sábado, 6 de outubro de 2012

Pesquisa indica possível vitória de Dilvanda Faro (PT), em Acará

Candidata Francisca Martins (PSD, aliada de Simão Jatene) está em terceira na disputa. Veja a matéria do Amazônia Jornal, das ORM:

“Pesquisa encomendada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Acará - PA revela a intenção de voto sobre a disputa para a prefeitura de Acará na eleição municipal de 2012.

A candidata Dilvanda [Faro], do PT, lidera a disputa, com 32,2% de intenção de votos espontâneos (quando o eleitor é solicitado a manifestar-se espontaneamente sobre em quem votaria para prefeito). Ela é seguida por Mota Junior, do PMDB, citado por 26,5% dos entrevistados. A candidata Francisca Martins, do PSD, segue em terceiro, com 21,8% das intenções de voto. Pato Branco, candidato do PV, foi citado por 1,6% dos ouvidos nas entrevistas. Os votos brancos e nulos somam 0,8%. De todos os eleitores, 17,1% disseram não saber ou ainda não ter decidido em quem gostariam de votar.
A pesquisa foi registrada junto ao TSE e ao TRE/PA (PA-00202/2012). As entrevistas foram feitas entre 25 e 27 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 4% para mais ou para menos. Foram entrevistados 619 eleitores. A empresa responsável pela pesquisa foi a Acertar Ltda, contratada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Acará - PA.
Na intenção de voto estimulada (quando são apresentados os nomes dos candidatos), se a eleição fosse hoje, Dilvanda obteria 36,2% da preferência dos eleitores de Acará, contra 30% de Mota Junior (diferença de 6,2%). Seguidos de Francisca, com intenção de voto de 24,1% do eleitorado, e por Pato Branco, com 2,9%. Para aqueles que afirmam votar branco ou nulo, o índice é de 2,1%, enquanto 4,7% afirmam ainda não saber em quem votar.
Considerando apenas os votos válidos, excluindo-se os indecisos e os votos brancos e nulos, o panorama é o seguinte: Dilvanda teria 38,8% contra 32,2% de Mota Junior, 25,8% de Francisca Martins e 3,1% de Pato Branco.

Método - A pesquisa sobre as intenções de voto em Acará foi quantitativa, feita de acordo com a técnica de survey de opinião, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. As informações foram fornecidas pela Acertar.
Foram entrevistadas pessoas com idade igual ou superior a 16 anos que moram e votam em Acará.
Foi adotada uma amostra estratificada por cotas, com a aplicação de 619 questionários, para obter representatividade para o total do município. As cotas foram definidas por sexo, grupo de idade e por área de moradia (urbana e rural), sendo calculadas proporcionalmente a cada estrato de acordo com os dados do Censo 2010 do IBGE e do Tribunal Superior Eleitoral (Estatísticas do Eleitorado de agosto de 2012).
Por se tratar de amostra proporcional às variáveis demográficas, a pesquisa é autoponderada, ou seja, as proporções do universo pesquisado estão contidas na amostra.

O método utilizado para a seleção dos domicílios foi o arrolamento nos quarteirões dos bairros e localidades selecionados na amostra com saltos sistemáticos. Quando houve recusa de informações, domicílios vazios ou não foram satisfeitas as exigências das cotas, foi selecionado o domicílio subseqüente.
Ainda segundo a Acertar, a margem de erro para os resultados da pesquisa é de 4,0% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
A coleta de dados foi realizada de forma pessoal em domicílio entre os dias 25 e 27 de setembro de 2012. Sendo que 20% dos questionários de cada entrevistador foram checados por supervisores que acompanharam o trabalho de campo. Para detectar erros no processamento foi feito um controle de crítica e consistência dos dados.
Na pesquisa, utilizou-se o método descritivo para a execução da leitura e interpretação dos dados coletados. Na criação do banco de dados e no cruzamento entre variáveis, foram utilizadas técnicas estatísticas e recursos de informática. Os dados foram tabulados nos programas SPSS (Statistic Package for Social Sciences).


Nenhum comentário:

Postar um comentário