Fonte: Revista Nova Escola, junho/julho de 2011, p. 39.
De acordo com um estudo realizado pelo Banco Mundial, em Pernambuco, Minas Gerais e na cidade do Rio de Janeiro, os docentes brasileiros gastam mais tempo do que os de países da OCDE (os mais desenvolvidos do planeta) em atividades de administração da sala (organização de grupos, pedidos de silêncio etc.) ou mesmo não-acadêmicas (como idas à Secretaria [da Escola] durante a aula). Veja o Gráfico (grifos nossos):
| Atividades de Aprendizagem | Administração de Sala de Aula | Atividades não-acadêmicas |
Cidade do Rio de Janeiro | 62% | 31% | 7% |
Minas Gerais | 65% | 26% | 10% |
Pernambuco | 61% | 27% | 12% |
OCDE | 85% | 15% | 0% |
Curiosidade: No Ensino Superior, entre 35 países (os 30 da OCDE e mais 5 emergentes) o Brasil ocupa o último lugar no ranking “da população com diploma universitário”.
(Ernesto Faria, especialista em análise de dados educacionais; in: Revista Nova Escola, junho/julho de 2011, p. 39.)
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