quinta-feira, 1 de abril de 2021

Post #725: Peso Pesado vendeu a Folha por um milhão e setecentos mil e o banco Santander chegou: entenda um pouco dessa "confusão"

Israel Araújo (editor-chefe, fundador). Contato: poemeiro@hotmail.com

Academia Igarapemiriense de Letras (AIL)


A "venda" das folhas de pagamento da Prefeitura de Igarapé-Miri ao Banco Santander está mexendo com os ânimos dos servidores públicos(as), os quais receberam a notícia com surpresa e enorme preocupação. Servidores, mais de 2 mil, serão obrigados a realizar cadastro prévio junto ao banco; entendamos: obrigados. Isso, em meio a uma pandemia que está matando (até ontem) quase 4.000 pessoas no Brasil. Possivelmente, o ex-prefeito Peso Pesado (MDB) não teria como saber desse caos, o vivido nestes dias; mas (ah, deixa mais pra frente). A Nota da Prefeitura miriense (PMIM), ontem à noite - via redes sociais, diz que "a folha de pagamento da Prefeitura de Igarapé-Miri passará a ser gerida exclusivamente pelo Banco Santander S.A." e deixa claro que "todos os servidores públicos municipais devem realizar, obrigatoriamente, um cadastro junto à nova instituição bancária". Antes de divulgar a Nota da PMIM, leia o doc. oficial assinado por Peso Pesado (em jul.2020), sacramentando a "venda" da Folha de Pagamento:

PMIM-Peso Pesado homologou "venda das folhas" ao Banco Santader (jul 2020)


A propósito: sobre esse um milhão e setecentos mil reais que a Prefeitura teria recebido do banco Santander S.A., alguém ouviu falar na sua destinação? Em que foi aplicado? Foi deixado em quais contas, para ser aplicado em 2021?

Foi usado para modernização de parque tecnológico na gestão da PMIM? Onde, qual?

Cadê esse dinheiro que ninguém sabia que deveria estar aqui?


Sobre a realidade deste momento, segue Nota da Prefeitura:


ACOMUNICADO IMPORTANTE AOS SERVIDORES PÚBLICOS DA PREFEITURA DE IGARAPÉ-MIRI

 A Prefeitura Municipal comunica aos servidores públicos que, devido procedimento licitatório homologado em 22/07/2020, a folha de pagamento da Prefeitura de Igarapé-Miri passará a ser gerida exclusivamente pelo Banco Santander S.A. Diante do fato, todos os servidores públicos municipais devem realizar, obrigatoriamente, um cadastro junto à nova instituição bancária.

No ato do cadastramento, cabe a cada servidor público permanecer definitivamente no Banco Santander ou receber em sua instituição bancária de origem, utilizando o serviço de portabilidade.

COMO REALIZAR O CADASTRO?

cadastramento obrigatório junto ao Banco Santander será realizado obedecendo todas as medidas sanitárias, com uso obrigatório de máscaras e distanciamento. Para evitar aglomerações, todo servidor deverá realizar um agendamento prévio, feito apenas pela internet, informando o número de sua matrícula e os 4 primeiros dígitos do seu CPF no link : https://agendafopa.com.br/agendaigarapemiri

ATENÇÃO: Caso sua Matrícula ou CPF inicie com “Zero”, favor desconsiderá-los. Após realizar o agendamento prévio, o servidor deverá comparecer em dia e horário marcado no Instituto Nossa Senhora Sant’Ana (INSA), munido dos seguintes documentos: 1. RG ou CNH (cópia frente e verso); 2. CPF (cópia frente e verso); 3. Comprovante de endereço com prazo inferior a 60 dias da data de vencimento (conta de luz, agua, ou declaração de residência). FIQUE ATENTO: Verifique o cronograma de agendamento de sua secretaria [grifos nossos].

Fonte: Prefeitura de Igarapé-Miri, via redes sociais.


Nas redes sociais, a reação dos servidores(as) foi de perplexidade, não só porque são várias centenas de pessoas para se dirigirem - durante algumas semanas - à Escola "Instituto Santana", mas também porque, em decorrência disso, pessoas terão de sair de suas casas e saírem às ruas, à escola, para realizar o cadastramento obrigatório: assim, o novo coronavírus já pode se "assanhar". Dizer que não há riscos parece, mesmo, brincar com a sanidade dos envolvidos.

Posição da gestão (Governo Pina-PT)

O professor Janilson Fonseca, Secretário de Educação, prestou esclarecimentos aos servidores/as, via redes sociais. Em suas falas, Janilson esclareceu que, "quando estivemos na gestão, tivemos propostas [para vender a folha de pagamento], mas não aceitamos". Em outra passagem de sua fala, ele diz que o governo Roberto Pina, ao chegar novamente à gestão, tentou "negociar, mas não conseguiu". Nas entrelinhas, ficaram preocupações sobre a celeridade desse cadastro (a ser feito pelo banco) e sobre a pontualidade do pagamento deste mês de abril; ele informou que a gerência do banco buscou a gestão, "pedindo que a gente segure [o pagamento] até o final do mês", pois o Santander estaria temendo que não haja tempo para que o pagamento de milhares de pessoas saia até 30 do corrente (caso da Educação, p. ex., que tem uma folha imensa); tudo isso, em tempos de pandemia, da pior pandemia já enfrentada pela humanidade.

Para bom entendedor(a), há conteúdos velados sobre a segurança e a celeridade desse cadastro. Vamos acompanhar e fiscalizar.


Posição do Banco Santander:

Nosso Blog foi buscado pela assessoria de imprensa do Santander, há dias. Falando pela mesma, o sr. Kauê Diniz prestou informações. Deixando ao seu juízo, transcrevemos, aqui, a Nota do banco:

"Considerada a maior produtora e exportadora de açaí no mundo, segundo dados do IBGE de 2018, Igarapé-Miri vai ganhar o reforço do Santander para ajudar a impulsionar ainda mais o desenvolvimento local. Duas novidades surgem como as molas propulsoras dessa parceria. A partir do dia 5 de abril, a primeira agência do Banco começa a funcionar na Rua Lauro Sodré, nº 175, no centro.

Paralelamente, o Santander é o novo gestor da folha de pagamentos da prefeitura, contrato vencido em licitação, e começará a atender os cerca de 2,6 mil servidores municipais para abertura de contas para recebimentos dos salários. (...)

Em relação às orientações sobre o recebimento dos salários do funcionalismo público local, o servidor precisará agendar esse atendimento, gratuitamente, a partir do dia 1º de abril, por meio do link https://agendafopa.com.br/igarape-miri  para evitar aglomeração no local. O período de atendimento físico vai ocorrer de 6 a 28 de abril, das 8h às 16h30, e será realizado no Instituto Nossa Senhora Santana, na Travessa Coronel Vitório, nº 261, no Centro de Igarapé-Miri.

O Santander preparou ofertas diferenciadas* para os servidores públicos: 12 meses de gratuidade na tarifa mensal dos pacotes de conta corrente; o SX, que traz dez dias sem juros para uso do limite vinculado à conta corrente; crédito consignado com taxas atrativas e prazo de pagamento de 120 meses e, caso o servidor já possua um empréstimo, poderá fazer a portabilidade, podendo reduzir seus gastos ou ainda pegar crédito novo; o financiamento imobiliário com taxa a partir de 6,99% ao ano e de veículos com juros competitivos; cartões de crédito internacionais com programa de pontos e opções de investimentos. 

Para o atendimento aos servidores, o Santander também está adotando todos os protocolos sanitários necessários para preservar a saúde de seus funcionários e clientes neste momento de pandemia da Covid-19. Haverá medição de temperatura dos visitantes, álcool gel disponível e é obrigatório o uso de máscara. (...)

Além da agência, estamos cadastrando, até o mês de abril, estabelecimentos parceiros para o Santander Perto, onde aceitarão pagamento de contas, saques, recarga de celular e operações com cartão de débito.

SERVIÇO

Nova agência: Rua Lauro Sodré, nº 175, no centro. Horário de funcionamento: 10h às 14h**


*Os produtos mencionados podem estar sujeitos à análise de crédito, cadastro, elegibilidade e demais condições das ofertas vigentes à época da contratação. As condições oferecidas permanecerão válidas durante o período indicado, enquanto o cliente mantiver vínculo empregatício com a prefeitura e apenas durante o período com ela negociado, podendo ser suspensas, prorrogadas ou alteradas sem prévio aviso. Eventual portabilidade de salário para outra instituição financeira implicará a perda dos benefícios acima indicados.

 

**Temporariamente"

_____________________

Israel Fonseca Araújo cursa Doutorado em Letras (UERN). Mestre em Letras/Linguística (UFPA). Acadêmico-perpétuo da Academia Igarapemiriense de Letras (AIL), Cadeira 07 (Patrono: Manoel Luiz Fonseca).

Conheça nosso trabalho no You Tube; inscreva-se no Canal Rádio Poemeiro do Miri

Canal Rádio Poemeiro do Miri: clique para acessar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário