sexta-feira, 7 de julho de 2023

Vereador Ir. Nenca (MDB) acertou em cheio... sobre o "acidente" envolvendo Roberto Pina (PT): #opinião_do_PoemeirodoMiri

Dia 01 deste julho (sáb.), as redes sociais aquecerem-se de todo, pois houve um incidente de trânsito (trocadilho de acidente, claro) nas ruas de Igarapé-Miri (PA) e o causador do evento teria sido o prefeito da cidade - Roberto Pina (PT); este, estaria alcoolizado e teria dado causa ao evento. Passados dias, nada de nota oficial e/ou Nota pessoal/política da parte de Pina, a qual pudesse demonstrar à população que tal "não teria acontecido" etc.: no acidente, a caminhonete conduzida pelo prefeito teria se chocado com uma viatura da Polícia Militar (PM) e, assim, atingido duas pessoas que estavam na via pública.

Apenas uma Nota em tom de divulgação oficial circulou no mesmo sábado (01), à noite, mas para dizer que a população não divulgasse "fake news", que isso é "crime", ao replicar boatos das redes sociais de que Pina estaria preso (o que, ao que se sabe, não ocorreu). Mas nada de retratação ou divulgação similar, dando conta de que "não houve" acidente causado pelo máximo líder político local etc. (o veículo de notícias Jornal Miriense On-line divulgou sobre, o que pode ser visto Aqui). Por essa razão, quem ocupou o "vazio" político foi o vereador do MDB e atualmente pré-candidato a Prefeito de Igarapé-Miri Ir. Nenca (Rosivaldo Silva Costa); três dias após o fato, Nenca gravou vídeo para as redes sociais e, de forma muita cautelosa em seus dizeres, declarou que:

No citado sábado, houve um "terrível episódio que ocorreu no município de Igarapé-Miri" que se constituiu no "acidente provocado pelo prefeito de Igarapé-Miri"; que Pina, "após ingerir bebida alcoólica, ficou inteiramente embriagado (supostamente)" e "saiu para dirigir uma caminhonete que também presta serviços ao município de Igarapé-Miri"; que o prefeito "ele bateu em uma viatura da PM e atropelou duas pessoas...". Ir. Nenca reconhece que o prefeito, cidadão maior de idade, pode consumir bebida alcoólica etc., que a nossa Constituição Federal e leis do país assim permitem e por aí vai.

Mas alertou para a delicadeza dessas questões, principalmente, claro; Ir, Nenca alertou que gostaria que o prefeito Pina "pudesse trazer pra si a responsabilidade...", destacou que - sem essas posturas - os agentes de trânsito poderiam ficar em situação delicada diante da população e fez apelo a "nossos jovens, irmãos" e outros, "que não venham tomar essa atitude"... Dirige-se ao prefeito e pede: prefeito, nós esperamos...

Ou seja, o pré-candidato aproveitou bem a oportunidade e dialogou com a população sobre essa questão; seu vídeo deve ter sido visto por milhares de cidadãos e cidadãs da terra do Açaí e seu posicionamento dialoga positivamente com a totalidade da população que tem alinhamento religioso cristão evangélico e com tantos milhares mais. Trata-se, como sabemos, de uma situação grave por demais (que é dirigir sob efeito de álcool), em razão dos riscos aí implicados, do caos que isso ajuda a formar em casas de saúde, emergências hospitalares (inclusive, podendo ocasionar que pessoas acometidas por outros adoecimentos percam a oportunidade de conseguir um leito) e da possibilidade de acontecer até vítimas fatais (por exemplo, em 2021, o Brasil perdeu 33.813 vidas para acidentes de trânsito; veja Acessando Aqui); é como se vários municípios brasileiros deixassem de existir de um ano para o outro.

Felizmente, tal não aconteceu no caso em destaque, mas sempre se espera de uma grande liderança (sobretudo de um/a governante) que venha a público falar de suas eventuais dificuldades e, assim, irmanar-se com o conjunto da população no sentido de mobilizar uma mensagem subliminar do tipo "eu também sou falho, cometo erros, errei nesse momento e quero me desculpar ante vocês". Isso é pedagógico e ajuda em muito uma população a se fortalecer; principalmente, quando se trata de líderes políticos que misturam a prática/vivência política e partidária e eleitoral com a vivência religiosa - destacadamente a fé cristã; quando, em todos os momentos de falas políticas, saem a dizer: "graças a Deus...". Aí, mesmo, que ajuda(rim) muito, pois Jesus Cristo só combina com vida e vida em abundância e com humildade, muita humildade.

Politicamente, Ir. Nenca deu uma cartada potente, na mosca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário