quinta-feira, 18 de março de 2021

post #720: Ao decretar "lockdown" de 6 dias no Miri, prefeito Pina diz ter fé em Deus que "o amor vai vencer"

Israel Fonseca Araújo (editor-chefe, fundador; contato: poemeiro@hotmail.com)

Academia Igarapemiriense de Letras (AIL)


(Ascom - Prefeitura de Igarapé-Miri, PA)


O tom de voz do prefeito Roberto Pina Oliveira (PT) era otimista e de fé, mas a cara de preocupação não deixava de sinalizar ao povo: a situação é grave, está sob controle, mas requer cuidados, planos e muita precaução, muitas - assim poderíamos dar uma panorâmica da Coletiva com veículos de comunicação que a Prefeitura Municipal de Igarapé-Miri fez, no começo da hoje de hoje; aliás, foi mais uma. Nosso colega (blogueiro e historiador) Róbson Fortes fez a mobilização e estivemos lá. Conforme consta da img acima, durante seis dias, nosso Miri estará na "fase preta", a de bloqueio total, com grandes restrições : depreende-se que até freteiros ribeirinhos e kombis (e similares) do trajeto Vila Maiauatá/cidade, Icatu-cidade, e vice-versa (e outras linhas) estejam proibidos (pois estão parados os transportes no âmbito do município e entre municípios), além de várias outras medidas; o bloqueio se dará até 23 deste e poderá ser relaxado - ou mais "arrochado" - a partir desse dia.

A causa desses impedimentos todos, nós bem sabemos: é o vírus causador da Covid-19; aquela doença da tal da "gripezinha", enunciada ou anunciada por um irresponsável e insano ex-militar; é o novo coronavírus.

Voltando à citada coletiva, eis alguns pontos que optamos por citar:

1) Enf. Ailton: tratou de ações que a Secretaria de Saúde (SEMSA) vem desempenhando; falou em 43 casos positivos, no dia de hj; falou da estrutura da Semsa, nesse sentido, na cidade e áreas rurais;

2) Advogado Domingos Nonato (procurador-geral): apresentou detalhamentos do Decreto-GP 0020/2021, assinado nesta data; tratou da necessidade de o Chefe do Poder Executivo tomar medidas (assim como outros vem tomando) que restrinjam a circulação de pessoas, o funcionamento de serviços etc. (ou seja, medidas que, de uma forma ou de outra, interferem na vida e no ir-e-vir dos indivíduos); informou 65 atividades essenciais, no Miri; informou que o Ministério Público Estadual (MPE) tbm recomendou lockdown, dada a gravidade da situação; o Decreto afeta, até, reuniões familiares;

3) Secretária de Saúde, Nazianne Pena: informou que houve aumento de leitos clínicos para a Covid-19, chegando, agora, a 17 unidades; citou a inciativa do PSE - Programa Saúde na Escola, de perfil conscientizador, a se iniciar amanhã; que deve chegar, amanhã (19.mar), novo lote de vacinas e, que, assim, terá início a vacinação para idosos(as) com 70 anos ou mais. Problema de servidores que teriam sido flagrados(as), ontem, em uma casa noturna da cidade: ela afirmou que "parte do princípio da justiça, inclusive na administração pública não é diferente". Garantiu que haverá análise do caso, direito de os envolvidos se manifestarem. Relatou que a "demanda de internados está aumentando", que não adianta a gente ter "mais um leito" e chegarem dois para serem internados; pediu a colaboração de toda a sociedade;

4) Prefeito Roberto Pina: antes de assinar o Decreto, em seu pronunciamento, lembrou que o Miri já fez um ano, hj, de lida com a pandemia de Covid-19; pediu, insistentemente, o apoio da população para conter o avanço do novo coronavírus; afirmou que, acredita, a segunda onda vai "baixar" - como tem acontecido noutros lugares; citou o caso do servidores(as), flagrados..., disse que uma integrante pediu demissão e reiterou a fala da Secretária sobre as apurações. Fez questão de destacar que o hospital mais regionalizado é o Santa Rosa (Abaetetuba), que o governo estadual estaria para disponibilizar mais leitos de Covid-19 lá, mas que, não adianta "ter um leito e surgir dois pacientes": o importante é chegarmos a ter o inverso e aí a situação vim a ser superada, aos poucos. Pina finalizou sua fala com duas questões: a) apresentou servidores e secretários(as), para mostrar o quanto de gente está lutando, "diariamente e no sol e na chuva", para derrotar a Covid-19 (tais como Vigilância Sanitária, Administração, Meio Ambiente e outras); b) pediu a união de todos e lembrou passagem da Bíblia Sagrada, no Livro de Coríntios, e a célebre passagem sobre o amor, sobre o que o ser humano pode fazer, mas, "se não tiver amor", nada será(ria). O prefeito concluiu: eu tenho fé em Deus de que o amor vai vencer.


Este Blog: Por motivos de forças maiores, precisamos sair um pouco antes do término da Coletiva. Assim, não deu pra fazer pergunta(s). O que gostaríamos de perguntar, traduzindo um pouco a fala popular, é: Como garantir a fiscalização necessária, e com eficiência, para assegurar que possíveis abusos sejam coibidos, medidas mais enérgicas sejam tomadas? Como garantir, de fato, esse cumprimento do Decreto de "fechamento total"?

___________

* Israel Fonseca Araújo é Professor, poeta; Cursa Doutorado em Letras (UERN). Mestre em Letras/Linguística (UFPA). Acadêmico-perpétuo da Academia Igarapemiriense de Letras (AIL), Cadeira 07 (Patrono: Manoel Luiz Fonseca).

Conheça nosso trabalho no You Tube; inscreva-se no Canal Rádio Poemeiro do Miri

Canal Rádio Poemeiro do Miri: clique para acessar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário