sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

1ª Eleição Direta para Diretor e Vice foi na Escola "Caetano Leão", em uma semana repleta de assaltos a alunos(as) dessa mesma escola!

Israel Araújo (Editor)
Coordenador-Geral do Sintepp / Igarapé-Miri
Pres. Academia Igarapemiriense de Letras (Cadeira 07)


(Marcelo Pureza, pres. da Comissão Eleitoral da "Caetano Leão", acompanhado pelo editor do Poemeiro do Miri, prof. Israel Araújo, Ozenilda Guimarães (SEMED) e equipe de mesárias)

A Escola Municipal de Ensino Fundamental "Caetano Corrêa Leão", situada em Vila Suspiro (PA-407), elegeu a primeira Diretora e a primeira Vice-Diretora da história da educação municipal de Igarapé-Miri, através de votação pela Comunidade Escolar, no pleito realizado no dia 03/12/2015 (quinta), no qual se inscreveu apenas uma Chapa. Segue versão simplificada da Ata da Comissão:

Aos três dias do mês de dezembro de 2015 (03/12/2015), no horário compreendido entre às 08h e 17h, realizou-se a votação na Eleição Direta para o preenchimento dos cargos de Diretor(a) e Vice-Diretor(a) da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Caetano Corrêa Leão”, conforme determinação da Lei Municipal 5.102/2015, Decreto 031/2015 – GP, e Edital 001/2015, da Comissão Eleitoral. Para esse pleito, foi inscrita apenas uma Chapa, formada pelas Candidatas Rosilda dos Santos (para Diretora) e Liduína Miranda Lobato (para Vice-Diretora), sendo por isso mesmo identificada como “Chapa Única”. Após terminada a votação, passou-se à contagem das cédulas e da respectiva votação. Por meio desse procedimento, a Comissão Eleitoral, juntamente com os Mesários, passaram a contar os respectivos votos, pelo que se constatou que, dos 814 eleitores considerados aptos a votar, 372 (trezentos e setenta e dois) eleitores(as) votaram. Desse total, 11 (onze) votos estavam anulados. Portanto, os votos válidos somaram 361 (trezentos e sessenta e um). Desses, 304 (trezentos e quatro) votos foram destinados à Chapa Única (84,21% de votos válidos) e 57 (cinquenta e sete) eleitores votaram em branco (15,78% de votos válidos). Assim sendo, considerando as regras gerais do Processo Eleitoral, foi constatado que o quórum mínimo definido pela Lei 5.102/2015 (Art. 13) fora atingido e, logo, o resultado da eleição foi validado. Dessa feita, foi declarada vencedora a Chapa Única acima identificada. Nada mais havendo a tratar, lavrou-se a presente Ata, que segue assinada Comissão Eleitoral. Igarapé-Miri (PA), 03 de dezembro de 2015. Marcelo Quaresma Pureza – Presidente da Comissão; Luís de Gonzaga Santa Moura – Secretário da Comissão; Amanda Paiva Chaves – Membro da Comissão (grifos deste Blog).

(Membros da Comunidade Escolar acompanhando a apuração)





(Material de divulgação da Chapa)


NA CONTRAMÃO DA ESPERANÇA, AS VIOLÊNCIAS

Infelizmente, nessa mesma semana, dia 01/12, alunos e alunas foram assaltados quando esperavam a condução para irem estudar. Assaltantes levaram celulares, jóias e o que mais encontraram. A pedagoga Rosilda dos Santos, gestora da escola, foi com os discentes à Delegacia de Polícia Civil, zona urbana de Igarapé-Miri, mas recebeu um não do delegado, que informou à mesma que esses BOs devem ser feitos pelos pais/responsáveis pelos alunos(as).

Três dias depois, isto é hj (dia 04/12), mais uma vez os mesmos alunos foram assaltados, só que desta vez no próprio ônibus escolar. Assaltantes fizeram "limpeza" e ainda teriam informado que o próximo assalto seria dentro da Escola Caetano Leão. O pânico está instalado nos discentes, que se desmotivam a estudar, e nos docentes, a maioria deles moradores da cidade de Igarapé-Miri, que se deslocam à unidade diariamente.

Segundo a diretora, "Os alunos da escola Caetano Leão foram assaltados novamente, duas vezes só essa semana, na terça-feira foi nas bocas dos ramais, e hoje dentro do ônibus durante o percurso dele pra escola, levaram celular, sandálias, dinheiro e jóias; as aulas foram suspensas e todos foram pra Delegacia registrar ocorrência, mais não tinha viaturas na cidade, estou ainda muito assustada, pensando no dia de amanhã o que poderá acontecer, já que ficamos localizado em lugar de via pública onde passam muitas pessoas de má fé, e nós não temos segurança nenhuma dentro de nossa escola." Além disso, "as crianças já não querem mais ir pra escola e os pais falam em fechar a escola até que seja resolvido a situação", acrescenta.

O Povo quer saber de respostas do Poder Público e tem o direito de as buscar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário