terça-feira, 18 de julho de 2023

No Miri, Comunidade Surda apresentou Carta de Reivindicações ao prefeito e demais autoridades

A Comunidade Surda organizada em Igarapé-Miri, nordeste do Pará, apresentou um conjunto de pedidos e reivindicações ao prefeito da terra do Açaí, Roberto Pina (PT), ao vice-prefeito Marcelo Corrêa, aos vereadores(as), secretários de governo e outras lideranças autoridades presentes na III Conferência da Cidade; esse espaço de debates ocorreu no dia 20/06 recente, na Barraca de Sant'Ana, e tratou - centralmente - de pensar, sonhar e reivindicar uma cidade inclusiva e acessível a todas as pessoas.

Dentre os pontos centrais contidos em uma Carta (aprovada pela população, presente na Conferência), estão a garantia de "Acessibilidade comunicacional em Libras: janela do intérprete em tamanho visível [em comunicações oficiais do governo Pina, dentre outros]" e manter, em espaços públicos de governo, "Profissionais tradutores intérprete de Libras qualificados". A seguir, confira a Carta (íntegra):


Carta de Reivindicações

A comunidade Surda de Igarapé-Miri, vem perante a III Conferência da cidade apresentar as seguintes reivindicação, as quais - após aprovadas por esta plenária, devem ser direcionados ao Prefeito de Igarapé-Miri, vice prefeito, secretários/as e demais autoridades. Por esse motivo, reivindicamos:

- Acessibilidade comunicacional em Libras: janela do intérprete em tamanho visível;

- Profissionais tradutores intérprete de Libras qualificados;

- Professores Surdos no AEE e intérprete de Libras (fluentes);

- Criação de cargos: Intérprete de Libras;

- Acessibilidade nos pronunciamentos da Prefeitura;

- Polo bilíngue;

- Programações culturais que possam incluir os surdos;

- Disciplina de Libras nas salas de aulas regular.

@comunidadesurda_miri

(Fim)


Apoio: Blog Poemeiro do Miri

Nenhum comentário:

Postar um comentário