terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Vereadores(as) deram calote no Povo, de novo?

Israel Araújo
(Editor; Presidente da Academia Igarapemiriense de Letras / AIL)



"Será só imaginação? Será que nada vai acontecer?" (Será, da Legião Urbana)


O povo de Igarapé-Miri tem apanhado por demais dos Vereadores(as) instalados na Câmara Municipal, desde o dia 01/01/2013; apanharam muito no passado, também, principalmente quando Roberto Pina (PT) foi prefeito, entre 2009 e 2012. Mas, depois do legado de Pé de Boto (Ailson do Amaral) por estas bandas, aí sim, o bicho pegou pego.

A maior destruição social da histórica política miriense (2013 e 2014, pegando as beiras de 2015) coincidiu com o apoio de ao menos 10 (dez) dos 13 (treze) Vereadores, e apoio bem percebido aos feitos de Boto; nesse ínterim, sabia-se que somente Josias Belo (PSC), Carmoziha (ex-PV) e Melry (PT) estariam mais afastados de Pé de Boto e não apoiavam  o sr. Amaral (ao menos, se acredita que não).

Pois bem, o Ver. Toninho Peso Pesado (PMDB) tornou-se prefeito interino, e teve apoio de cerca de 11 (onze) dos 13 parlamentares. Depois disso, entra Roberto Pina Oliveira, para um mandato suplementar. Os entendidos em política sabem que isso tem outro nome: preparação de armas para 2016. Muito se dizia que Oliveira estaria sem apoio na Casa de Leis, mas o mesmo se mantinha super tranquilo, sem dar ouvidos a nada disso.

Foi então que o Sintepp continuou a mostrar indícios de Corrupção - e das brabas - no governo de Oliveira, informando ao Ministério Público a existência de cerca de dez marajás da Educação (pessoas que somente recebem, sem trabalhar em escolas e/ou outros espaços), possibilidade de existência de muitas dezenas de Professores/as em desvio de função (recebendo do FUNDEB, o que é totalmente irregular) e casos de Professores/as que mantém três ou quatro vínculos (isso é vedado pela Constituição Federal de 1988); alguns destes são, por extensão, marajás. Além desses três casos, há muitos outros a publicar, como é o caso de Professores/as que recebem gratificações de forma ilegal, contrariando a Lei Municipal 4.995/2010 (PCCR do Magistério), como é o caso de Gratificações de Coordenação Pedagógica (30% sobre o vencimento-base) a quem não está atuando nessa função e pagamentos de 50% sobre o vencimento-base como Incentivo SOME... para professores/as que atuam na cidade...

Além das cobranças do Sintepp local, feitas três vezes na Tribuna da Câmara Municipal e informadas ao Promotor de Justiça em Igarapé-Miri, as quais motivaram a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Câmara, outras irregularidades foram apontadas na Saúde. Coube ao ver. Toninho do Murutinga (PSB; considerado um dos principais aliados de Pé de Boto, no passado) a proposição de duas CPI's: uma na Saúde e outra na Educação.

Foi exatamente a partir daí que os tapas na cara do Povo começaram a ser "sugeridos"; analistas do política(gem) de Igarapé-Miri acreditavam que o prefeito seria forçado a buscar diálogo com os Vereadores/as, pois teria chances de as CPI's avançarem e ele vim até a ser afastado por uns dias do cargo; seria a hora de o chefe do Executivo ter de se "aproximar" dos Vereadores/as. Certo?

Ninguém sabe responder, ao certo. Mas informações colhidas pelo Poemeiro do Miri dão conta de que Pina já teria cerca de 09 (nove) Vereadores/as próximos de si; os quatro que ainda estariam do lado do Povo, e contra a Corrupção na Saúde e na Educação (para citar duas pastas) seriam: Toninho Pesos Pesado (PMDB), Josias Belo (PSC), Irmão Nenca (PR) e Toninho do Murutinga (PSB). Estes estariam tentando atuar nas CPI's, mas a maioria já estaria fechada com os governistas (talvez em razão do ano que vem, de eleições, de olho nos cerca de 612 (seiscentos e doze) contratos que somente a Secretaria de Educação (SEMED) vem mantendo, em direta afronta à Constituição Federal de 1988 (fato já informado ao MP, pelo Sintepp), conforme a Folha de Pagamento de outubro/2015.

Portanto, se essas fontes estivem bem embasadas (tudo leva a crer que sim), a maioria dos defensores/as de Pé de Boto e ex-adversários de Pé de Boto e Toninho Peso Pesado já estaria com os homens de confiança de Roberto Pina. Como a Secretaria de Saúde foi dada politicamente a Vice-Prefeita Carmozinha (Pros), a de Finanças pertence ao PT (Marta Santos), a de Administração está com o PCdoB (Sr. Natanel, via dep. Lélio Costa), resta saber até que ponto a SEMED seria rateada pelos agora parlamentares governistas; a pasta foi dada ao professor Janilson Fonseca, sobrinho do prefeito e nome mais forte do PT no governo: seria, agora, re-dividida com vereadores que defenderam Pé de Boto no passado; Pina e Pé de Boto, juntos, aliados dos mesmos "representantes do Povo"? Ora, é sabido que a SEMED funciona como uma verdadeira "prefeitura paralela", na prática; mas estava fechada entre petistas para os rateios políticos (lá vem 2016!!!) e para as conduções técnicas (Deus ajude, pede-se).

Até que ponto o anúncio de duas CPI's seria capaz de sacudir Roberto Oliveira de seu confortável lugar de comando máximo nesta Terra?

Por que cargas d'água este Povo miriense teria de esquecer das últimas esbofeteadas políticas e de gestão que vem sofrendo, há vários anos?

A mudança de ano traria consigo uma mudança de memória de nosso Povo?

Será? Isso é só imaginação?

(Pobre, Renato!, Pobre, Renato!)


__________________________

Tenho dito e mais ainda o direi!










Nenhum comentário:

Postar um comentário