quarta-feira, 12 de abril de 2017

Helder Barbalho (PMDB) e Paulo Rocha (PT) na lista de Édson Fachin (STF): isso deixa Jatene/PSDB mais fortes, na campanha de 2018?

Israel F. Araújo (editor; poemeiro@hotmail.com)


Em todos os meios de comunicação do País foi divulgada, ontem (11/04), uma listagem contendo dezenas de nomes de políticos (dentre eles, três Governadores de estado e nove ministros do "Governo" de Michel Temer), mais senadores/as, deputados/as e demais políticos, que serão alvo de inquérito via Supremo Tribunal Federal (STF), a partir de decisão do Ministro Édson Fachin (STF); este determinou abertura de inquérito com base em Deleções de ex-executivos da empresa Odebrecht


O destaque, aqui no Pará, é para a inclusão do Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho (PMDB), um dos nove ministros de Temer arrolados na decisão, e do Senador do PT Paulo Rocha. Por esse motivo, as ORM's saíram às pressas para noticiar, com destaque para a implicação de seu adversário político, o Barbalho filho do Barbalho (o pai).

Saiu no portal ORM News, das Organizações Rômulo Maiorana:


O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de inquérito contra o ministro Helder Barbalho (PMDB) e mais oito ministros do governo Temer, 29 senadores e 42 deputados federais. O grupo faz parte do total de 108 alvos dos 83 inquéritos que a Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) com base nas delações dos 78 executivos e ex-executivos do Grupo Odebrecht, todos com foro privilegiado no STF. Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, não aparecem nesse conjunto porque não possuem mais foro especial.


(ORM News)



O grupo político do PSDB e seus eternos aliados, os Maioranas, estariam ganhando mais fôlego para as eleições ao governo do Pará, em 2018? Já é sabido de todos que Simão Jatene (Governador, PSDB, recentemente cassado pelo TRE-PA) estaria prestes a ter de se humilhar, mais uma vez aos Barbalhos, para que o PSDB aceite ser subserviente ao PMDB paraenses, com a finalidade de eleger Helder governador do Pará, o maior de todos os projetos dos Barbalhos (inimigos dos Maioranas e, às vezes, do PSDB). Com isso, e por conta das imposições nacionais do PSDB (que quer ajuda do PMDB para a Presidência), o grupo de Jatene e de Helder negociariam a vaga de vice-governador e vaga(s) de Senador(a), pois em 2018 há duas vagas em disputa (Flexa Ribeiro/PSDB e Jader Barbalho/PMDB têm seus respectivos mandatos findados).

As disputas ao Senado e a vaga de Vice-Governador cairiam bem para os planos de um partido acabado na avaliação popular, no Pará, o PSDB, apesar de a máquina governamental estar em suas mãos, há muitos anos, o que lhe daria sérias chances de ganhar, de novo, o Governo. Mas, com Helder forte no estado e com apoio de Brasília, teria chances de deixar o PSDB para trás, desta vez.

Isso, sem a relação de Helder na lista de Fachin. Com a listagem do Ministro do STF e com os trabalhos sérios, focados, dos Maioranas, o Barbalho que é filho de seu pai, o Barbalho Jader, tenderia a ficar mais enfraquecido? Essa é que é a pergunta a ser feita por estes meses e até o ano que vem. Enfraquecido, Helder perderia as condições de pisar a cabeça dos Maioranas/Jatene/PSDB e, aí, seus planos estariam mais calejados.

Só que essas respostas não saem tão cedo; a avaliação desse impacto nos Barbalhos e em seu PMDB leva meses, o que leva a crer que mesmo durante a pré-eleição de 2018 e até durante o respectivo pleito, Helder possa estar bem, disputando, e posso até vencer - ou perder. Se Helder tiver a mesma sorte de seu padrinho Simão Jatene (casos CERPASA e cassação recente, esta no TRE-PA), que tem ações se arrastando, debochando das mesmas na Justiça, aí o filho de seu Pai/Jader estrá bem, bem na foto.

Respostas, somente depois de 2018.

O conceituado Blog Gazeta Miriense divulgou, ontem mesmo:



A LISTA OFICIAL DE FACHIN AINDA NÃO ACABOU, MAS HÉLDER E PAULO ROCHA ESTÃO NO MESMO INQUÉRITO


A aliança entre PMDB e PT em 2014 parece ser o alvo do Inquérito 4449 que tramita no Supremo Tribunal Federal que atingiu HÉLDER BARBALHO E PAULO ROCHA.

O Ministro Fachin autorizou agora a pouco a lista completa de todos os inquéritos. E alguns ainda estão em sigilo, de tal modo que pode aumentar ainda mais.

Segundo a Revista Veja Helder e Paulo Rocha teriam recebido 1,5 milhão da Odebrecht em 3 parcelas para uso na campanha de 2014, quando Paulo Rocha se elegeu senador e Hélder quase chega ao governo do estado do Pará. Vejam a notícia:

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, recebeu 1,5 milhão  de reais do Departamento de Operações Estruturadas da Odebrecht em 2014, segundo a delação de executivos da Odebrecht. No pedido de abertura de inquérito feito ao ministro Edson Fachin, relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal, a Procuradoria Geral da República relata que o pagamento a Barbalho se deu em três parcelas. O ministro figura na lista do propinoduto da Odebrecht com o apelido Cavanhaque – os repasses do setor de propinas da empreiteira eram registrados em um sistema próprio, batizado de Drousys. De acordo com a Procuradoria, os repasses a Helder Barbalho foram feitos como “contrapartida a interesses do grupo Odebrecht no Estado do Pará, notadamente na área de saneamento básico, espaço em que a empresa almejava atuar como concessionária”. Os valores, sustenta a Procuradoria com base nas delações dos executivos da Odebrecht, foram solicitados pelo próprio Helder Barbalho e também pelo senador Paulo Rocha, que também é alvo do pedido de investigação. O inquérito, registrado sob o número 4.449, foi autorizado pelo ministro Fachin no último dia 4 de abril.

Quando o Ministro do STF viu que o vazamento se consumou, liberou a lista integral, mas 2 inquéritos ainda estão sob sigilo e outras 25 petições também.

Após a cassação de Jatene pela Justiça Eleitoral e as denúncias contra Hélder e Paulo Rocha é certo que o jogo eleitoral se embaralha ainda mais para 2018 no Pará. Ainda é muito cedo para se saber as consequências, mas algum estrago já está feito.



Helder teria enviado Nota ao GM:

(Gazeta Miriense)


Também tem as reflexões menos sérias, mas bem contundentes, tais como uma, de post-piada nosso, meio recente, que podem ser encontradas no Facebook Israel Araújo Poemeiro do Miri, tratando dos vínculos familiares dessa listagem: maridos e esposas (Vanessa Graziotin/PC do B e esposo, Kátia Abreu/PMDB e esposo....), pais e filhos (Renan Calheiros/PMDB e Renan Filho, idem; José Dirceu/PT e Zeca, idem; Rodrigo Maia e seu pai, Cézar Maia; Romero Jucá/PMDB e seu Filho, outro Jucá...) e outras; mas, nesse caso, Helder ficou sem pai e sem mãe (na lista de Fachin).


Me intriguei com uma coisa: se os filhos e seus pais, Zeca Dirceu e Renan Filho estão na lista, assim como maridos acompanham suas esposas, por que Hélder ficou sem pai e sem mãe? Romário ficou de fora por ser exímio driblador e Excelente em elástico? E esse cavanhaque vem de onde, de algum salame? Por que Rodrigo Maia e seu pai, César Maia, já driblado por Romário Faria em recente eleição, tbm estão juntos? Mas Hélder tá sozinho!!!???
(Facebook Israel Araújo Poemeiro do Miri)


Será que essa rimpadinha de Fachin em Helder deixará Jatene e PSDB mais livres das garras de Barbalhos, em 2018?

(Facebook Israel Araújo Poemeiro do Miri)

____________________
Vamos dizendo o que damos conta!!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário