sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

A vitória de Toninho do Murutinga na Câmara com Peso Pesado: notas sobre o que (quase) todo mundo sabia; e, vc, sabia?

Prof. Israel Araújo (editor; poemeiro@hotmail.com)


(Antonio Cardoso Marques, Ver. Toninho do Murutinga-PSB; novo Presidente da Câmara Municipal de Igarapé-Miri 2019-2020)



No dia 01 de janeiro de 2019, à tarde igarapemiriense, foi eleito Presidente da Câmara Municipal (pela primeira vez e depois de mais de uma tentativa) o Sr. Antonio Cardoso Marques, o Ver. Toninho do Murutinga (PSB). Murutinga é Vereador já no segundo mandato (antes, foi Vereador entre 2012-16). Antes, obteve uma boa votação, em 2004 (apoiava a Gestão Dilza Pantoja, então PTB; ela, digo); em 2008, Murutinga obteve expressiva votação (assim como José Roberto S. Corrêa, o Nenca, também não eleito), mas as regras eleitorais não lhe deixaram prosperar. Em 2012 obteve sucesso; em 2016, idem.

Bom, Murutinga (assim chamamos para o Ver. Antonio Marques-PSB) chega à Presidência muito fortalecido, agora, assim que seu aliado político (Ronélio Quaresma, o Peso Pesado-MDB) volta ao comando da Prefeitura de Igarapé-Miri. De uma rimpada só, entendam: Helder Barbalho (P-MDB) foi diplomado Governador do Estado do Pará, em um dia, e, já no segundo dia, a Justiça de Primeiro Grau determinou que Ronélio fosse devolvido ao Cargo de Prefeito de Igarapé-Miri (Nordeste do Pará): Pesado foi afastado pela Câmara, por duas vezes (primeiro afastamento se deu em 06.12.2017); foi cassado pela Câmara Municipal por uma vez (em fev. 2018), foi afastado pela Justiça de primeiro Grau, na Comarca de Igarapé-Miri, por mais de uma vez. E Pesado foi reconduzido ao Cargo de Prefeito, em 20.12.2018 (ou 21.12). Bem, isto foi dito simplesmente para que nós possamos deixar bem acesso o contexto de forças pró-Murutinga.

Murutinga ganhou a Presidência da Câmara com apoio de muitos(as) Vereadores(as) que derrubaram Pesado (em 06.12.17); agora, Gil Pinheiro (PSDB), aliado de Antoniel Miranda dias atrás, é aliado de Murutinga-Pesado (Gil é Vice-Presidente da Casa de Leis miriense) e pode assumir a Câmara em caso (remoto, não?) de Murutinga ter de assumir o comando da Prefeitura. Bom, Genivaldo Valente (PSDB) continuou primeiro-Secretário da Casa de Leis (já o era, na Chapa de Ney Pantoja-PROS, cuja vitória foi conquistada exatamente 24 meses atras); e, acreditem, o Ver. Augusto Carvalho-GUTO (PV) saiu da equipe de apoio de Ney Pantoja-Antoniel e passou para o lado Murutinga-Peso Pesado. Ora, isso significará alguma coisa, espécie de lanterna de afogados? Quem sabe... Mas dá para analisar.

Murutinga, com apoio de Guto e Gil (ex-aliados de Ney-Antoniel), venceu uma Chapa de perfil um pouco difícil de entender (mas quem entende de estratégias, de "markting" político, entende beeeemmmmmm): Valdir Jr. (Avante) - Presidente; José Maria Costeira (PT) - Vice; João do Carmo (PT) - primeiro-Secretário e Ney Pantoja (PROS) - segundo-Secretário: eis a Chapa 2, que perdeu para Murutinga por 11 votos a 4 (somente os 4... os que formaram a Chapa).

Entendedores do campo político, em Igarapé-Miri e arredores, já sabiam que uma segunda Chapa perderia para MurutingaPor quê será?

Como entender esses votos dados a Murutinga e como será que esses votos foram costurados para que a Chapa 2 pudesse ser inscrita se chances de ganhar? Hein, como? Por que tantos porquês?


ENTENDER UM POUQUINHO SOBRE VOTOS: EIS A TAREFA

Trata-se de uma costura muito complexa, porém relativamente muito fácil de entender: basta você saber que quem atira em João, pode estar (tudo indica que está) tentando matar Manoel; neste caso, trata-se, somente, de uma analogia. Não é sentido "literal", trata-se de polissemia das brabas (linguagem bem figurada, eu acho). Vamos mostrar algumas possibilidades, alertando que não somos donos da "verdade"; mas temos de destacar que temos fontes das melhores, de confiança, bons analistas da nossa política, fontes/informantes que nos auxiliam há cerca de 7 anos e umas de um pouco menos: mas, sempre, das melhores fontes. Isso conta muiiito. Vamos pensar nas peças (pessoas, vereadores), nos partidos, nos governos, nas conjunturas e vamos pensar até em coisas as quais não podem ser ditas aqui; vamos?


1. Vereadores do PT (Costeira e Carmo): Era dado certo por este Blog que João do Carmo votaria junto com Murutinga-Pesado, o que não aconteceu, e era de se esperar que Costeira ficasse no outro lado. Carmo sempre está junto dos Prefeitos, sempre é uma palavra de peso, mas significa (basicamente) "o tempo todo"; acertamos em 50%, pois Carmo ficou junto de Costeira (mas fontes nossas acreditam que Carmo passará para o lado de Peso Pesado-Murutinga, não demora muito; mas vamos esperar; se sim, fechamos cem por cento de acerto; se não, ficamos com cinquenta);

2. Vereadores do PSDB (Gil e Genivaldo): Dávamos como certo que os dois, isto é 100%, votariam com Murutinga-Pesado, o que aconteceu (acerto total), pois Gil tem boas ligações com Genivaldo e Genivaldo tem liderança no PSDB local e o P-MDB no Miri pode dar socorro ao PSDB do Miri, pois o Simão Jatene não está mais Governador do Pará. Já que o centro de poder está com o P-MDB e que o PSDB não está fortalecido no governo paraense, nem no governo miriense (o P-MDB está, não é, mesmo?), então... quem poderia ser porto seguro neste momento? Genivaldo se opôs a Ney Pantoja, durante dois anos, e Gil viria fechar com Murutinga (têm boas relações, foram base de apoio a Pé de Boto 2013-14 etc.), como aconteceu; nesse ponto, Blog foi de carrão-de-sena;

3. Vereadores do PSD (Ana Lima Costa e Neto Nahum): O Blog dava como certo que os dois vereadores (que estiveram unha e carne com Antoniel Miranda-Ney, por mais de um ano), isto é 100%, votariam com Murutinga-Pesado, o que aconteceu (acerto total); Muru é Peso Pesado e Peso Pesado precisava acertar desta vez (no começo de 2017, ele errou politicamente tudo o que podia e mais uns 10%, aqueles dez por cento a mais). Ana é da Vila Maiauatá, não é inimiga de morte de Murutinga (hipérboles) e Neto Nahum tem seus modos de trabalhar, sempre dado a um bom bate-papo e poderia ter perspectivas quanto à composição de governo, e o PSD no Pará é Bolsonaro e Bolsonaro é Éder Mauro (dep. fed.-PSD) e o Governador do P-MDB, Helder, tá buscando bem o Bolsonaro, e o PSD não tá alinhado (no Pará) ao PT, e o PT no Miri ficou para o outro lado, e em 2020 tem Eleições etc. etc. Então, o PSD, o PSDB e o P-MDB deveriam (em tese) estar longe do PT, pois, se essa Eleição da Câmara (base de Peso Pesado) fortalecesse o PT no Miri, o ex-Prefeito petista Roberto Pina sairia fortalecido: e, isso, nem Antoniel Miranda (um pouco forte, neste dias), nem o PSDB e nem o P-MDB e Peso Pesado gostariam que acontecesse, né, gente?

4. Vereadores do P-MDB (Kadhek, Nenca, Ângela e Ir. Nenca): Ir. Nenca foi fiel, foi leal a Peso Pesado, a Murutinga, a esse grupo todo; mas este Blog acreditava que os demais três vereadores (que podem perder os respectivos mandatos, em razão das atitudes individuais de 07.12.2017) iriam passar do lado de Antoniel Miranda para o outro lado. Isso, por inúmeros motivos (reler o item 2, sobre Vereadores do PSDB; fazer ajustes e tirar boas conclusões). Conta muito nessa adesão dos demais três medebistas o fato de Peso Pesado ser muito maleável às conversas políticas. Assim, os Vereadores do "15" poderiam ser anexados ao grupo pró-Murutinga. Nesse grupo, o Blog acertou em 100% (e não se orgulha disso);


5. Vereador Rufino Leão (PMN): Dávamos como certo que o amigo Vereador votaria apoiando o Grupo de Murutinga-Pesado, o que aconteceu (acerto total). Não há orgulho interno em termos acertado em 100%; R. Leão é "cria" política do ex-Vice-Prefeito Francisco Pantoja, que esteve junto de Peso Pesado entre 2016 e 2017...


6. Vereador Augusto-Guto (PV): Dávamos como certo que esse Vereador (ainda no PV, acredita-se; pois deveria ir para o PSDB ou até para outra sigla...) votaria apoiando o Grupo de Murutinga-Pesado, o que aconteceu (acerto total). Não há orgulho interno em termos acertado em 100%; Ver. Guto ganhou a eleição com menos de 470 votos e vê muitas dificuldades no ano de 2020; Augusto esteve com Ney Pantoja-Antoniel por mais de um ano, basicamente dois anos, mas choveu muito em dezembro último e os ventos mudaram;


7. Vereador Ney Pantoja (PROS): Dávamos como certo que o então Presidente Ney não votaria com o Grupo de Murutinga-Peso Pesado, o que aconteceu (acerto total, 100%). Ney ficaria mais alinhado a Antoniel Miranda (e, dizem os mais esclarecidos: mais alinhado a Roberto Pina para o ano que já vai chegar). Não há orgulho interno em termos acertado em 100, mas acertamos. O Ver. Ney não deixou este Blog quebrar a respectiva língua; kkkkk (vamos avantes!!!) 


8. Toninho do Murutinga (PSB): Não é preciso dizer que o Blog acreditava que Murutinga seria candidato a Presidente, que votaria nele mesmo... (acerto total, 100%);


9. Ver. Valdir Jr. (Avante): O Blog dava como certo que o citado Vereador não votaria com o Grupo de Murutinga-Peso Pesado, o que aconteceu (acerto total, 100%). Júnior continuaria (entendia o Blog) ligado ao grupo político de Ney Pantoja-Antoniel, acreditando (o Blog...), deve ser dito, que essa ligação pode durar somente uns meses, o que deve ser verificado depois do Carnaval de 2019. O Ver. Valdir Jr. não deixou este Blog quebrar a respectiva língua (vamos embora, avantes!!!) 

_____________________________
Dado que este post gerou extrema canseira ao seu editor, vamos parando por aqui. Compartilhe. Divulgue. TMJ; não é assim que dizem.

Feliz ano que chegou!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário