segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

PREFEITURA, ABANDONO DO PALACETE “SENADOR GARCIA”: polêmicas(??) e politicagem ao arrepio da preservação patrimonial

Prof. Israel Fonseca Araújo (editor; poemeiro@hotmail.com)


(Print 1 - página de Facebook de Tico Franco (Raimundo de Moraes Franco), aliado político de Ronélio Quaresma, o Prefeito Toninho Peso Pesado-MDB)



A situação na qual se encontra o prédio da Prefeitura de Igarapé-Miri, Nordeste do Pará, é de chamar muito a atenção de todos(as). Realmente, há muitos meses a situação do prédio é de gritante abandono. Desde que a gestão do então Prefeito Antoniel Miranda dos Santos fez a "mudança" da estrutura administrativa do "Palacete Senador Garcia" (prédio histórico, de 1902) para o Complexo Administrativo "Agenor da Costa Quaresma" que a antiga sede da Prefeitura está no completo abandono (esse Complexo Administrativo, assim como duas excelentes escolas, são conquistas dos trabalhadores organizados nos movimentos sociais, que, com esforço do então Prefeito Roberto Pina, conseguiram, via ELETRONORTE, o tal Complexo).

O seja, em termos de abandono, o correto é afirmar que o responsável pelo abandono é Antoniel Miranda, é seu governo (de quase 13 meses), pois ele esteve como Chefe do Executivo Municipal por um significativo período, ela fez a mudança (a qual pode ser, sim, considerada importante, necessária) e deixou o Palacete ao "Deus dará". Durante esse período de abandono, segmentos não deixaram de se manifestar, com destaque para todas as manifestações em conversas interpessoais e nas redes sociais, de artistas, militantes culturais, de intelectuais e de pesquisadores(as) - que pedem, há muitos anos, uma espécie de MUSEU HISTÓRICO-GEOGRÁFICO para Igarapé-Miri.

Considerando que o Palacete foi "desocupado", então esse seria o melhor lugar, um espaço ideal para valorização da memória, da história (do passado), das crendices, da Cultura igarapemiriense; pediram muito ex-Prefeito Roberto Pina Oliveira (PT), sem respostas; pediram aos outros, militantes se reúnem, buscam saídas, conversam com demais segmentos, mas a "coisa" não anda, pois depende de uma iniciativa governamental, pensam. "Depende de emendas de deputados, de senadores, que vivem pegando milhares de votos aqui e, depois, viram as costas", diz uma fonte ligada a este Blog. Não é coisa de poucos mil reais, mas também, sabemos, não é coisa de milhões. Mas precisa de iniciativa de Prefeito(a), de Vereadores(as), e isso os militantes culturais bem sabem.

Diante de toda essa realidade, precariamente resumida aqui, já era de se esperar que as redes sociais fervilhassem (sobretudo o Facebook e os grupos de WhatsApp), o que visivelmente aconteceu. Aliados de Antoniel Miranda e aliados do Prefeito Peso Pesado passaram a se "cutucar" em posts e em comentários do Face. Desde à semana passada, deu para ver uma movimentação de carros e de autoridades(??) do Governo Pesado na frente do Palacete (como diz maioria de nosso povo, na "frente da Prefeitura") e, ato contínuo, já se podia supor que se tratava de mexidas no tabuleiro do prédio. Diante da guerra declarada (ou "fingidamente" declarada) entre as partes, Peso Pesado X Antoniel Miranda, os mais afetados pelo descaso cultural nesta Terra passaram a vislumbrar maiores prejuízos para a sua causa (nossa causa, pois este editor é #Um_de_Nós). Noutras palavras: era de se supor que o Governo Pesado não iria realizar investimentos naquele Palacete enquanto monumento, enquanto prédio histórico, mas que iria fazer funcionar estruturas administrativas, de governo, ou seja, investimentos políticos... Não deu outra.

Via Facebook, um dos defensores do Governo Pesado divulgou a seguinte NOTA (em caráter pessoal, mas dá bem o tom da coisa, ou da causa):



Nota de esclarecimento, no dia 5 de janeiro de 2019, a Secretaria do Meio Ambiente solicitou ao atual prefeito Ronelio Quaresma o espaço do palacete Garcia, antiga Prefeitura para funcionar provisoriamente como secretaria do Meio Ambiente e agricultura. Após, a liberações das chaves, meus amigos!!! Nós presenciamos, fotografamos e filmamos a situação que se encontrava o prédio paladino da nossa amada cidade de igarape-Miri, no total abandono, se deteriorando, tudo culpa de um descaso da gestão anterior, com tudo, ainda os nossos nobres intelectuais desse município, não conseguem enchergar essa falta de respeito pelo nosso patrimônio público. Portanto, pedimos aqueles que nos criticam que tenham uma paciencia para com a atual gestão, que se econtra aberta ao diálogo, na certeza que em breve vamos devolver em bom estado suas faixadas e suas arquitetura como ele sempre foi. Um forte abraço Igarape-Miri da qui pra frente.

(Raimundo de Moraes Franco, o nosso amigo Tico Franco, via Facebook)


Franco anexou fotos, informou que foram feitas filmagens. Enfim, informa o que, segundo ele, viu e testemunhou in locu. Trata-se, diz ele: "de um descaso da gestão anterior", isto é, do Governo Antoniel Miranda dos Santos (Antoniel Miranda é Vice-Prefeito, ganhou eleição em 2016 juntamente com Peso Pesado; confira matéria neste Blog, que fala sobre Antoniel Miranda ser Peso Pesado e Peso Pesado ser Antoniel Miranda).


(Print 2 - página de Facebook de Tico Franco (Raimundo de Moraes Franco), aliado político de Ronélio Quaresma, o Prefeito Toninho Peso Pesado-MDB; fotos mostrariam a real situação do Palacete Senador Garcia, patrimônio histórico de Igarapé-Miri, fundado em 1902)


Não tenhamos dúvidas de que se trata de caos, de abandono, de humilhação às páginas vivas, quentes, espumantes de nossa história; mas não estejamos de olhos fechados: administrativamente, que se organize o Governo Pesado ou o Governo Antoniel Miranda ou o Governo Toninho do Murutinga, se este vier a existir. O fato é que a "Prefeitura" já passou para o Complexo Administrativo (na Av. Sesquecentenário, prédio que tem nome do genitor do atual Prefeito) e que o prédio histórico do Palacete está sendo deteriorado e está sendo dado ao funcionamento "provisório" de uma Secretaria (que funcionava muito bem, e obrigado, no Polo Universitário de Igarapé-Miri).

Por que, por quais cargas d'água esse prédio histórico não pode ser preservado como tal e não pode ser destinado à Academia Igarapemiriense de Letras? Ou a um Instituto Histórico-Geográfico?

Por que a Biblioteca Pública Municipal Ministro Lira Castro não pode funcionar ali, juntamente com a Academia e com o Instituto ou com um Museu?


Essa mentalidade nunca mudará? Esses eleitores(as) nossos nunca vão mudar sua maneira de escolher Prefeito(a)?

Vamos finando por aqui, gente.

________________________________
Já está bom, por hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário