sábado, 29 de abril de 2017

"Sem Noção", versão Igarapé-Miri: parte inicial

Prof. Israel Araújo (editor; poemeiro@hotmail.com)


(Imagem da Rua Pe. Vitório, esquina com a Sesquecentenário. Foto: Blog Poemeiro)



Aconteceu uma "reforma" pesada aqui na sua de casa, a castigada Rua Padre Vitório; profundo desrespeito dos governos para com a memória desse importante religioso da história igarapemiriense. O governo destes tempos jogou uns barros (isso, mesmo) nesta Rua; retirou um pouco da sujeira que tinha no lugar e a deixou no lado direito dessa mesma rua, no sentido de que vai da PA-151 até a escola "MAC" (dessa maneira, condutores de veículos, que sejam prudentes, não têm como passar à Sesque pela sua mão; SÃO OBRIGADOS a ir à contra-mão e podem até se chocar com veículos que vem pela Sesque, entrando na sua mão à Rua Pe. Vitório). Mas, obra é obra, e isso deve ser respeitado: e denunciado, criticado, problematizado, pois as pessoas que por aqui moram e passam devem ser tratadas como cidadãos/cidadãs. Só por isso.

Isso aí. O barro está obstruindo esse correto fluxo. Não para por aí, a obra feita com bastante barro mole, lama, legou um horrível mingau a nossos vizinhos (e a mim, tb; uso essa rua e esse sentido cerca de sete dias na semana: e mamãe me quer vivo, por looooooongoos anos): um buracão, cheio de lamas, resultado do material com as forças divinas das chuvas.

E haja o povo se melar, sujar, escorregar, até cair nesse lamaçal.

Se você achava que já viu tudo, não viu, não; e ainda vem mais projetos pela frente, garantem simpatizantes do governo.


________________________
Parece que fiquei sem ter o que dizer, agora.










quinta-feira, 27 de abril de 2017

A “brincadeira” dessa tal de baleia ou outro bicho azul, mas olhando para Igarapé-Miri

Prof. Israel Araújo
(Editor do Blog Poemeiro do Miri; poemeiro@hotmail.com)



(Ilustração)

Neste mini escrito prosaico/poético de cunho quase humorístico, isso sim, quero lhes dizer que a coisa não anda bonita, não. Tenho medo de lhes dizer o que penso e, ato respostivo (diária meu mestre da língua, Odorico Paraguassu), lá vem assessores de baleia a me perseguir e a retaliar minha nada mole vida; mas é fato que essa “baleia” azul está a causar (diriam os lusos, não eu), essa “baleia” tem poderes sobre uma juventude ávida pelo novo, fincando identidades por todas as parte, com as possibilidades emanadas, trazidas pela internet, então, bão, nem se fala (neste caso, o bão é do paraense, mesmo; saiu). E, de repente, os pais/responsáveis, e padres/pastores, responsáveis de escolas, tanta gente, do nada a se surpreender com as invasões da “baleia”.

Sem poder problematizar a questão, como a mesma merece: ideologias afora e dentro, posições teóricas necessárias, psicologias a tentar embasar, sentidos a considerar, sem poder considerar isso tudo, ainda assim podemos assegurar que essa "baleia" é forte demais, um peso dos pesados que vamos carregando.

E haja nosso Miri a brincar de brincadeiras, a sofrer com tais modismos; e, lá vem, elas sempre a nossa frente, as perguntas:

a) por que damos tanta bola a essas aventuras, espécie de canoas furadas?;
b) por que nosso Povo vive arriscando as peles, a ponto de entrar em um “jogo” que, sabidamente, é de destruição?;
c) acreditar no inacreditável é se fazer de forte?;
d) quem deve aguentar o peso desses fardos?;
e) por uns, tds devem “pagar” e sofrer as dores, ficar de lombos azuis?

A “baleia” azul quer te pegar?; corra dela, fuja; não se deixar enredar, pois esse bicho é forte e pesado.

Hum, vai pra lá, sai de ré.


__________________________
Tenho dito e nuca canso!

sexta-feira, 14 de abril de 2017

Não é texto de Sexta-Feira Santa, é sobre "Senhorita" Andreza

Israel Araújo (editor; poemeiro@hotmail.com)


(Diário online)


O dia de quinta-feira Santa, 13 de abril, por volta de 20:30h, marca a execução de Andreza Ariani Castro de Souza, 22 anos, uma moça que se autodenominava “Senhorita Andreza”. Era moradora de Belém (PA), tendo se tornado famosa desde janeiro de 2016, depois que um vídeo por ela estrelado viralizou nas redes socais e nos grupos de zap/zap; no mesmo, a "senhorita" chamava a "galera" para participar de "uma social", em seu "setor", uma festa que seria constituída por drogas, sexo, libertinagens. Na noite de ontem, a "Senhorita" foi executada por dois homens, próximo à Av. Independência, em Belém, com cinco tiros, estando estes em uma moto.

O site "diário oline" divulgou, quase simultaneamente à morte:

  
Bastou um vídeo convidando os amigos para uma “social” regada a álcool e entorpecentes, com a garantia de que não teria a intromissão da polícia, que vazou e ganhou as redes sociais, em janeiro de 2016, para abrir as portas da fama de Andreza Ariani Castro de Souza, 22 anos, que se autodenominava “Senhorita Andreza”. Tão repentino quanto o sucesso do vídeo foi o seu assassinato, a tiros, às 20h30 de ontem, na avenida Independência, bairro da Cabanagem, Grande Belém.
Andreza morava a poucos metros do local onde foi morta. Ela, inclusive, segundo policiais militares, havia saído de casa a pé quando foi abordada por 2 homens numa motocicleta. “Ela ainda tentou correr e se esconder num lava-jato, mas ficou encurralada”, disse o aspirante PM Costalat, da 1ª Companhia do 24º Batalhão.
O local em que a vítima tentou se refugiar estava fechado. A situação favoreceu os assassinos, que a executaram com 5 tiros, a maioria deles na cabeça e nas costas da jovem. No local do crime, um cachorro também foi morto pelos 2 homens, supostamente por ter tentado avançar contra eles.


E vieram as centenas de manifestações, comentários que buscam ligar a execução de Andreza ao fato de a mesma morar na periferia de Belém, muito marcada pela mortandade humana, sobretudo de jovens/moradores(as) das periferias. E chovem os comentários que evidenciam discursos quase fundamentalistas, neonazistas: coisas do tipo "bem feito", por (possivelmente) se envolver com o mundo do crime, do tráfico; "ela procurou e achou"; "É cara, embaçou a social... Que sirva de exemplo, quem é amigo de bandido também acaba como bandido" e outras falas desse perfil.

Lembrando que o companheiro de Andreza já havia sido executado, em belém, com cerca de dez tiros, no final do ano de 2016; nesse mesmo ano, a própria "Senhorita" se filiou à UJS (União Juventude Socialista) do partido PC do B, concorreu a Vereadora de Belém e recebeu menos de 800 votos. Segundo a imprensa local, o PC do B relacionou a execução da ex-candidata à atuação de milícias, em Belém.


(DOL)


Com mais uma execução sumária, envolvendo a população jovem (entre 15 e 29 anos), moradora das periferias urbanas brasileiras, ficam perguntas do tipo:

a) Não há, mesmo, escolhas para esses jovens?
b) O "mundo do Crime" é tão implacável a ponto de tragar quem queira, ou nossas escolhas podem contra essa tragédia humana?
c) Andreza cambou em razão de acerto de contas, em função de dívidas ante os "caras"?
d) Foi uma tatuagem de "palhaço", inscrita em seu braço, o que selou a sua sina?


Sem ligar uma coisa à outra, registra-se aqui que o deputado estadual petista, Bordalo, está ameaçado de Morte; o parlamentar não tem esse perfil, bem destacado acerca da "Senhorita", mas ainda assim (e, no caso dele, por defender a vida e lutar por um mundo mais justo) estaria com os dias contados. Deus permita que não.


Tão Belém. Cidade de desamor por seu Povo.

quarta-feira, 12 de abril de 2017

OPINIÃO: Atitude do Ver. Ir. Nenca (PMDB) diante de Projeto do prefeito Toninho Peso Pesado (PMDB) é digna de aplausos

prof. Israel Araújo (editor; poemeiro@hotmail.com)


(Print a partir do Blog Gazeta Miriense)


Neste momento, tenho de deixar uma MANIFESTAÇÃO PÚBLICA (óbvio) de APOIO E RECONHECIMENTO à postura do Ver. Rosivaldo Silva Costa, o Ir. Nenca (PMDB), por sua decisão nobre e correta de não aceitar fazer um "Parecer de Coxa"; a decisão do Relator de NÃO APROVAR um Projeto-de-Lei nefasto para a sustentação do Município de Igarapé-Miri é digna de aplausos e Louvor. Por ser do PMDB, partido do Prefeito Toninho Peso Pesado, muita gente já imaginava que Ir. Nenca poderia aceitar, tentar aprovar, mas o citado Vereador mostrou que estaria para exercer seu Mandato, seu papel de Representante do Povo. Se isso contagiará outros/as Vereadores/as só o tempo dirá. (matéria consistente, sobre essa decisão de Nenca, sobre o Projeto de Lei de iniciativa do Prefeito de Igarapé-Miri, está no Gazeta Miriense, ao qual lhes remetohttps://gazetamiriense.wordpress.com/2017/04/12/camara-rejeita-criacao-e-aumento-de-cargos-de-pesado-que-custaria-tres-milhoes-de-reais/Mas, com a necessidade de ter CPIs para investigar contas de COMBUSTÍVEIS, medicamentos e Lixo milionário, já-já esses outros Vereadores terão de mostrar um lado à população: ou do lado do Povo ou dos desmandos de Governo, que podem pesar tanto contra nossa já necessitada vida pública.

Claro que os Vers. José Maria Costeira (PT) e Prof. Valdir Jr. (PT do B) também colaboraram, mas o voto desfavorável de Ir. Nenca "lava a alma" de um Povo já não quer acreditar nem em Vereadores/as independentes, imaginem em aliados/as de Governos.

Se o município vive em uma séria crise financeira, com diminuição de repasses, imerso em escândalos de VÁRIAS DISPENSAS DE LICITAÇÃO para celebrar contratos quase milionários (entre outras interpéries), por que aumentar o número de Secretarias de Governo (criação de Sec de Agricultura, p. ex.)?; aumentar o número de cargos comissionados e aumentar o valor desses Subsídios (de modo galopante, até)?

Toda essa problemática, com a possível aprovação do Projeto de Lei de Pesado, levaria Igarapé-Miri a despesas (a mais) milionárias.

Enquanto isso, os trabalhadores/as da Educação municipal querem um Plano de Carreira Unificado, que deixe servidores/as Docentes e não-docentes com direitos de progredir na Carreira, e se sentirem, tds, valorizados. Projeto esse engavetado, há anos. Não lhes parece um peso para um lado (servidores de carreira, que querem estar na ativa até se aposentar) e outro peso para agentes políticos, de confiança de Pesado? E os profissionais da área da Assistência Social, que seguem desvalorizados/as, sem garantia de PCCR, de uma Carreira mais digna? E os trabalhadores/as da área administrativa, historicamente desamparados em termos de Valorização e de Carreira?; e os trabalhadores/as da área de Saúde, com Salários profundamente defasados? Por que esses pesos são mais leves para um lado e mais pesados para outro?

Parabéns, Ver. Ir. Nenca (PMDB), o sr. segue recebendo meu respeito e minha declaração públicos; feliz por suas posições, Vers. Prof. Valdir Jr. e José Maria Costeira. Suas atuações foram brilhantes, nos termos do Parecer produzido e assinado por Ir. Nenca.

O povo miriense há de saber separar as boas ações de parlamentares daquelas que poderiam ser repudiadas por este Povo. Este povo está precisando, com URG., de vereadores/as com ações tais quais esta de Ir. Nenca.

Prof. Israel Fonseca Araújo.







Helder Barbalho (PMDB) e Paulo Rocha (PT) na lista de Édson Fachin (STF): isso deixa Jatene/PSDB mais fortes, na campanha de 2018?

Israel F. Araújo (editor; poemeiro@hotmail.com)


Em todos os meios de comunicação do País foi divulgada, ontem (11/04), uma listagem contendo dezenas de nomes de políticos (dentre eles, três Governadores de estado e nove ministros do "Governo" de Michel Temer), mais senadores/as, deputados/as e demais políticos, que serão alvo de inquérito via Supremo Tribunal Federal (STF), a partir de decisão do Ministro Édson Fachin (STF); este determinou abertura de inquérito com base em Deleções de ex-executivos da empresa Odebrecht


O destaque, aqui no Pará, é para a inclusão do Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho (PMDB), um dos nove ministros de Temer arrolados na decisão, e do Senador do PT Paulo Rocha. Por esse motivo, as ORM's saíram às pressas para noticiar, com destaque para a implicação de seu adversário político, o Barbalho filho do Barbalho (o pai).

Saiu no portal ORM News, das Organizações Rômulo Maiorana:


O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de inquérito contra o ministro Helder Barbalho (PMDB) e mais oito ministros do governo Temer, 29 senadores e 42 deputados federais. O grupo faz parte do total de 108 alvos dos 83 inquéritos que a Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) com base nas delações dos 78 executivos e ex-executivos do Grupo Odebrecht, todos com foro privilegiado no STF. Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, não aparecem nesse conjunto porque não possuem mais foro especial.


(ORM News)



O grupo político do PSDB e seus eternos aliados, os Maioranas, estariam ganhando mais fôlego para as eleições ao governo do Pará, em 2018? Já é sabido de todos que Simão Jatene (Governador, PSDB, recentemente cassado pelo TRE-PA) estaria prestes a ter de se humilhar, mais uma vez aos Barbalhos, para que o PSDB aceite ser subserviente ao PMDB paraenses, com a finalidade de eleger Helder governador do Pará, o maior de todos os projetos dos Barbalhos (inimigos dos Maioranas e, às vezes, do PSDB). Com isso, e por conta das imposições nacionais do PSDB (que quer ajuda do PMDB para a Presidência), o grupo de Jatene e de Helder negociariam a vaga de vice-governador e vaga(s) de Senador(a), pois em 2018 há duas vagas em disputa (Flexa Ribeiro/PSDB e Jader Barbalho/PMDB têm seus respectivos mandatos findados).

As disputas ao Senado e a vaga de Vice-Governador cairiam bem para os planos de um partido acabado na avaliação popular, no Pará, o PSDB, apesar de a máquina governamental estar em suas mãos, há muitos anos, o que lhe daria sérias chances de ganhar, de novo, o Governo. Mas, com Helder forte no estado e com apoio de Brasília, teria chances de deixar o PSDB para trás, desta vez.

Isso, sem a relação de Helder na lista de Fachin. Com a listagem do Ministro do STF e com os trabalhos sérios, focados, dos Maioranas, o Barbalho que é filho de seu pai, o Barbalho Jader, tenderia a ficar mais enfraquecido? Essa é que é a pergunta a ser feita por estes meses e até o ano que vem. Enfraquecido, Helder perderia as condições de pisar a cabeça dos Maioranas/Jatene/PSDB e, aí, seus planos estariam mais calejados.

Só que essas respostas não saem tão cedo; a avaliação desse impacto nos Barbalhos e em seu PMDB leva meses, o que leva a crer que mesmo durante a pré-eleição de 2018 e até durante o respectivo pleito, Helder possa estar bem, disputando, e posso até vencer - ou perder. Se Helder tiver a mesma sorte de seu padrinho Simão Jatene (casos CERPASA e cassação recente, esta no TRE-PA), que tem ações se arrastando, debochando das mesmas na Justiça, aí o filho de seu Pai/Jader estrá bem, bem na foto.

Respostas, somente depois de 2018.

O conceituado Blog Gazeta Miriense divulgou, ontem mesmo:



A LISTA OFICIAL DE FACHIN AINDA NÃO ACABOU, MAS HÉLDER E PAULO ROCHA ESTÃO NO MESMO INQUÉRITO


A aliança entre PMDB e PT em 2014 parece ser o alvo do Inquérito 4449 que tramita no Supremo Tribunal Federal que atingiu HÉLDER BARBALHO E PAULO ROCHA.

O Ministro Fachin autorizou agora a pouco a lista completa de todos os inquéritos. E alguns ainda estão em sigilo, de tal modo que pode aumentar ainda mais.

Segundo a Revista Veja Helder e Paulo Rocha teriam recebido 1,5 milhão da Odebrecht em 3 parcelas para uso na campanha de 2014, quando Paulo Rocha se elegeu senador e Hélder quase chega ao governo do estado do Pará. Vejam a notícia:

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, recebeu 1,5 milhão  de reais do Departamento de Operações Estruturadas da Odebrecht em 2014, segundo a delação de executivos da Odebrecht. No pedido de abertura de inquérito feito ao ministro Edson Fachin, relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal, a Procuradoria Geral da República relata que o pagamento a Barbalho se deu em três parcelas. O ministro figura na lista do propinoduto da Odebrecht com o apelido Cavanhaque – os repasses do setor de propinas da empreiteira eram registrados em um sistema próprio, batizado de Drousys. De acordo com a Procuradoria, os repasses a Helder Barbalho foram feitos como “contrapartida a interesses do grupo Odebrecht no Estado do Pará, notadamente na área de saneamento básico, espaço em que a empresa almejava atuar como concessionária”. Os valores, sustenta a Procuradoria com base nas delações dos executivos da Odebrecht, foram solicitados pelo próprio Helder Barbalho e também pelo senador Paulo Rocha, que também é alvo do pedido de investigação. O inquérito, registrado sob o número 4.449, foi autorizado pelo ministro Fachin no último dia 4 de abril.

Quando o Ministro do STF viu que o vazamento se consumou, liberou a lista integral, mas 2 inquéritos ainda estão sob sigilo e outras 25 petições também.

Após a cassação de Jatene pela Justiça Eleitoral e as denúncias contra Hélder e Paulo Rocha é certo que o jogo eleitoral se embaralha ainda mais para 2018 no Pará. Ainda é muito cedo para se saber as consequências, mas algum estrago já está feito.



Helder teria enviado Nota ao GM:

(Gazeta Miriense)


Também tem as reflexões menos sérias, mas bem contundentes, tais como uma, de post-piada nosso, meio recente, que podem ser encontradas no Facebook Israel Araújo Poemeiro do Miri, tratando dos vínculos familiares dessa listagem: maridos e esposas (Vanessa Graziotin/PC do B e esposo, Kátia Abreu/PMDB e esposo....), pais e filhos (Renan Calheiros/PMDB e Renan Filho, idem; José Dirceu/PT e Zeca, idem; Rodrigo Maia e seu pai, Cézar Maia; Romero Jucá/PMDB e seu Filho, outro Jucá...) e outras; mas, nesse caso, Helder ficou sem pai e sem mãe (na lista de Fachin).


Me intriguei com uma coisa: se os filhos e seus pais, Zeca Dirceu e Renan Filho estão na lista, assim como maridos acompanham suas esposas, por que Hélder ficou sem pai e sem mãe? Romário ficou de fora por ser exímio driblador e Excelente em elástico? E esse cavanhaque vem de onde, de algum salame? Por que Rodrigo Maia e seu pai, César Maia, já driblado por Romário Faria em recente eleição, tbm estão juntos? Mas Hélder tá sozinho!!!???
(Facebook Israel Araújo Poemeiro do Miri)


Será que essa rimpadinha de Fachin em Helder deixará Jatene e PSDB mais livres das garras de Barbalhos, em 2018?

(Facebook Israel Araújo Poemeiro do Miri)

____________________
Vamos dizendo o que damos conta!!!








segunda-feira, 3 de abril de 2017

Post-revolta (fundamentada) "DESABAFO DE UM PROFESSOR QUE ESTÁ EM GREVE"

(Autoria não identificada; não custa nada ler; custa?)


"A esta hora da noite eu me pego mergulhado em pensamentos que me ANGUSTIAM, SOZINHO. É mais um desabafo e quero compartilhar este desabafo. Caro professor, se chegares até o final deste texto e isto lhe causar uma inflamação no teu brio faço o convite, bora radicalizar nesta bagaça.

O ensino público está em extinção, isto é um fato. A escola pública está sendo implodida, de maneira irreversível, por setores do poder que sabem quão perigoso é um povo com senso crítico.
Nunca antes na história deste país a educação havia chegado ao fundo do poço como desta vez.
E estes Professores que estão dando aula? O que falar destes Professores? O momento é de tantos ataques contra a educação pública que a luta seria algo guiado pelo instinto de sobrevivência. Mas vejo que há uma parcela do professorado que está em um estado de inércia que me assusta.

Me espanta o silêncio destes professores!
Mas há os que ESTÃO professores, pois bem, a estes não cabe a luta. Estão na educação, mas só em corpo presente. Não fazem a diferença. 
Todavia, há os que até então SÃO Professores, a este eu pergunto: o que está acontecendo? Por que o silêncio?


Vocês que SÃO Professores não caíram de paraquedas na sala de aula. Por que não lutam pela profissão de vocês?

A nova reforma do ensino médio, proposta por este maldito GOVERNO GOLPISTA DOS DIREITOS DA CLASSE TRABALHASORA, DESSE PAÍS, nosso excelentíssimo senhor presidente, NÃO TEVE NEMHUM VOTO, DE FORMA DIRETA, de nenhum cidadão brasileiro.
Hoje, "Doutor" Detentor do Notório $aber das "Arte$ da Politicagem $ubterrânea$ e $uja" de$$e paí$ Pre$idente Michel Temer e a Grande Maioria de "Pilantra$ de Terno$ Italiano$ e Toga$ Fina$", que o apoiam "$egamente", movido$ por intere$$e$ de Partido$ Corrupito$ e de "suas" empre$a$ Corrupito$, também.
Eles vem, líquidando com a maioria das disciplinas, com a exceção de português (língua inglesa) e matemática. TODAS as outras estão com os dias contados. 
SE TU, Professor, não faz a greve tendo como desculpa as contas a pagar, lhe informo que daqui a pouco vc terá que buscar outros meios para conseguir o vil metal, pois não haverá aulas para ti, quiçá escolas.

Não consigo conceber Professores de verdade dando aulas nestes dias de turbilhão e agindo como se nada estivesse acontecendo. Não entra na minha cabeça esta imagem.
O emprego do professorado está prestes a ser extinto e há os que agem como se tudo estivesse bem.

O salário do cara é o pior do país (levando-se em conta o custo de vida na cidade de São Paulo, por exemplo), em relação, a todos, os outros profissionais com a mesma formação de nível superior e ele e ela estão tranquilos na sala dos professores, contentando-se com o café (com gosto duvidoso, e muitas vezes, consomem a alimentação escolar dos estudantes) e a bolacha "água e sal".

Já são mais de três anos sem um reajuste sequer, nem dissídio houve, em paralelo aumentou tudo: comida, combustível, ônibus, roupas, remédios, etc.
Não sei o que acontece com estes Professores que fazem cara de paisagem diante de tantas agressões que sofrem por parte do governo. Juro que não sei!
Mas, embasbacado, consigo visualizar de maneira nítida o porque da educação está no fundo do poço. Com professores acovardados em suas fileiras não há outro caminho a não ser o fim. A educação pública vai acabar e a culpa não será só destes governantes inescrupulosos, muitos professores serão co-autores deste aniquilamento.
Por fim, a educação tem muitos inimigos. Há os que querem acabar com ela e estão em posição de DESTAQUES NAS ESTRUTURAS DA NOSSA SOCIEDADE, NOS TRÊS PODERES DA REPÚBLICA, E TAMBÉM NOS MINISTÉRIOS PÚBLICOS ESTADUAIS E FEDERAIS, E FEDERAÇÕES, CONFEDERAÇÕES E SINDICATOS, DOS DONOS DAS ESCOLAS DE ENSINO PRIVADO, inimigos estes que são conscientes do mal que fazem. Mas há outros que fazem silêncio, e este silêncio é um mal, eles não percebem o mal que fazem à educação ao se silenciarem diante do caos que se instalou.

E a burocracia (ou burrocracia) CENTRAIS, CONFEDERAÇÕES, FEDERAÇÕES E SINDICATOS, QUE SE DIZEM REPRESENTAREM À EDUCAÇÃO PÚBLICA NESTE PAÍS, TANTO NOS MUNICÍPIOS, ESTADOS E FEDERAL, tem UMA GRANDE parcela de culpa também, POIS ESTÃO DIVIDIDAS E FRACIONANDO, A CLASSE TRABALHADORA. Fazem mais LUTAS E SE UNEM, PARA COBRANÇA DO "IMPOSTO SINDICAL", EM VEZ DE ESTAREM ORGANIZADAS E DEFENDENDO OS INTERESSES DA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA, DESSE PAÍS, DO POVO BRASILEIRO, DOS SEUS FILIADOS, E QUE SÃO A GRANDE RAZÃO SOCIAL, QUE SUSTENTAM, COM MILHÕES E MILHÕES DE REAI$, TODOS OS ANOS, DINHEIRO ESSE RETIRADO DOS CONTRACHEQUES, DE TRABALHADORES E TRABALHADORAS ASSALARIADOS, MENSALMENTE.
Cadê o trabalho de conscientização?

Cadê o trabalho de base?

Cadê o dinheiro que recebem, Religiosamente, todos os meses?
Está servindo para quê ou para Quem?

Esta coisa de ficar, sempre, atrás de votos para se manterem, no Poder: das Centrais, Confederações, Federações e Sindicatos estão com os dias contados, pois se acabar as Escolas, Universidades e Faculdades Públicas, ESSAS "INSTITUIÇÕES IMPORTANTES", TODAS, perde a sua razão de EXISTIREM. 
Fazer procissão pelo centro de São Paulo, Curitiba, Porto Alegra, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Maranhão, SALVADOR, Belém, Rio Branco... não cabe mais.

É burrice.

Os secundaristas e universitários em todo o país, nos ensinaram o caminho com as ocupações. 
#ficaadica
Os Centrais, Confederações e Federações sindicais, dispõem de milhões em dinheiro Público, dos salários da Classe Trabalhadora, suficientes para lançar uma Mega Campanha que ajudará a Sociedade a esclarecer, sobretudo, para a "População Mais Pobre de Tudo", que passaram a vida toda assistindo: A "Rede Bobo", aliás, Rede Globo de Comunicação e suas Afiliadas, em todas às cidades brasileiras, que representa os interesses de sócios Majoritários e seus Conglomerados de Empresas e indústrias e do Sistema Financeiro do Capital, Local, Estadual, Nacional e Mundial; A Rede Record de Comunicação, suas Consignadas no pais e Igreja Universal do Reino de DEUS; A Rede Bandeirantes de Comunicação em todo Brasil; o Sistema Brasileiro de Televisão e Grupo Econômico Silvio 'Santos'... Os Poderosos Conglomerados Econômicos representados, pelos Grupo: Abril, Folha de São Paulo, Brasiliense, O Liberal, Diário do Nordeste, Dário do Pará RBA...sobre o desmantelo do ensino médio. O que está esperando para fazer? Os professores sindicalizados precisam prestar bem atenção a isto e exigir mudança já.
Por fim, sinto que os professores que estão no front desta greve igualam-se ao rio forte e denso e que está no limite, prestes a explodir.


Logo me vem as palavras do Bertold Brecht:

"Do rio que tudo arrasta, diz-se que é violento. Mas ninguém chama violentas às margens que o comprimem."

Assin.: Professor, Professora, Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação Pública Brasileira, todos Desesperados.