoa que nada deve à sociedade, também muito nos abala muiiito (por uns segundos, claro).

Isso, e muito mais, é indício de que já perdemos muito de nossas vidas. São indícios!!

A seguir, como forma de tributo à luta e à carreira acadêmica (ele é Mestre em Letras pela UFPA) e política do militante pela Diversidade, pelos direitos dos seres humanos, da população LGBTI e outras frente, divulgamos uma pequena parte da repercussão dessa decisão. São divulgações de hoje, mesmo (24/01/2019). Começamos pela fala do Prof. Dr. Luís Felipe Miguel da Universidade de Brasília (UnB, Doutor em Ciências Sociais), professor-pesquisador que já sofreu na pele a perseguição do Estado brasileiro, no cerne de sua liberdade de cátedra, garantia constitucional líquida e certa.

Seguem:


Sou um ingênuo. Digo para mim mesmo que nada mais vai me chocar, que já vi de tudo, mas me choco mesmo assim.

Dá uma sensação muito ruim ler a notícia de que Jean Wyllys está deixando o Brasil. É mais um soco no estômago, mais uma mostra de como estamos involuindo. Aqui e em muitos outros espaços, eu tanto elogiei a coragem e a firmeza de Wyllys quanto critiquei algumas de suas posições, sobretudo em relação ao Estado de Israel. Mas não tenho dúvida de que o Congresso e o país ficam mais pobres com sua ausência.
Mas o mais chocante, quase inacreditável, é ver um sujeito que ostenta o título de presidente da República comemorando, em sua conta no twitter, o exílio de um deputado que não se sente seguro no próprio país.
Bolsonaro é o desprezo à democracia, a truculência, o despreparo, a ignorância. Pior: é o orgulho militante disto tudo. Parabéns aos quase 58 milhões de cúmplices, em especial àqueles que estão neste momento comemorando ao lado do "mito", felizes de ver que as trevas avançam e sem sequer entender que elas também vão engolfar suas vidinhas melancólicas.

                                                                             (Prof. Dr. Luís Felipe Miguel, via Facebook)



A Revista IstoÉ publicou o seguinte:



AMEAÇADO, JEAN WYLLYS DESISTE DE MANDATO E DEIXA O BRASIL



Com o aumento das ameaças de morte contra ele, Wyllys, que está fora do país de férias, revelou que não pretende voltar, que se dedicará à carreira acadêmica e que abandonará a vida pública. Primeiro parlamentar assumidamente gay no Congresso Nacional, Wyllys se tornou um dos principais alvos de grupos conservadores nas redes sociais. Diversas fake news já foram divulgadas a seu respeito, e o deputado já venceu ao menos cinco processos por injúria, calúnia e difamação.

Justificando a sua decisão, o parlamentar disse: “O [ex-presidente do Uruguai] Pepe Mujica, quando soube que eu estava ameaçado de morte, falou para mim: ‘Rapaz, se cuide. Os mártires não são heróis’. E é isso: eu não quero me sacrificar”. 

(ANSA)
 ______________________


Em outra publicação, a conceituadíssima Revista Carta Capital relata:

AMEAÇADO, JEAN WYLLYS ABRE MÃO DE MANDATO E NÃO VOLTARÁ AO BRASIL

 Fonte: https://www.cartacapital.com.br/politica/ameacado-jean-wyllys-abre-mao-de-mandato-e-nao-voltara-ao-brasil/?fbclid=IwAR0m-pWwk0sYS2IRnawrgBQb0tXXJFhGFCoRCyBXewpAtIMU7SEvJSdibA8 (acesso: 24/01/2018)

Seu suplente, o vereador David Miranda (PSOL-RJ) é também ligado à defesa das causas LGBTI

Assustado com as ameaças que vem sofrendo, o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) abriu mão de tomar posse para um novo mandato na Câmara. De férias no exterior (por questões de segurança, ele não quis dizer onde), decidiu não voltar mais ao país.

Wyllys anunciou a decisão  nesta quinta-feira 24. Sua assessoria confirmou a informação a CartaCapital. Ele pensava em deixar o país há algum tempo, mas preferiu esperar para anunciar a notícia.

Segundo ele, também pesaram as suspeitas de envolvimento do senador Flavio Bolsonaro com um miliciano preso por suspeitas de participação no assassinato de Marielle Franco. “Me apavora saber que o filho do presidente contratou no seu gabinete a esposa e a mãe do sicário”, disse à Folha.
Em entrevista à CartaCapital em novembro, ele dizia ter medo de terminar como a amiga Marielle, cujo assassinato brutal segue sem solução. À época, Wyllys já falava sobre se dedicar mais a si mesmo. “O Mujica (José Alberto “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai) recomendou que eu cuide mais de mim. É o que vou fazer, não vejo a hora de entrar em férias para recuperar a energia”.

Wyllys era deputado desde 2011, e foi eleito pela terceira vez consecutiva com 24.295 votos. Caso se confirme a desistência, assume a vaga o vereador David Miranda (PSOL-RJ), também ligado à defesa das causas LGBTI e crítico ferrenho das milícias cariocas e das posturas adotadas pela família Bolsonaro.

Miranda também é vítima de ofensas homofóbicas: eleito há dois anos, costuma ser alvo das provocações do Pastor Otoni de Paula (PSC), também foi eleito deputado federal no último pleito.

(Fim)


(Reprodução. Google. "Brasil de Fato" em defesa da vida/dignidade de Wyllys; Já o "R7", da estrutura da Igreja Universal/Rede Record e Cia, mostra aqueeele distanciamento!! 







segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

PREFEITURA, ABANDONO DO PALACETE “SENADOR GARCIA”: polêmicas(??) e politicagem ao arrepio da preservação patrimonial

Prof. Israel Fonseca Araújo (editor; poemeiro@hotmail.com)


(Print 1 - página de Facebook de Tico Franco (Raimundo de Moraes Franco), aliado político de Ronélio Quaresma, o Prefeito Toninho Peso Pesado-MDB)



A situação na qual se encontra o prédio da Prefeitura de Igarapé-Miri, Nordeste do Pará, é de chamar muito a atenção de todos(as). Realmente, há muitos meses a situação do prédio é de gritante abandono. Desde que a gestão do então Prefeito Antoniel Miranda dos Santos fez a "mudança" da estrutura administrativa do "Palacete Senador Garcia" (prédio histórico, de 1902) para o Complexo Administrativo "Agenor da Costa Quaresma" que a antiga sede da Prefeitura está no completo abandono (esse Complexo Administrativo, assim como duas excelentes escolas, são conquistas dos trabalhadores organizados nos movimentos sociais, que, com esforço do então Prefeito Roberto Pina, conseguiram, via ELETRONORTE, o tal Complexo).

O seja, em termos de abandono, o correto é afirmar que o responsável pelo abandono é Antoniel Miranda, é seu governo (de quase 13 meses), pois ele esteve como Chefe do Executivo Municipal por um significativo período, ela fez a mudança (a qual pode ser, sim, considerada importante, necessária) e deixou o Palacete ao "Deus dará". Durante esse período de abandono, segmentos não deixaram de se manifestar, com destaque para todas as manifestações em conversas interpessoais e nas redes sociais, de artistas, militantes culturais, de intelectuais e de pesquisadores(as) - que pedem, há muitos anos, uma espécie de MUSEU HISTÓRICO-GEOGRÁFICO para Igarapé-Miri.

Considerando que o Palacete foi "desocupado", então esse seria o melhor lugar, um espaço ideal para valorização da memória, da história (do passado), das crendices, da Cultura igarapemiriense; pediram muito ex-Prefeito Roberto Pina Oliveira (PT), sem respostas; pediram aos outros, militantes se reúnem, buscam saídas, conversam com demais segmentos, mas a "coisa" não anda, pois depende de uma iniciativa governamental, pensam. "Depende de emendas de deputados, de senadores, que vivem pegando milhares de votos aqui e, depois, viram as costas", diz uma fonte ligada a este Blog. Não é coisa de poucos mil reais, mas também, sabemos, não é coisa de milhões. Mas precisa de iniciativa de Prefeito(a), de Vereadores(as), e isso os militantes culturais bem sabem.

Diante de toda essa realidade, precariamente resumida aqui, já era de se esperar que as redes sociais fervilhassem (sobretudo o Facebook e os grupos de WhatsApp), o que visivelmente aconteceu. Aliados de Antoniel Miranda e aliados do Prefeito Peso Pesado passaram a se "cutucar" em posts e em comentários do Face. Desde à semana passada, deu para ver uma movimentação de carros e de autoridades(??) do Governo Pesado na frente do Palacete (como diz maioria de nosso povo, na "frente da Prefeitura") e, ato contínuo, já se podia supor que se tratava de mexidas no tabuleiro do prédio. Diante da guerra declarada (ou "fingidamente" declarada) entre as partes, Peso Pesado X Antoniel Miranda, os mais afetados pelo descaso cultural nesta Terra passaram a vislumbrar maiores prejuízos para a sua causa (nossa causa, pois este editor é #Um_de_Nós). Noutras palavras: era de se supor que o Governo Pesado não iria realizar investimentos naquele Palacete enquanto monumento, enquanto prédio histórico, mas que iria fazer funcionar estruturas administrativas, de governo, ou seja, investimentos políticos... Não deu outra.

Via Facebook, um dos defensores do Governo Pesado divulgou a seguinte NOTA (em caráter pessoal, mas dá bem o tom da coisa, ou da causa):



Nota de esclarecimento, no dia 5 de janeiro de 2019, a Secretaria do Meio Ambiente solicitou ao atual prefeito Ronelio Quaresma o espaço do palacete Garcia, antiga Prefeitura para funcionar provisoriamente como secretaria do Meio Ambiente e agricultura. Após, a liberações das chaves, meus amigos!!! Nós presenciamos, fotografamos e filmamos a situação que se encontrava o prédio paladino da nossa amada cidade de igarape-Miri, no total abandono, se deteriorando, tudo culpa de um descaso da gestão anterior, com tudo, ainda os nossos nobres intelectuais desse município, não conseguem enchergar essa falta de respeito pelo nosso patrimônio público. Portanto, pedimos aqueles que nos criticam que tenham uma paciencia para com a atual gestão, que se econtra aberta ao diálogo, na certeza que em breve vamos devolver em bom estado suas faixadas e suas arquitetura como ele sempre foi. Um forte abraço Igarape-Miri da qui pra frente.

(Raimundo de Moraes Franco, o nosso amigo Tico Franco, via Facebook)


Franco anexou fotos, informou que foram feitas filmagens. Enfim, informa o que, segundo ele, viu e testemunhou in locu. Trata-se, diz ele: "de um descaso da gestão anterior", isto é, do Governo Antoniel Miranda dos Santos (Antoniel Miranda é Vice-Prefeito, ganhou eleição em 2016 juntamente com Peso Pesado; confira matéria neste Blog, que fala sobre Antoniel Miranda ser Peso Pesado e Peso Pesado ser Antoniel Miranda).


(Print 2 - página de Facebook de Tico Franco (Raimundo de Moraes Franco), aliado político de Ronélio Quaresma, o Prefeito Toninho Peso Pesado-MDB; fotos mostrariam a real situação do Palacete Senador Garcia, patrimônio histórico de Igarapé-Miri, fundado em 1902)


Não tenhamos dúvidas de que se trata de caos, de abandono, de humilhação às páginas vivas, quentes, espumantes de nossa história; mas não estejamos de olhos fechados: administrativamente, que se organize o Governo Pesado ou o Governo Antoniel Miranda ou o Governo Toninho do Murutinga, se este vier a existir. O fato é que a "Prefeitura" já passou para o Complexo Administrativo (na Av. Sesquecentenário, prédio que tem nome do genitor do atual Prefeito) e que o prédio histórico do Palacete está sendo deteriorado e está sendo dado ao funcionamento "provisório" de uma Secretaria (que funcionava muito bem, e obrigado, no Polo Universitário de Igarapé-Miri).

Por que, por quais cargas d'água esse prédio histórico não pode ser preservado como tal e não pode ser destinado à Academia Igarapemiriense de Letras? Ou a um Instituto Histórico-Geográfico?

Por que a Biblioteca Pública Municipal Ministro Lira Castro não pode funcionar ali, juntamente com a Academia e com o Instituto ou com um Museu?


Essa mentalidade nunca mudará? Esses eleitores(as) nossos nunca vão mudar sua maneira de escolher Prefeito(a)?

Vamos finando por aqui, gente.

________________________________
Já está bom, por hoje.

Quando eu nasci (versão Poemeiro do Miri)


Israel Fonseca Araújo
Rio Mamangal-Grande, 14 de janeiro de 2019


Quando eu nasci, era um 14 de janeiro do interior de Igarapé-Miri, no frio inverno das mais pobres amazônias que nos acolheram. Faz muitos anos, tem isso já primaveras a perder de vista.

Na hora de eu me apresentar ao meu (pequeno) público aguardativo, a parteira dona Maria exclamou à mamãe Fonseca: “Teca [Terezinha Fonseca], é um homem, tá qui o negócio duro”, se referindo a meu braço direito. Não teria como se constituir, naquele momento, público maior, já que o nascimento dos filhos dos pobres e muito pobres dos interiores da Amazônia dos idos de 1970 era coisa bem discreta; nada de filmadoras, digitais e/ou celulares dos mais poderosos tipos os dos dias de hoje, nada disso. Era formado um público muito seleto para poder receber esses cobocos amazônicos, no geral somente a parteira, a paritiva (tradução: a grávida, a parturiente) e sua mãe (às vezes, ainda, uma sogra, às vezes, uma cunhada). Será que, por esse motivo, que eu sou tão tímido e tão discreto?

Em terra e em tempo de ausências de ultrassonografia, ninguém sabia, até essa madrugada, se era homem ou não. Mas deu um primogênito de mamãe!

Esse era pra ser o momento de dona Maria dizer: “Vai, piqueno, ser gauche na vida, ser inconformado na vida, vai ser estudioso nesta vida”. Isso é verdade: os pobres e os muito pobres precisam muito mais do que outrem fazer certos estudos (incluindo as postulações de Paulo Freire sobre primeiro ler o mundo para, depois, ler as palavras). Nessa nada mole vida, dada toda a conjuntura dos idos de 1970/80/90, não teria tantas opções aos pobres da minha geração: era preciso que seus pais muito lutassem, fizessem uma guerra do Araguaia por dia para poder livrar seus filhos das muitas fomes e, até, de mortes prematuras causadas pela extrema pobreza.

Esta foi minha realidade, minha conjuntura mais marcante e imediata, foi meu abraço de realidade mais incisivo demarcador de uma infância de privações.

Era preciso que o futuro Poemeiro do Miri tivesse meios de ajudar seus pais na sobrevida, seja na coleta do açaí, nos trabalhos na padaria, seja nos trabalhos um pouco forçados nas olarias, seja como fosse. Aí, já nos anos 1991/92, o gauche conseguiu voltar a estudar e, mais umas tantas vezes, conseguiu estudar e parar (parar e estudar), para que, por fim, se tornasse professor. Tipo uma salvação de lavoura.
Enfim, não é uma devoção à contribuição da educação pública nas nossas vidas (mas não é um desmentir dessa ideia de tese, por tantos levantada); não é um desabafo pessoal (mesmo porque, assim, seria mais uma voz falando por muitos, um enunciar levantado por todos), mas que é uma retomada ao poema, isso, sim, é.

É uma espécie de Crônica-carta, só porque eu gosto muito deste dia, desta história e desta vida. Obrigado pela leitura, viu!

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Agência Bradesco no Miri criou caos e sofrimento a Servidores(as) públicos(as)

Prof. Israel Araújo (editor)



(Somente uma ilustração; ou é a realidade de muitos servidores/as públicos/as?)


O fato de que os trabalhadores de Igarapé-Miri (Prefeitura) ainda estão sem receber os seus devidos salários de dezembro e décimo-terceiro de 2018 é conhecido de todo município. Funcionários que moram em Belém e noutras cidades também estão podendo levar longe essa notícia de humilhação. Ressalte-se que em nove municípios da Regional Baixo Tocantins (PA) do Sintepp isso não está ocorrendo.



OUTRO LADO...
O banco estaria fazendo renovação cadastral (Prefeito, Secretários de Governo) e, até estes dias, nem Contratados, nem efetivos receberam. Famílias inteiras estão passando fome, por conta dessa situação referente ao banco Bradesco - segundo as informações que temos (o e-mail poemeiro@hotmail.com pode ser usado para outros esclarecimentos)!!!


ENCAMINHAMENTOS:
Servidores da Educação procuraram o Sintepp. Esse sindicato já fez três reuniões com o Secretário de Educação, Felipe Pantoja. Sintepp/Subsede de Igarapé-Miri já orientou os trabalhadores(as), reiterou a necessidade de acionar a Ouvidoria do Bradesco e denunciar o caso, pedindo solução. Na manhã de ontem, 09.01.2019, juntamente com a direção do Sintepp, Servidores buscaram ajuda com o Promotor de justiça Daniel Menezes Barros. Promotoria já está atuando.

Quanto aos encaminhamentos da parte sindical, informa a direção do Sintepp: "estamos conduzindo na medida do que é possível. Terá encaminhamentosOrientamos que cada pessoa lesada, assim que receber seus salários e puder fazer a conta dos prejuízos que teve, FAÇA AÇÃO JUDICIAL. Nenhum dos bancos aqui sediados fez isso ou vem fazendo isso com nossa gente. Precisamos nos unir e enfrentar essa poderosa máquina de lucrar com nossos direitos, esse banco".

Da parte deste Blog, nós não esperamos que os Servidores/as aceitem essa humilhação como se fosse coisa normal.

No Banco, a situação deve estar assim:




(ilustração; será?)



segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

RECOMENDAMOS AOS AMIGOS(AS): Sobre Paulo Freire e Educação, via You Tube

Prof. Israel F. Araújo (editor; poemeiro@hotmail.com)


Um ex-Ministro da Educação, Doutor em Teoria Econômica, com larga experiência de trabalho nos campos (articulados...) da Educação, da Política e da Ciência/Tecnologia: esse é Mercadante, falando sobre o "Governo Bolsonaro", com séria preocupação (de Marcadante) sobre a Educação Pública, a pesquisa, as Universidades, os Pesquisadores/as.

O segundo trabalho é de um Professor aposentado, Filósofo, ex-aluno de Paulo Freire (na PUC-SP), Paulo Ghiraldelli Júnior (ele faz umas boas considerações sobre o pensamento de Freire, segundo Ghiraldelli entende). Seria seguir os links e ir dar uma avaliada nesses dois bons trabalhos.



Vídeo 1:

TV 247 – “Mercadante avalia governo Bolsonaro” (04.01.2019)

Link: https://www.youtube.com/watch?v=MAqxtvaljZA


Vídeo 2:

Paulo Ghiraldelli Jr.: “Paulo Freire: o inimigo número 1 do Regime Bolsonaro” (06.01.2019)


sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

A vitória de Toninho do Murutinga na Câmara com Peso Pesado: notas sobre o que (quase) todo mundo sabia; e, vc, sabia?

Prof. Israel Araújo (editor; poemeiro@hotmail.com)


(Antonio Cardoso Marques, Ver. Toninho do Murutinga-PSB; novo Presidente da Câmara Municipal de Igarapé-Miri 2019-2020)



No dia 01 de janeiro de 2019, à tarde igarapemiriense, foi eleito Presidente da Câmara Municipal (pela primeira vez e depois de mais de uma tentativa) o Sr. Antonio Cardoso Marques, o Ver. Toninho do Murutinga (PSB). Murutinga é Vereador já no segundo mandato (antes, foi Vereador entre 2012-16). Antes, obteve uma boa votação, em 2004 (apoiava a Gestão Dilza Pantoja, então PTB; ela, digo); em 2008, Murutinga obteve expressiva votação (assim como José Roberto S. Corrêa, o Nenca, também não eleito), mas as regras eleitorais não lhe deixaram prosperar. Em 2012 obteve sucesso; em 2016, idem.

Bom, Murutinga (assim chamamos para o Ver. Antonio Marques-PSB) chega à Presidência muito fortalecido, agora, assim que seu aliado político (Ronélio Quaresma, o Peso Pesado-MDB) volta ao comando da Prefeitura de Igarapé-Miri. De uma rimpada só, entendam: Helder Barbalho (P-MDB) foi diplomado Governador do Estado do Pará, em um dia, e, já no segundo dia, a Justiça de Primeiro Grau determinou que Ronélio fosse devolvido ao Cargo de Prefeito de Igarapé-Miri (Nordeste do Pará): Pesado foi afastado pela Câmara, por duas vezes (primeiro afastamento se deu em 06.12.2017); foi cassado pela Câmara Municipal por uma vez (em fev. 2018), foi afastado pela Justiça de primeiro Grau, na Comarca de Igarapé-Miri, por mais de uma vez. E Pesado foi reconduzido ao Cargo de Prefeito, em 20.12.2018 (ou 21.12). Bem, isto foi dito simplesmente para que nós possamos deixar bem acesso o contexto de forças pró-Murutinga.

Murutinga ganhou a Presidência da Câmara com apoio de muitos(as) Vereadores(as) que derrubaram Pesado (em 06.12.17); agora, Gil Pinheiro (PSDB), aliado de Antoniel Miranda dias atrás, é aliado de Murutinga-Pesado (Gil é Vice-Presidente da Casa de Leis miriense) e pode assumir a Câmara em caso (remoto, não?) de Murutinga ter de assumir o comando da Prefeitura. Bom, Genivaldo Valente (PSDB) continuou primeiro-Secretário da Casa de Leis (já o era, na Chapa de Ney Pantoja-PROS, cuja vitória foi conquistada exatamente 24 meses atras); e, acreditem, o Ver. Augusto Carvalho-GUTO (PV) saiu da equipe de apoio de Ney Pantoja-Antoniel e passou para o lado Murutinga-Peso Pesado. Ora, isso significará alguma coisa, espécie de lanterna de afogados? Quem sabe... Mas dá para analisar.

Murutinga, com apoio de Guto e Gil (ex-aliados de Ney-Antoniel), venceu uma Chapa de perfil um pouco difícil de entender (mas quem entende de estratégias, de "markting" político, entende beeeemmmmmm): Valdir Jr. (Avante) - Presidente; José Maria Costeira (PT) - Vice; João do Carmo (PT) - primeiro-Secretário e Ney Pantoja (PROS) - segundo-Secretário: eis a Chapa 2, que perdeu para Murutinga por 11 votos a 4 (somente os 4... os que formaram a Chapa).

Entendedores do campo político, em Igarapé-Miri e arredores, já sabiam que uma segunda Chapa perderia para MurutingaPor quê será?

Como entender esses votos dados a Murutinga e como será que esses votos foram costurados para que a Chapa 2 pudesse ser inscrita se chances de ganhar? Hein, como? Por que tantos porquês?


ENTENDER UM POUQUINHO SOBRE VOTOS: EIS A TAREFA

Trata-se de uma costura muito complexa, porém relativamente muito fácil de entender: basta você saber que quem atira em João, pode estar (tudo indica que está) tentando matar Manoel; neste caso, trata-se, somente, de uma analogia. Não é sentido "literal", trata-se de polissemia das brabas (linguagem bem figurada, eu acho). Vamos mostrar algumas possibilidades, alertando que não somos donos da "verdade"; mas temos de destacar que temos fontes das melhores, de confiança, bons analistas da nossa política, fontes/informantes que nos auxiliam há cerca de 7 anos e umas de um pouco menos: mas, sempre, das melhores fontes. Isso conta muiiito. Vamos pensar nas peças (pessoas, vereadores), nos partidos, nos governos, nas conjunturas e vamos pensar até em coisas as quais não podem ser ditas aqui; vamos?


1. Vereadores do PT (Costeira e Carmo): Era dado certo por este Blog que João do Carmo votaria junto com Murutinga-Pesado, o que não aconteceu, e era de se esperar que Costeira ficasse no outro lado. Carmo sempre está junto dos Prefeitos, sempre é uma palavra de peso, mas significa (basicamente) "o tempo todo"; acertamos em 50%, pois Carmo ficou junto de Costeira (mas fontes nossas acreditam que Carmo passará para o lado de Peso Pesado-Murutinga, não demora muito; mas vamos esperar; se sim, fechamos cem por cento de acerto; se não, ficamos com cinquenta);

2. Vereadores do PSDB (Gil e Genivaldo): Dávamos como certo que os dois, isto é 100%, votariam com Murutinga-Pesado, o que aconteceu (acerto total), pois Gil tem boas ligações com Genivaldo e Genivaldo tem liderança no PSDB local e o P-MDB no Miri pode dar socorro ao PSDB do Miri, pois o Simão Jatene não está mais Governador do Pará. Já que o centro de poder está com o P-MDB e que o PSDB não está fortalecido no governo paraense, nem no governo miriense (o P-MDB está, não é, mesmo?), então... quem poderia ser porto seguro neste momento? Genivaldo se opôs a Ney Pantoja, durante dois anos, e Gil viria fechar com Murutinga (têm boas relações, foram base de apoio a Pé de Boto 2013-14 etc.), como aconteceu; nesse ponto, Blog foi de carrão-de-sena;

3. Vereadores do PSD (Ana Lima Costa e Neto Nahum): O Blog dava como certo que os dois vereadores (que estiveram unha e carne com Antoniel Miranda-Ney, por mais de um ano), isto é 100%, votariam com Murutinga-Pesado, o que aconteceu (acerto total); Muru é Peso Pesado e Peso Pesado precisava acertar desta vez (no começo de 2017, ele errou politicamente tudo o que podia e mais uns 10%, aqueles dez por cento a mais). Ana é da Vila Maiauatá, não é inimiga de morte de Murutinga (hipérboles) e Neto Nahum tem seus modos de trabalhar, sempre dado a um bom bate-papo e poderia ter perspectivas quanto à composição de governo, e o PSD no Pará é Bolsonaro e Bolsonaro é Éder Mauro (dep. fed.-PSD) e o Governador do P-MDB, Helder, tá buscando bem o Bolsonaro, e o PSD não tá alinhado (no Pará) ao PT, e o PT no Miri ficou para o outro lado, e em 2020 tem Eleições etc. etc. Então, o PSD, o PSDB e o P-MDB deveriam (em tese) estar longe do PT, pois, se essa Eleição da Câmara (base de Peso Pesado) fortalecesse o PT no Miri, o ex-Prefeito petista Roberto Pina sairia fortalecido: e, isso, nem Antoniel Miranda (um pouco forte, neste dias), nem o PSDB e nem o P-MDB e Peso Pesado gostariam que acontecesse, né, gente?

4. Vereadores do P-MDB (Kadhek, Nenca, Ângela e Ir. Nenca): Ir. Nenca foi fiel, foi leal a Peso Pesado, a Murutinga, a esse grupo todo; mas este Blog acreditava que os demais três vereadores (que podem perder os respectivos mandatos, em razão das atitudes individuais de 07.12.2017) iriam passar do lado de Antoniel Miranda para o outro lado. Isso, por inúmeros motivos (reler o item 2, sobre Vereadores do PSDB; fazer ajustes e tirar boas conclusões). Conta muito nessa adesão dos demais três medebistas o fato de Peso Pesado ser muito maleável às conversas políticas. Assim, os Vereadores do "15" poderiam ser anexados ao grupo pró-Murutinga. Nesse grupo, o Blog acertou em 100% (e não se orgulha disso);


5. Vereador Rufino Leão (PMN): Dávamos como certo que o amigo Vereador votaria apoiando o Grupo de Murutinga-Pesado, o que aconteceu (acerto total). Não há orgulho interno em termos acertado em 100%; R. Leão é "cria" política do ex-Vice-Prefeito Francisco Pantoja, que esteve junto de Peso Pesado entre 2016 e 2017...


6. Vereador Augusto-Guto (PV): Dávamos como certo que esse Vereador (ainda no PV, acredita-se; pois deveria ir para o PSDB ou até para outra sigla...) votaria apoiando o Grupo de Murutinga-Pesado, o que aconteceu (acerto total). Não há orgulho interno em termos acertado em 100%; Ver. Guto ganhou a eleição com menos de 470 votos e vê muitas dificuldades no ano de 2020; Augusto esteve com Ney Pantoja-Antoniel por mais de um ano, basicamente dois anos, mas choveu muito em dezembro último e os ventos mudaram;


7. Vereador Ney Pantoja (PROS): Dávamos como certo que o então Presidente Ney não votaria com o Grupo de Murutinga-Peso Pesado, o que aconteceu (acerto total, 100%). Ney ficaria mais alinhado a Antoniel Miranda (e, dizem os mais esclarecidos: mais alinhado a Roberto Pina para o ano que já vai chegar). Não há orgulho interno em termos acertado em 100, mas acertamos. O Ver. Ney não deixou este Blog quebrar a respectiva língua; kkkkk (vamos avantes!!!) 


8. Toninho do Murutinga (PSB): Não é preciso dizer que o Blog acreditava que Murutinga seria candidato a Presidente, que votaria nele mesmo... (acerto total, 100%);


9. Ver. Valdir Jr. (Avante): O Blog dava como certo que o citado Vereador não votaria com o Grupo de Murutinga-Peso Pesado, o que aconteceu (acerto total, 100%). Júnior continuaria (entendia o Blog) ligado ao grupo político de Ney Pantoja-Antoniel, acreditando (o Blog...), deve ser dito, que essa ligação pode durar somente uns meses, o que deve ser verificado depois do Carnaval de 2019. O Ver. Valdir Jr. não deixou este Blog quebrar a respectiva língua (vamos embora, avantes!!!) 

_____________________________
Dado que este post gerou extrema canseira ao seu editor, vamos parando por aqui. Compartilhe. Divulgue. TMJ; não é assim que dizem.

Feliz ano que chegou!!