segunda-feira, 3 de abril de 2017

Post-revolta (fundamentada) "DESABAFO DE UM PROFESSOR QUE ESTÁ EM GREVE"

(Autoria não identificada; não custa nada ler; custa?)


"A esta hora da noite eu me pego mergulhado em pensamentos que me ANGUSTIAM, SOZINHO. É mais um desabafo e quero compartilhar este desabafo. Caro professor, se chegares até o final deste texto e isto lhe causar uma inflamação no teu brio faço o convite, bora radicalizar nesta bagaça.

O ensino público está em extinção, isto é um fato. A escola pública está sendo implodida, de maneira irreversível, por setores do poder que sabem quão perigoso é um povo com senso crítico.
Nunca antes na história deste país a educação havia chegado ao fundo do poço como desta vez.
E estes Professores que estão dando aula? O que falar destes Professores? O momento é de tantos ataques contra a educação pública que a luta seria algo guiado pelo instinto de sobrevivência. Mas vejo que há uma parcela do professorado que está em um estado de inércia que me assusta.

Me espanta o silêncio destes professores!
Mas há os que ESTÃO professores, pois bem, a estes não cabe a luta. Estão na educação, mas só em corpo presente. Não fazem a diferença. 
Todavia, há os que até então SÃO Professores, a este eu pergunto: o que está acontecendo? Por que o silêncio?


Vocês que SÃO Professores não caíram de paraquedas na sala de aula. Por que não lutam pela profissão de vocês?

A nova reforma do ensino médio, proposta por este maldito GOVERNO GOLPISTA DOS DIREITOS DA CLASSE TRABALHASORA, DESSE PAÍS, nosso excelentíssimo senhor presidente, NÃO TEVE NEMHUM VOTO, DE FORMA DIRETA, de nenhum cidadão brasileiro.
Hoje, "Doutor" Detentor do Notório $aber das "Arte$ da Politicagem $ubterrânea$ e $uja" de$$e paí$ Pre$idente Michel Temer e a Grande Maioria de "Pilantra$ de Terno$ Italiano$ e Toga$ Fina$", que o apoiam "$egamente", movido$ por intere$$e$ de Partido$ Corrupito$ e de "suas" empre$a$ Corrupito$, também.
Eles vem, líquidando com a maioria das disciplinas, com a exceção de português (língua inglesa) e matemática. TODAS as outras estão com os dias contados. 
SE TU, Professor, não faz a greve tendo como desculpa as contas a pagar, lhe informo que daqui a pouco vc terá que buscar outros meios para conseguir o vil metal, pois não haverá aulas para ti, quiçá escolas.

Não consigo conceber Professores de verdade dando aulas nestes dias de turbilhão e agindo como se nada estivesse acontecendo. Não entra na minha cabeça esta imagem.
O emprego do professorado está prestes a ser extinto e há os que agem como se tudo estivesse bem.

O salário do cara é o pior do país (levando-se em conta o custo de vida na cidade de São Paulo, por exemplo), em relação, a todos, os outros profissionais com a mesma formação de nível superior e ele e ela estão tranquilos na sala dos professores, contentando-se com o café (com gosto duvidoso, e muitas vezes, consomem a alimentação escolar dos estudantes) e a bolacha "água e sal".

Já são mais de três anos sem um reajuste sequer, nem dissídio houve, em paralelo aumentou tudo: comida, combustível, ônibus, roupas, remédios, etc.
Não sei o que acontece com estes Professores que fazem cara de paisagem diante de tantas agressões que sofrem por parte do governo. Juro que não sei!
Mas, embasbacado, consigo visualizar de maneira nítida o porque da educação está no fundo do poço. Com professores acovardados em suas fileiras não há outro caminho a não ser o fim. A educação pública vai acabar e a culpa não será só destes governantes inescrupulosos, muitos professores serão co-autores deste aniquilamento.
Por fim, a educação tem muitos inimigos. Há os que querem acabar com ela e estão em posição de DESTAQUES NAS ESTRUTURAS DA NOSSA SOCIEDADE, NOS TRÊS PODERES DA REPÚBLICA, E TAMBÉM NOS MINISTÉRIOS PÚBLICOS ESTADUAIS E FEDERAIS, E FEDERAÇÕES, CONFEDERAÇÕES E SINDICATOS, DOS DONOS DAS ESCOLAS DE ENSINO PRIVADO, inimigos estes que são conscientes do mal que fazem. Mas há outros que fazem silêncio, e este silêncio é um mal, eles não percebem o mal que fazem à educação ao se silenciarem diante do caos que se instalou.

E a burocracia (ou burrocracia) CENTRAIS, CONFEDERAÇÕES, FEDERAÇÕES E SINDICATOS, QUE SE DIZEM REPRESENTAREM À EDUCAÇÃO PÚBLICA NESTE PAÍS, TANTO NOS MUNICÍPIOS, ESTADOS E FEDERAL, tem UMA GRANDE parcela de culpa também, POIS ESTÃO DIVIDIDAS E FRACIONANDO, A CLASSE TRABALHADORA. Fazem mais LUTAS E SE UNEM, PARA COBRANÇA DO "IMPOSTO SINDICAL", EM VEZ DE ESTAREM ORGANIZADAS E DEFENDENDO OS INTERESSES DA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA, DESSE PAÍS, DO POVO BRASILEIRO, DOS SEUS FILIADOS, E QUE SÃO A GRANDE RAZÃO SOCIAL, QUE SUSTENTAM, COM MILHÕES E MILHÕES DE REAI$, TODOS OS ANOS, DINHEIRO ESSE RETIRADO DOS CONTRACHEQUES, DE TRABALHADORES E TRABALHADORAS ASSALARIADOS, MENSALMENTE.
Cadê o trabalho de conscientização?

Cadê o trabalho de base?

Cadê o dinheiro que recebem, Religiosamente, todos os meses?
Está servindo para quê ou para Quem?

Esta coisa de ficar, sempre, atrás de votos para se manterem, no Poder: das Centrais, Confederações, Federações e Sindicatos estão com os dias contados, pois se acabar as Escolas, Universidades e Faculdades Públicas, ESSAS "INSTITUIÇÕES IMPORTANTES", TODAS, perde a sua razão de EXISTIREM. 
Fazer procissão pelo centro de São Paulo, Curitiba, Porto Alegra, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Maranhão, SALVADOR, Belém, Rio Branco... não cabe mais.

É burrice.

Os secundaristas e universitários em todo o país, nos ensinaram o caminho com as ocupações. 
#ficaadica
Os Centrais, Confederações e Federações sindicais, dispõem de milhões em dinheiro Público, dos salários da Classe Trabalhadora, suficientes para lançar uma Mega Campanha que ajudará a Sociedade a esclarecer, sobretudo, para a "População Mais Pobre de Tudo", que passaram a vida toda assistindo: A "Rede Bobo", aliás, Rede Globo de Comunicação e suas Afiliadas, em todas às cidades brasileiras, que representa os interesses de sócios Majoritários e seus Conglomerados de Empresas e indústrias e do Sistema Financeiro do Capital, Local, Estadual, Nacional e Mundial; A Rede Record de Comunicação, suas Consignadas no pais e Igreja Universal do Reino de DEUS; A Rede Bandeirantes de Comunicação em todo Brasil; o Sistema Brasileiro de Televisão e Grupo Econômico Silvio 'Santos'... Os Poderosos Conglomerados Econômicos representados, pelos Grupo: Abril, Folha de São Paulo, Brasiliense, O Liberal, Diário do Nordeste, Dário do Pará RBA...sobre o desmantelo do ensino médio. O que está esperando para fazer? Os professores sindicalizados precisam prestar bem atenção a isto e exigir mudança já.
Por fim, sinto que os professores que estão no front desta greve igualam-se ao rio forte e denso e que está no limite, prestes a explodir.


Logo me vem as palavras do Bertold Brecht:

"Do rio que tudo arrasta, diz-se que é violento. Mas ninguém chama violentas às margens que o comprimem."

Assin.: Professor, Professora, Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação Pública Brasileira, todos Desesperados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário