terça-feira, 13 de março de 2012

Prática Pedagógica: no Brasil, tempo em Sala de Aula é mal aproveitado


Fonte: Revista Nova Escola, junho/julho de 2011, p. 39.


De acordo com um estudo realizado pelo Banco Mundial, em Pernambuco, Minas Gerais e na cidade do Rio de Janeiro, os docentes brasileiros gastam mais tempo do que os de países da OCDE (os mais desenvolvidos do planeta) em atividades de administração da sala (organização de grupos, pedidos de silêncio etc.) ou mesmo não-acadêmicas (como idas à Secretaria [da Escola] durante a aula). Veja o Gráfico (grifos nossos):



Atividades de Aprendizagem
Administração de Sala de Aula
Atividades não-acadêmicas
Cidade do Rio de Janeiro
62%
31%
7%
Minas Gerais
65%
26%
10%
Pernambuco
61%
27%
12%
OCDE
85%
15%
0%
 


 Prof. Israel  Fonseca Araújo

 _______________________
Curiosidade: No Ensino Superior, entre 35 países (os 30 da OCDE e mais 5 emergentes) o Brasil ocupa o  último lugar no ranking “da população com diploma universitário”.

(Ernesto Faria, especialista em análise de dados educacionais; in: Revista Nova Escola, junho/julho de 2011, p. 39.)





Nenhum comentário:

Postar um comentário