segunda-feira, 3 de julho de 2017

Conselho de Alimentação Escolar de Igarapé-Miri tem nova composição: Sintepp e STTR conquistaram a Presidência

Israel Araújo (editor; poemeiro@hotmail.com)


(Prof. José Moraes Quaresma (do Sintepp), de camisa branca, e Eliezer Santos, presidente do STTR; Presidente e Vice-Presidente do CAE Igarapé-Miri 2017-2021)


Na manhã de hoje, 03 de julho de 2017, foi realizada a Posse e Eleição do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) em Igarapé-Miri, quadriênio 2017-2021, depois que os quatro segmentos elegeram ou indicaram seus representantes (Governo, Trabalhadores em Educação, Sociedade Civil Organizada e Pais/responsáveis). Eleitos(as) os 07 Titulares e mesmo número de Suplentes, foi a vez de, nesta manhã, dar  posse aos 14 e eleger a Presidência e a Vice-Presidência do colegiado.

(Conselheiros/as durante o ato, no Auditório da SEMED)


Para a realização do ato, o governo mobilizou o Secretário de Governo, Gelffson Brandão Lobo, e a Sra. Vânia Machado, anunciada pelo governo Peso Pesado como Secretária Adjunto de Educação de Igarapé-Miri. No entanto, esse cargo ou essa função não existe em lei municipal, em Igarapé-Miri. Além destes, os técnicos Daniel Gonçalves e Rosinaldo Souza, este último já há muitos anos atuante no assessoramento aos conselhos escolares e equivalentes, junto às gestões da Secretaria de Educação de Igarapé-Miri (SEMED).

Teve os discursos dos secretários, teve chateação, mas teve, acima de tudo, a eleição. Antes dessa, o Poemeiro do Miri teve acesso a fontes que garantiram ter havido apuros dentro do ninho governista durante a definição dos sete Titulares. A questão era conseguir ao menos quatro assentos que pudessem garantir a Presidência do CAE. Para isso, até mesmo membro da gestão teria se socorrido ao padre, ao Pároco, tentando conquistar uma vaga via Paróquia, para poder aumentar as forças do governo Pesado dentro de um colegiado que deve, em essência, fiscalizar o Governo Pesado no que diz respeito ao sagrado direito que nossas crianças e adolescentes têm de se alimentar bem nas escolas. Só isso.

Mas o governo não conseguiu o mínimo de quatro votos. Por consenso entre várias partes, uma Chapa foi apresentada e recebeu seis dos sete votos em disputa.

Foram eleitos Presidente e Vice-Presidente os senhores José Moraes Quaresma e Eliezer Sousa dos Santos, nessa ordem. O primeiro, representando o Sintepp (Sindicato dos Trabalhadores/as em Educação Pública do Pará) e, o segundo, representando o STTR (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Igarapé-Miri). Ambos os sindicatos têm uma longa estrada de lutas e resistência em prol da agricultura, com destaque para o STTR, que organiza a luta pela agricultura familiar nas bases. Essa vertente da agricultura deve ser contemplada com, pelo menos, 30% (trinta por cento) dos recursos do Programa de alimentação escolar.

Em razão de sérios problemas que estariam sendo cometidos na aquisição dos alimentos escolares nos últimos tempos, na aquisição da "merenda" escolar, agricultores já foram buscar socorro ao Promotor de Justiça Daniel Menezes Barros. E denunciaram supostas irregularidades na aquisição de alimentos aos escolares, já em meados deste primeiro semestre letivo de 2017.

A oferta de alimentação escolar foi um dos grandes dramas enfrentados pelos estudantes da rede de ensino de Igarapé-Miri, só não ficando atrás do caos instalado no Transporte Escolar do governo Peso Pesado. Depois que as aulas iniciaram, por volta de março e até já nos meados de abril, as notícias em grupos de "zap/zap" se alastravam, dando conta de que as crianças vinham sendo dispensadas por volta de 09h, 09:30h, justamente por falta de... "merenda" escolar.

Hoje foi realizada a Eleição da Nova Direção do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, onde tivemos a oportunidade de eleger uma Chapa composta por mim José Júnior (Presidente)​ e Eliezer (Vice-Presidente). 
Quero agradecer a Deus primeiramente, e aos demais conselheiros que nos confiaram essa missão. E vamos trabalhar...
(Prof. José Moares Quaresma, Presidente  do CAE)



PONTO CHATO

Mas, nem tudo é bom de ser narrado. Em uma breve intervenção, o presidente do STTR Igarapé-Miri, Eliezer Santos, disse ter se sentido ofendido pelas falas do Secretário do Governo, Gelffson Lobo, pois Lobo teria tentado "ensinar pai nosso a vigário", quando disse à platéia sobre a atuação dele mesmo, no CAE, no ano de 2001. Eliezer garantiu que queria falar ainda na presença de Gelffson, mas este já teria saído do auditório. Controvérsias à parte, o certo é que as falas do governo, sobretudo a de Vânia Machado, não foram bem recebidos por boa parte dos presentes. Machado fez insinuações, no modelo indiretas, ao dizer que as pessoas, antes de "falar", deveriam buscar saber junto ao governo, ao Secretário; disse que ela estaria trabalhando "ao lado do professor Carlos" à frente da SEMED.

As tais prováveis indiretas soaram muito mal, uma vez que o Sintepp tem encaminhado documentos desde janeiro até 29 de junho passados, mas a SEMED não estaria respondendo. Inclusive, nos programas do Sintepp na Rádio Natureza FM (Momento Sintepp, sábados, de 15 às 16h) e no Blog do Sintepp (sinteppemigarapemiri.blogspot.com) o que mais se encontra  são informações, posicionamentos, os quais dão conta de que o Governo Peso Pesado não responde, não dialoga, não desce de sua sugerida intransigência.

São vozes em disputa.

_____________________
E vamos dizendo mais e mais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário