sexta-feira, 5 de março de 2021

Post #716: Prefeito Pina (PT) pede ajuda da população contra a Covid-19

Israel Fonseca Araújo *

editor-chefe, fundador (poemeiro@hotmail.com)

Academia Igarapemiriense de Letras (AIL)


O prefeito de Igarapé-Miri, nordeste do Pará, Roberto Pina Oliveira (PT) gravou mais um vídeo disponibilizado às redes sociais, para, desta vez, fazer um clamor pela colaboração dos munícipes no que tange a por freios na onda de transmissão do novo coronavírus, causador do Covid-19. Ao lado da advogada Nazianne Pena, Secretária Municipal de Saúde, Pina lembrou que a chamada "segunda" onda se firmou em Manaus-AM (e noutros lugares), chegou ao Pará e que o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), até incluiu nossa região (Baixo Tocantins) na área vermelha - bandeiramento que mostra o caso mais grave(preocupante) de todos; nesse estágio, nunca é demais lembrar, os contágios poder ser mais rápidos e os serviços de saúde estão ou estrangulados ou quase.

De nossa parte, além de reforçar esse pedido do Sr. prefeito, queremos destacar que, dias atrás, o Brasil teve mais de 1.900 óbitos por covid-19 (em 24 hrs); casos registrados, lembramos, pois, em nosso país, a subnotificação deve ser bem alta. Nas últimas 24hrs, por sinal, foram quase 1.800 mortes registradas:


Com 1.760 mortes em 24 h, Brasil tem 7 dias de recordes na média de óbitos

Pelo sétimo dia seguido, o Brasil registrou a mais alta média móvel de mortes por covid-19 em toda a pandemia. Nesta sexta-feira (5), o país apresentou uma média de 1.423 óbitos pela doença nos últimos sete dias. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, baseado nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.

(Fonte: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2021/03/05/covid-19-coronavirus-casos-mortes-05-de-marco.htm)


Na condição de prefeito, Roberto Pina fez publicar novo Decreto Municipal (pode ser encontrado no site oficial da Prefeitura de Igarapé-Miri, site Igarapé-Miri), no qual traz mais medidas restritivas para serviços e proíbe circulação de pessoas - nos horários definidos, além de pedir que as pessoas não façam aglomerações nas casas, nas famílias (eventos do tipo aniversários, p. ex.). A validade é de 07 (sete) dias, mas pode ser ajustado a qualquer tempo.

Vamos colaborar e torcer para que o "grosso da população" ajude, pois temos visto muito relaxamento nas ruas (e, isso, só observando o caso do uso de máscaras...).


(Exames laboratoriais em geral; em Igarapé-Miri, PA, Rua Lauro  Sodré, 93 - Centro - em frente ao Banco do Brasil)

__________

* Professor, poeta; Cursa Doutorado em Letras (UERN). Mestre em Letras/Linguística (UFPA). Acadêmico-perpétuo da Academia Igarapemiriense de Letras (AIL), Cadeira 07 (Patrono: Manoel Luiz Fonseca).

Conheça nosso trabalho no You Tube; inscreva-se no Canal Rádio Poemeiro do Miri

Canal Rádio Poemeiro do Miri: clique para acessar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário