segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Lançamento: "POROROCA DOS SABERES" é o novo livro liderado pelo historiador Marinaldo Pinheiro

Israel Fonseca Araújo (Academia Igarapemiriense de Letras/AIL)

Divulgação da Live - Lançamento do Livro "Pororoca dos Saberes" (Ed. Veloso, 2021)

O historiador, professor e pesquisador Marinaldo Pantoja Pinheiro é um dos mais produtivos intelectuais de nosso Igarapé-Miri (PA), nos últimos anos. E olhe que as atividades culturais, poéticas e de pesquisa estão a todo vapor (e como nunca o estiveram) na Terra do Açaí. Mestre em Educação e Doutorando no mesmo Programa, pela UEPA, graduado e especialista em História; bacharel em Filosofia, membro efetivo da Academia Igarapemiriense de Letras (AIL), Pinheiro tem se destacado, e muito, nesse aspecto: só no dia do Aniversário de Igarapé-Miri, em 23 de maio de 2021, foram dois livros acadêmicos lançados. Agora, surge mais um.

Desta feita, trata-se da obra POROROCA DOS SABERES: Produção de conhecimentos na “Terra do Açaí” (Editora Veloso, 2021). Organizado pelo citado historiador, o livro reúne pesquisas que resgatam vários aspectos acerca do passado igarapemiriense, conforme apontamos a seguir (em tempo: Live de Lançamento acontecerá nesta quarta, 09/02, 20:30h, no Facebook Poemeiro do Miri On-line). 

Segundo as falas do próprio organizador, a obra apresenta "o resultado de cinco (05) pesquisas que tratam das seguintes temáticas: educação, escravidão e religião, a saber:

(i) Patrimônio perdido: História da Festividade de Santa Maria da Boa Esperança em Igarapé-Miri, Pará (1825-2005), de autoria de Edna Ferreira Lobo;

(ii) 'Fragmentos de uma sociedade imperial (1831-1903)', Renato Pinheiro Sinimbú;

(iii) 'Senhor e possuidor de uma sorte de terra': Título de Posse e regularização fundiária no município de Igarapé-Miri/PA (1897-1901), escrito por David Rodrigues Farias;

(iv) Ecos de Modernidade: História do Grupo Escolar de Igarapé-Miri, Pará (1904-1971), texto produzido por Marinaldo Pantoja Pinheiro;

(v) Ensino de História na Escola Municipal de Ensino fundamental Aristóteles Emiliano de Castro, Igarapé-Miri, Pará (1964-1985), de Rayanne Corrêa Cabral".


Síntese: Segundo anotações da professora e pesquisadora, doutora Ivanilde Apoluceno de Oliveira, o Pororoca dos Saberes "é uma coletânea, que apresenta pesquisas de caráter interdisciplinar realizadas no município de Igarapé-Miri, Pará, Terra do Açaí. O título é significativo ao destacar a 'Pororoca dos Saberes', que tem relevância no contexto amazônico e, como destaca Oliveira (2003), expressa no plano simbólico o encontro entre diferentes forças de saberes, cuja onda de ideias avança, de forma avassaladora, na construção do conhecimento"; conclui a professora da Universidade do Estado do Pará (UEPA) que "vale a pena ler esta coletânea para conhecer tanto o contexto histórico, cultural e educacional do Município de Igarapé-Miri, quanto às produções de seus pesquisadores com as vozes dos sujeitos das pesquisas, representantes da comunidade local". 


Apoio: Blog Poemeiro do Miri

4 comentários:

  1. Parabéns professor Israel, pelo seu excelente trabalho em divulgar as obras dos autores miriense!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos historiadores envolvidos nesse grandioso projeto que cumprem com nobreza e louvor a missão de divulgar essa obra importante desses ilustres pesquisadores do município de Igarapé- Miri.

    ResponderExcluir