quinta-feira, 25 de março de 2021

Aos que choram pelos que partiram, Deus lhes conforte : Post #722

Israel Fonseca Araújo (editor-fundador; professor)

Contato: poemeiro@hotmail.com)


Nesta semana, várias famílias foram abaladas pelas perdas de entes queridos(as), incluindo mortes pela Covid-19. Brasil passou de 301 mil mortos(as) - mais de 101 mil em cerca de 75 dias, um horror. A morte é implacável, nos sofrimentos que causa, nos desamparos que deixa, nos tremores que causa (momentaneamente) na fé de quem fica. Não de todos, claro. Mas, quantos(as) não ficam aos berros, gritando, se dirigindo a Deus, como quem cobra outras saídas!. Ouvimos, tantas vezes: "Senhor, por que ela?, por que ele?, por que não levaste eu...?"

É plenamente compreensível. Vendo, à tardinha do dia 12 de julho de1995, minha mãe e suas irmãos, aos gritos no momento da morte de minha avó Henriqueta Ferreira (vovó Mocinha), eu pensava que elas não iriam aguentar; mas, graças a Deus (digo, mesmo), elas sobreviveram e seguiram as lutas - depois disso, as irmãs e um irmão viram quatro irmãos falecerem, deixarem a família (Maria Áurea Fonseca, Manoel Luiz Fonseca, Maria Célies Fonseca e Maria Adélia Fonseca - a "tia Delita"). E seguem a vida, com fé, lutando e se protegendo do maior flagelo sanitário mundial. Em Igarapé-Miri, nesta semana, as dores foram multiplicadas. Amigos e amigas, e desconhecidos tbm, choraram amplamente as mortes dos seus. De idosos com mais de 60 ou de 70, até jovem de pouco mais de 20 anos. Foi muito duro, está sendo ruim demais de aguentar.

Mas as correntes de fé e de solidariedades são gigantes. Como minha mãe, suas irmãs e seus dois irmãos - em 95, estes de 2021, 2020... também vão aguentar e superar. Não queremos dizer mais do que isso: se Deus quiser, vcs vão seguir, vão levantar as cabeças e dar a chamada volta "lá por cima", já que, os(as) que faleceram, jamais voltarão a esta vida. Custará e será muito duro, mas suas cabeças se levantarão, tenhamos fé. Só mais duas ressalvas breves:

1 - Forças aos amigos da família de "Seu Marico", meu amigo prof. José Antonio Ribeiro e demais; Deus é convosco;

2 -  À família Pinheiro, em nome da amiga professora Eliani Pinheiro, nossas orações e nossos votos de superação. Além de todo o sofrimento, em razão da perda da genitora, da despedida urgente e apressada, mais a confusão com erros de terceiros; essa dor foi muito amplificada, mas, com os valiosos exemplos da "Dona Kota" e dos anciãos da família (muitos, não seguem mais aqui), a vida será mais vida e tds vão se reerguendo. Sem titubear, é sabido que vão se reerguer e seguir briosamente suas vidas.

Tenham certo que estamos irmanados com tds vcs.

Nossas condolências, em nome do Blog Poemeiro do Miri.

Um comentário:

  1. Meus sentimentos e minhas orações por todos que passam por este momento difícil, dor e separação eterna. Deus nos dar forças e coragem para seguir adiante e superar essas partidas que ocorrem em nosso cotidiano. Saúde a todos! Contem com minhas orações!🙏🙏🙏

    ResponderExcluir