segunda-feira, 29 de março de 2021

Post #723: Globo quer o "criminoso" Sérgio Moro como Presidente !

Uma leitura um pouco aprofundada nas entrelinhas do (funcionamento atual do) jornalismo da chamada "grande" mídia (empresas familiares, mega conglomerados, oligopólios, concentração de meios de comunicação nas mãos de um só grupo empresarial...), uma compreensão mais coerente desse processo, verificando suas relações quase desveladas com o meio político (com o meio econômico já estão sem véus, há décadas), me diz que a Globo quer o ex-juiz Sérgio Moro como Presidente do Brasil - ou alguém alinhado a ele ou a esse extrato da população, o anti-petismo; a emissora NÃO QUER O BOZO (Jair Bolsonaro) - ele pode, até, fazer a emissora ficar sem concessão, parar de funcionar; ela tem ódio do Partido dos Trabalhadores(as), por questões ideológicas e de classe, e sabe que o PSDB não tem mais meios de ganhar o comando do país; ao menos, por enquanto.

Globo tbm sabe que o melhor pra ela é Lula da Silva (tbm é o melhor para a economia, que é o único interesse da emissora). Mas ela embarcou no chamado discurso "anti-corrupção" e, agora - depois que tantas coisas foram esclarecidas a partir da descoberta das relações criminosas dessa gangue que assaltou a República e jogou a Constituição ao lixo - jogada por juízes e procuradores "de justiça" (lembram da Vaza Jato?), agora a Globo não pode torcer seu braço, nem dar o mesmo para que outrem o façam.
Ela - e seus coirmãos, nesse processo político: SBT, Band, Rede TV e Rede Record, à frente - não podem fazer editoriais e mostrar ao país que, assim como erraram gravemente ao ajudar os militares e outros autoritários a dar o Golpe de 1964, instalando a Ditadura Militar em nosso país, também erraram horrivelmente entre 2013 e 2016, e em 2018; sabem, agora, que Lula da Silva teria sido uma alternativa mil vezes melhor do que proporcionarem meios para a chegada de um criminoso ao poder central. Mas elas não podem fazer esses Editoriais e se desculpar com o Brasil; não podem e, possivelmente, nunca o farão.
Elas e ela queriam o PSDB no governo, mas somente o PT e Bolsonaro puderam disputar, de fato, a Presidência, isto é, disputar no chamado segundo turno. Tradução: com ajuda decisiva da família dos Marinhos, Bozo foi levado ao Palácio do Planalto para se tornar o pior "presidente" do país, desde a Era Vargas. Um dos piores do Mundo e, sem dúvida, o pior das Américas (sim, Trump era melhor, menos despreparado do que o Jair).
Sem a ajuda decisiva da Globo, e de seus irmãos e irmãs, não teríamos, neste dia (29.09)mais de 312 mil mortes pela Covid-19 (sim, mesmo bolsomínions conseguem entender que o Presidente de um país tem forte influência no funcionamento da saúde pública, da educação, da ciência e tecnologia públicas, sabem; podem se fingir de cegos, mas sabem).

Por que esse medo todo, esse ódio no Lula?
Quem banca esses veículos de comunicação são os megaempresários e investidores/as do tipo banqueiros, donos de construtoras e similares; esses "homens de bem" (muitos, estariam, nestes dias, roubando vacinas e furando fila...) e "heróis" da Nação não querem melhorias na educação pública (na Ciência, Tecnologia etc.), pois acreditam que os filhos dos pobres e demais camadas populares não podem ser bons e excs. pesquisadores (sobretudo, se forem negros e/ou favelados, além de pobres); na visão deles, a educação pública tem de ser sucateada, por dois motivos básicos (sem prejuízo de outros): a formação de espírito crítico na sociedade e a intenção (deles) de abrir e acelerar espaços para o fortalecimento da esfera privada da educação - muitos deles, são desse setor.
E o PT, Lula da Lula e/ou Fernando Haddad já deram significativos sinais, a esse respeito: até bolsomínions sabem disso.

Sérgio Moro no Jornal Nacional:

Por isso que uma parte da população viu, na noite de hoje, longos trechos de uma "live" que o marreco fez, se defendendo das principais acusações que pesam sobre ele - ou seja, de ser um juiz parcial (entenda-se: criminoso), conforme a Suprema Corte brasileira já demonstrou, de atuar politicamente, contra Lula da Silva e de ser uma espécie de "chefe de quadrilha" dentro dos poderes da República, pois ele seria (creio que a defesa de Lula já o provou) o chefe, o homem que dava ordens a Procuradores, que atuam e atuavam na chamada Operação "Lava Jato".
Moro falou por longos minutos no Jornal Nacional, se defendendo do indefensável, usando argumentos quase toscos, mas o JN ficou replicando sua fala - feito empregado ou puxadinho da operação mais corrupta da nossa história recente, coisa que não faz em relação a um ex-Presidente do Brasil; para pessoas sóbrias e observadoras dos fatos políticos recentes, isso é coisa de embrulhar o estômago; nos dá, de fato, nojo dessas lideranças da política brasileira (grande imprensa, lideranças da política partidária, setores da Justiça ou do Ministério Público, analistas de política de emissoras de TV e similares). Fique registrado que essas emissoras têm uma concessão do Estado-Nação para poder operar, prestar um serviço considerado essencial, embora a população não se atente muito pra isso.
No entanto, temos de lhes dizer: se acham que vamos engolir isso, a seco, só temos uma coisa a lhes dizer: Não passarão sem respostas nossas.


________________
Israel Fonseca Araújo (editor-fundador; professor). Contato: poemeiro@hotmail.com). Cursa Doutorado em Letras (UERN). Mestre em Letras/Linguística (UFPA). Acadêmico-perpétuo da Academia Igarapemiriense de Letras (AIL), Cadeira 07 (Patrono: Manoel Luiz Fonseca).

Conheça nosso trabalho no You Tube; inscreva-se no Canal Rádio Poemeiro do Miri

Canal Rádio Poemeiro do Miri: clique para acessar.

Um comentário: