segunda-feira, 15 de outubro de 2012

15 DE OUTUBRO DE TODOS OS ANOS...

prof. Israel Fonseca Araújo(*)


Todos os dias de todos os anos, ao menos desde 1996, eu me lembro que cada dia é o dia de Todo Mundo (Pai, Mãe, Criança, Médico, Professor, Advogado, Namorado(a), Mulher...), pois sei que "TUDO posso nAquele que me fortalece" e que, esse Aquele, é o que estava no começo de TUDo e SEMPRE ESTARÁ presença em TODAS AS HORAS.
E, por isso, hoje, é APENAS uma Data Comemorativa como todas as outras de TODOS OS DIAS, nosso "Dia do Professor e da Professora", talvez mais da PROFESSORA.
Ainda assim, me amparo no Prof. Ezequiel Theodoro da Silva, em "Magistério e Mediocridade" (Cortez, 7a. ed., 2008), que desabafa:

"Carrego comigo uma história de 23 anos de magistério. Entra, por esse meio, ensino em classes multisseriadas de escola rural [...], bicos para complementação do ordenado e desatinos e pesadelos. Uma carga e tanto, sempre puxada na esperança de um amanhã um pouco melhor." (p. 11/12)

Desses 23 do ilustre professor (ele estava em 1991) eu tenho, em 2012, apenas 15,6 anos. Mas como nossas histórias já são parecidas! E eu ainda estou longe dos 40 anos! Quantos "bicos" ainda virão? E o amnhã de Igarapé-Miri (Pará, Norte do Brasil, Interior da Amazônia "Legal") como será?

Para ilustração, o "retrato" de dois Professores, o primeiro já desgastado pelo tempo e pelo uso - mas ainda em condições de RECICLAGEM GOVERNAMENTAL.

(Imagem: Profs. Israel F. Araújo e Isaac Fonseca, na Festa de N. S. Aparecida, Rio Mamangal-Grande, em 12/10/12 - Arquivo Pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário