quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Debate 2: veja as táticas dos candidatos e seus pontos de vista (opinião)

Israel Fonseca Araújo (poemeiro@hotmail.com; Academia Igarapemiriense de Letras-AIL)

Editor-fundador do Blog Poemeiro do Miri  


1 – Inicialmente, parabenizo o candidato Toninho Peso Pesado (MDB), atual prefeito do Miri (governo que divide com seu parceiro Antoniel Miranda dos Santos/PROS), por sua postura no Debate. Peso Pesado foi muito transparente, demonstrando, inclusive, honestidade ao tratar (de peito aberto) de sua parceria com seu atual vice-prefeito; Pesado deixou claro o problema da Saúde, nos seis primeiros meses de 2017, e outras alianças que ele teve com Miranda (e, seja dita a verdade, o prefeito cumpriu com suas alianças da campanha 2016 em relação a seu vice); essa postura política de Pesado é muito construtiva politicamente, pois leva a população a se educar mais, a conhecer mais, a entender mais sobre como se dão certos meandros e certas costuras de bastidores políticos eleitorais. Aí tem a questão das “brigas” entre prefeito e vice, a saída de Peso Pesado, o governo de Antoniel, a volta de Peso Pesado – em dez. de 2018, as disputas pré-eleitorais e a atual disputa (que, não raro, parece picuinha de inimigos contra inimigos). Tem mais e mais elementos, mas não podemos esgotar aqui. O debate das entidades foi transmitido, em formato de Live, pelo Facebook: Sintepp Subsede de Igarapé-Miri 

Link: Página do Facebook Sintepp Subsede de Igarapé-Miri :

Os mesmos elogios sejam distribuem a outros debatedores.

2 – Outra questão: Roberto Pina (PT) estava muito "quietão", sempre na dele, até que Antoniel o provocou sobre a derrota de 2012 e a realidade (atual) inusitada que estamos vivendo: o ex-Prefeito Pé de Boto (2013-14) está pedindo votos para o petista. Aí, Pina subiu um pouquinho o tom e fez Miranda "lembrar" de algumas questões políticas - nas quais, segundo o petista, Antoniel Miranda participava; Miranda deu ênfase a uma possível fracassada de Pina na área da segurança pública, afirmou que Pina tinha apoio da então presidenta Dilma Rousseff e da ex-governadora Ana Júlia Carepa (ambas do PT) e, mesmo assim, Igarapé-Miri tinha altos índices de criminalidade; mas Pina corrigiu a informação inverídica - pois em 2011 e 2012 o governador já era Simão Jatene (PSDB), espécie de inimigo dos petistas, registre-se (os petistas diziam, nesses dois anos, que o governo paraense só faltou retirar os policiais daqui e o prédio da Cosanpa, mas essa história é longa demais).

3 – A população percebeu a ausência de Darinho Pantoja (PL), já que o mesmo não participou do segundo debate (participou do primeiro, realizado pelo Portal Sistema Miriense, há dois dias). Darinho enriquece os diálogos, ao se portar de modo respeitoso ante os demais candidatos, não foge das perguntas e demonstra maior transparência nas respostas (coisa que nem sempre se vê, em debates eleitorais, pois uma das táticas dos candidatos é fugir do assunto).

4 – Aladim (PV) e Prof. João Batista (PMB) se mostraram muito serenos e não miraram, exatamente, um determinado oponente. João Batista destacou que, se eleito, terá a parceria do governo do estado do Pará, pois, segundo ele, o PMB sai do MDB (partido do governador Hélder Barbalho). Já Martins chegou a afirmar que, em seu governo, vai providenciar meios de realizar um "concurso público fechado" - somente para mirienses, para dar (segunda ele pensa) maiores oportunidades ao povo de Igarapé-Miri, vai criar "bases" da PM nas Vilas Santa Maria (Icatu) e Menino Deus (Anapu).

5 – Sem sombra de dúvidas, podemos assegurar que, em termos de competência (compreensão global dos processos todos, das políticas públicas, dos mecanismos de gestão, planejamento etc.) e de preparo técnico, o candidato Prof. Isaac (PSOL) deu "show", sobrou em campo, ao fazer suas perguntas e ao responder aos que o indagavam. Essa história de "quem venceu o debate?" fica, assim, fácil de responder: o candidato psolista saiu muito fortalecido, tanto neste Debate 2, quanto no anterior.


Táticas dos oponentes:

a) Foi possível perceber que Antoniel Miranda (PROS) mirou Pina (PT); ou seja, o atual vice-prefeito de Peso Pesado e sua assessoria entendem que o medebista está (estaria) fora da disputa (entendem... eles; tá claro isso?), acham que Roberto Pina deve ser abatido e, assim, Miranda foi pra cima do petista no sentido de tentar desgastá-lo diante de população. Miranda só mirou Peso Pesado no sentido de intensificar a rinha política que se abateu sobre os dois (ou foi construída por eles) desde meados de 2017 - e que tão mal fez, faz e ainda fará ao povo miriense.

b) Pesado não se portou com "agressividade" em relação a seus dois maiores oponentes - neste pleito: Pina e Antoniel. Conforme destacamos acima, Peso Pesado se digladiava (um pouco) com Antoniel Miranda e fez críticas um pouco leves ao petista Pina. Pesado assegura que "fez muito" e que "nunca se fez tanto" no município de Igarapé-Miri como em seu governo. Sua tática principal tem sido enfatizar que ele sofreu (teria sofrido) um "golpe" do vice Antoniel Miranda (Miranda nega...) e que perdeu cerca de dois anos de mandato, nesse processo, e que "a Justiça provou" sua inocência - poder judiciário concedeu Liminar e o devolveu ao cargo, em dez. de 2018, fazendo com que Miranda saísse do comando da gestão.

c) Darinho Pantoja teria adotado a estratégia de não ir a esse segundo Debate; é o que se comenta nos bastidores, segundo fontes de nosso Blog. Assim, ficou poupado dos questionamentos dos seus oponentes, mas acabou não fazendo maiores exposições de seu plano de governo aos possíveis eleitores, sobretudo aos indecisos.

d) Pina não adotou, como tática, o "ataque" a oponentes; focou em suas propostas e em falar de seus "legados" deixados como prefeito (2009-12, 2015-16). Apenas elevou um pouco o tom dos debates quando enfrentou Antoniel Miranda na questão já destacada, acima, sobre Segurança Pública e no fato de Pé de Boto estar pedindo votos, nestes dias, ao petista. Aparentemente, o candidato petista estava muito tranquilo acerca de sua colocação em sondagens de intenções de voto (coisa que os partidos sempre fazem); destaca-se que, em uma primeira pesquisa (registrada legalmente), o candidato do PT aparecia, em termos percentuais, muito destacado na frente dos demais candidatos (Antoniel era o segundo, Peso Pesado o terceiro e assim sucessivamente).

Observação: A primeira pesquisa foi divulgada, depois o MP entrou na questão, alegando inconsistências na mesma (mas... Inês era morta; os dados já haviam sido tornados públicos). Mas as demais pesquisas foram impugnadas e a Justiça concordou com as denúncias feitas - e proibiu a divulgação delas:

Blog Gazeta Miriense : matéria sobre pesquisas eleitorais

Poluição com os "santinhos", outro crime nas eleições, também está proibida; mas, será uma letra morta?:

Matéria sobre proibição de "derrame de santinhos":

Enfim, táticas são táticas; mas, graças a Deus, restam poucos dias para sabermos quem tem mais roupa boa no quarador! Depois da vitória nas urnas, aí vem (ou seguem) as batalhas judiciais - aí, sim, a porca vai torcer o rabo.


Organização:

Parabéns à Organização do Debate; foi uma realização que demonstrou competência, ética, dinamismo e imparcialidade - como sempre se dá no Debate das Entidades, caso deste.

___________ 

Curta e compartilhe nosso trabalho em suas redes sociais; siga este nosso Blog, curta a Página do Facebook Poemeiro do Miri - Blog do Prof. Israel Araújo (link: https://www.facebook.com/poemeirodomiri). Inscreva-se em nosso Canal do You Tube (título: Rádio Poemeiro do Miri; link: https://www.youtube.com/user/israeldomiri/featured). Era isso. Até mais.


Um comentário:

  1. Muito bom o resumo 👏👏👏👏.
    Que bom seria se a população aprendesse a ler as entrelinhas e vê verdadeiramente os interesses dos candidatos.

    ResponderExcluir