quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Poemeiro "intimidado"(?): Post 400 do Blog diz sobre "Liberdade" de Expressão

Israel Araújo
(Editor;
Presidente da Academia Igarapemiriense de Letras - AIL
Cadeira 07 - Manoel Luiz Fonseca)


"É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimado" (Art. 5, inciso IV, CF 1988)



(Página do Facebook do Prof. Israel Araújo, editor do Poemeiro do Miri, tratando sobre intimidações e Ameaça sofridas pelo responsável pelo Blog Escritos "do" Prof. Israel Araújo; congelamento feito às 14h52min.)


O último "post" de 2015 marca, a um só tempo, uma série de simbologias, entre as quais a evidência de que crimes contra a pessoa são mais comuns do que pensamos:

a) Foi um ano de sérias coberturas, assim nos demais, mas com o diferencial em virtude de o Poemeiro do Miri ter coberto, pela primeira vez, uma Eleição Suplementar para Prefeito e Vice, em Igarapé-Miri: haja peripécias, com a diferença de uma igreja cristã ter mergulhado nessas redes de poder;

b) Foi um ano atípico, no qual a lama da política nacional mostrou uns corpos enrolados em podridões sem precedentes (a Operação "Lava Jato" que, mesmo sem as torneiras do lava-jato, mostrou o quanto de "mensalões" pode haver neste país): e o Poemeiro teve de mostrar essas podridões;

c) Foi um ano atípico, no qual a lama da política local mostrou uns corpos enrolados em podridões sem precedentes (os "Marajás" da Educação de Igarapé-Miri, enlameados em redes de poder, calcadas em arranjos políticos/partidários ainda não apontados ao público. Será que as torneiras de um lava-jato ajeitariam esses corpos?): o editor do Poemeiro teve de mostrar essas podridões e pedir ao Promotor de Justiça que trabalhe sobre esse e outros dados da Corrupção local;

d) No plano pessoal, foi o ano de conclusão do Curso de Metrado em Letras pela UFPA (Universidade Federal do Pará), no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), sob orientação da Dra. Fátima Pessoa, cuja pesquisa tratou de investigação a maneira adotada pelo Jornal Miriense quando da cobertura da atuação pública/política da mulher em Igarapé-Miri (2004-2008), à luz da Análise do Discurso de linha francesa (AD), tendo a perspectiva da prática discursiva, do primado do interdiscurso sobre o discurso, da cena de enunciação e da dêixis discursiva (MAINGUENEAU, 1997, 2008, 2011) como ferramenta teórico/analítica. Uma pesquisa que vem se somar a muitas outras, que se inserem na perspectiva de uma análise discursiva de base enunciativa e que tomam a prática discursiva jornalística como corpus de análise: neste caso, com atravessamento das discussões sobre participação/empoderamento da mulher nos cenários sócio-políticos e administrativos, entendendo o fazer jornalístico enquanto crucial nesse entremeio linguístico-discursivo.

e) No plano institucional, foi o ano de assumir a Coordenação-Geral do Sintepp em Igarapé-Miri e de instalação da AIL (Academia Igarapemiriense de Letras), Silogeu implantado em menos da metade dos municípios do Pará, apesar da indiscutível vivacidade litero-cultural de nosso parazão: em Igarapé-Miri, a iniciativa veio do INCAM (Instituto Caboclo da Amazônia) e Conselho Municipal de Cultura, com a contribuição da Confreira Anne Veloso (da APLI - Academia Paraense Literária Interiorana). O Blog Poemeiro passou a cobrir essa experiência, hoje já evidenciada no Blog da AIL (http://www.academiaigarapemiriensedeletras.blogspot.com/);

f) No plano institucional, o Blog chega, agora, a 400 (quatrocentas) postagens, tendo ficado parado por uns três anos, voltado em 2013 e já conta com mais de 31.000 (trinta e um mil) acessos. No seio social, já é visto como um dos veículos de maior credibilidade no que tange aos experimentos de mídia alternativa/virtual em curso em Igarapé-Miri;

g) No plano institucional, infelizmente, o ano termina com uma tentativa de intimidação, seguida de ameaça velada, feita por um cidadão "festeiro" ao editor do Blog Poemeiro do Miri (no dia 26 de dezembro de 2015). O fato foi imediatamente divulgado nas redes sociais. As razões da ameaça se devem, apenas, ao fato de o citado editor ter feito uma crítica pública (como sempre o fez) a uma placa posta na esquina da Rua Major Lira Lobato com a Gen. Deodoro (ao lado da Escola Marilda Nunes): a placa se configura em dos mais claros abusos de poder e de atentado à livre circulação de pessoas e de ameaça às leis de trânsito do Brasil (print acima). Pode, mesmo, causar acidente(s) e com morte(s), tamanha é a sua gravidade. Por afirmar ao seu intimidador que se trata de liberdade de expressão, garantida pela Constituição Federal de 1988, o intimidador disparou: "Cuidado com a boca". Sem conseguir registrar um Boletim de Ocorrência, na Polícia Civil, o editor do Poemeiro desabafou, na rede social:


Haja humilhação: há mais de dois dias, tento registrar um B.O., na Delegacia de Polícia Civil, no Miri; e haja pegar um "passe mais tarde", "venha com a outra moça" etc. Na delegacia virtual não serve, não há as categorias todas; e eu tenho o que fazer: não posso ficar esperando, indo e voltando. E haja pagar impostos, em 2015, 2014... E o meu INTIMIDADOR e E AMEAÇADOR... só na mutuca, rindo de minha cara; talvez, quando eu consegui registrar, ele já tenha quebrado a minha "boca", conforme ameaça feita diretamente a mim. E haja curtir raiva.

O editor fez Declaração, registrou em Cartório e exigirá da Comissão de Justiça da Câmara Municipal (presidida pelo Ver. Toninho do Murutinga - PSB) que adote providências, quanto ao caso. O fato se deu ao lado da Oficina do Sr. conhecido como "Cidi", o qual presenciou as intimidações do homem (que aceitou se identificar ao Blog), embora possa não ter ouvido a ameaça final.

Segue texto da Declaração:

DECLARAÇÃO QUE FAZ o Sr. Israel Fonseca Araújo, brasileiro, casado, servidor público, residente à Rua Pe. Vitório, 275, Cidade Nova (entre João Afonso Lobato e Raimundo Martins de Lima), portador do RG 2970596 (PC-PA), acerca de AMAEÇA e INTIMIDAÇÕES que sofreu, na manhã deste dia 26 de dezembro de 2015 (26/12/2015).

Israel Fonseca Araujo estava na Oficina de um Sr. conhecido como "CIDI" (Av. Sesquecentenário, próximo ao Comercial Vitória da Conquista, por volta de 10h), quando chegou um UM HOMEM, QUE NÃO ACEITOU SE IDENTIFICAR (aparentando bem mais de 30 anos), mas que se insinuou como suposto "dono da festa do Tupinambá", a ser realizada nos próximos dias, no Netuno's Club. Ao chegar, o homem perguntou: "Foi você que postou [no Facebook] aquela foto da Festa do Netuno's?", ao que o sr. Israel disse que sim, que a postagem era de sua responsabilidade. Sempre em tons de fala muito agressivos, o homem fez várias falas intimidatórias. Entre elas, perguntou se Israel "era político?" (!!!!!). Israel informou ao homem não identificado que suas postagens são de assuntos de interesse da Comunidade, que a faixa colocada próximo à Escola Marilda Nunes, cruzamento da Rua Major Lira Lobato, com a Gen. Deodoro, estava prejudicando a População que precisa se deslocar nas ruas, que fere o Código de Trânsito Brasileiro e que isso é contra a lei. Mas o homem não deixava ser ouvido, não parava de falar e sempre buscava intimidar o editor/responsável pelo Blog Poemeiro do Miri; em seguida, afirmou: "Por que o sr. quer prejudicar o meu trabalho?", "Vá lá no Hospital", além de outras coisas.

Nesse ponto, o sr. Israel disse que já chegava, que o homem tinha falado o que queria, mas o mesmo mantinha o tom de intimidação e demonstrava ficar em frente à bicicleta do Sr. Israel, talvez intimidando mais a sua saída (livre circulação). O citado fato se deve a uma postagem no Facebook (doc. anexado) e ao trabalho do Blog Poemeiro do Miri (http://www.poemeirodomiri.blogspot.com/). A isso pode ser dever essas falas, sempre em tons de INTIMIDAÇÕES. Este Declarante registra estes fatos e busca Providências oficiais, as quais devem surgir já nos próximos dias. Israel cita que essa prática de intimidação fere a Constituição Federal e a consequente Liberdade de Expressão. Ao final, quando o sr. Israel saiu com a sua bicicleta, o dito sr. falou, às costas deste declarante: "CUIDADO COM A BOCA". Nisso, o sr. Israel questionou o ameaçador sobre essa fala de ameaça, ao que o ameaçador ainda debochou: "tu tem como provar isso?".


Igarapé-Miri (PA), 26 de dezembro de 2015.


Israel Fonseca Araújo
Mestre em Letras (UFPA)
Professor
Responsável pelo Blog Poemeiro do Miri





______________________________________

Feliz 2016.

O que diremos mais?


Nenhum comentário:

Postar um comentário