terça-feira, 30 de março de 2021

Post #724: Historiador Marinaldo Pinheiro (AIL) falará sobre “57 anos do Golpe de 64", neste dia 31.01

 

Divulgação: Blog Poemeiro do Miri


Neste dia 31 de março, um fatídico dia para a democracia brasileira, o Governo Bolsonaro vai comemorar os 57 anos de uma "Revolução", de um "Movimento", segundo eles dizem, dia em que militares deram um Golpe na nossa castigada democracia e, em seguida, fora instalada uma Ditadura Militar (de 1964 até 1985, oficialmente). Como resultados, tivemos (somente uns exs.): sumiço de pessoas, lideranças políticas que se manifestavam/lutavam contra esse regime (autoritário e genocida), desaparecimento de corpos de opositores, fechamento do Congresso Nacional, torturas (inclusive de mulheres grávidas, muitas das quais tiveram ratos vivos introduzidos em suas vaginas, segundo diversos relatos, tantas foram torturadas sexualmente na frente dos filhos pequenos), encaminhamento de pessoas aos nazistas, para morrerem em campos..., simulação de suicídio (caso emblemático do jornalista Vladmir Erzog) e horrores similares. A favor de todas essas atrocidades, tem se pronunciado, imaginem, quem: Jair Bolsonaro, o devoto do torturador Carlos Alberto Brilhante Ustra, o terror das mulheres por ele torturadas. Em tom de deboche, ao vivo na Câmara dos Deputados, anos atrás, ele se referiu ao abjeto torturador como "o pavor de Dilma Rousseff", sendo efusivamente aplaudido por muitos pais de famílias, mulheres deputadas e demais "homens de bem" do Congresso Nacional; suspeitamos que pastores evangélicos tbm o aplaudiram em razão desse ato. 

Eles vão comemorar isso tudo; para eles, em 31 de março de 1964 teve uma "Revolução" no país. Nós, neste Blog, vamos relembrar, em uma Live Entrevista os 57 anos do Golpe de 64: representações históricas/políticas e conjuntura atual do bolsonarismo.
Acontecerá na Página do Facebook: Poemeiro do Miri Online (às 11:15h). Nosso convidado, o entrevistado, será o professor, filósofo e historiador Marinaldo Pinheiro, da Academia Igarapemiriense de Letras (AIL), Doutorando e Mestre em Educação (UEPA).

Esperamos por vcs, lá.


_______________
Israel Fonseca Araújo (editor-fundador; professor). Contato: poemeiro@hotmail.com). Cursa Doutorado em Letras (UERN). Mestre em Letras/Linguística (UFPA). Acadêmico-perpétuo da Academia Igarapemiriense de Letras (AIL), Cadeira 07 (Patrono: Manoel Luiz Fonseca).

Conheça nosso trabalho no You Tube; inscreva-se no Canal Rádio Poemeiro do Miri

Canal Rádio Poemeiro do Miri: clique para acessar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário