quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Decisões da CPI da Covid-19: Veja tds os crimes imputados ao Bozo (#796)

Se um Presidente de país é denunciado por uma Comissão de Inquérito e se isso não te afeta, sinto muito em falar: mas você está fora do Mundo. Por quê? Justamente o Presidente é Chefe de Estado-Nação, Chefe de Governo e Agente Político de atuação nacional e internacional; e, no caso do Brasil, o Presidente é o responsável por promover (e prover) o bem-estar, a saúde, a satisfação cultural, a educação, garantir das garantias de vida ao povo etc. Pois é, uma CPI não é pouca coisa; trata-se de uma mega operação política (por isso é "Parlamentar", refere-se ao Parlamento : Câmara e/ou Senado) e de investigação (por isso é "de Inquérito"); uma CPI tem poder de polícia e tem grandes poderes jurídicos implicados.

No BR, costumamos dizer que uma CPI costuma parar a Casa Legislativa, pois ela interfere no andamento dos trabalhos parlamentares. Por isso, os crimes que a CPI atribuiu ao "presidente" do Brasil, Jair Bolsonaro, são relevantes e deveriam chocar a população; penso eu na população que não seja "gado", comandada "idiotamente". O que dizer, digamos assim, se daqui a uns anos um presidente do Brasil vir a ser preso (justamente preso), ser julgado no Tribunal Penal Internacional e "apodrecer" na cadeia? Seria importante, bom e/ou ruim para nossa democracia? Eu adoraria, pois isso teria um bom efeito pedagógico (a prisão de Lula da Silva foi, comprovadamente, ilegal e produziu efeito pedagógico horroroso: de descrédito no Ministério Público, no Poder Judiciário, p. ex.).

Assim sendo, só pra fazer um efeito de lanchinho de fim de tarde, quero lhe mostrar os crimes aos quais Bolsonaro (pai, o Zero) foi imputado - digamos assim, somente sugeridos (confira matéria na íntegra, AQUI):


"1) Jair Bolsonaro

Ao longo da pandemia, o presidente deu diversas declarações negacionistas sobre o vírus e se posicionou contra medidas de proteção como o uso da máscara e o isolamento social. Bolsonaro também fez campanha pelo uso de medicamentos sem comprovação científica.

Sugestão de indiciamento sob acusação de: epidemia com resultado morte; charlatanismo; incitação ao crime; falsificação de documento particular; emprego irregular de verbas públicas". (Fonte: TAYGUARA RIBEIRO E RENATA GALF, Folha de S. Paulo, via MSN; grifo meu)

Pelas lentes do Grupo Globo, os crimes foram listados assim:

CPI da Covid aprova relatório final, atribui nove crimes a Bolsonaro e pede 80 indiciamentos

Documento de 1.289 páginas, elaborado ao longo de seis meses, será enviado a órgãos de investigação.

Texto inclui projetos para punir fake news e criar pensão para órfãos da pandemia

(Por Marcela Mattos, Luiz Felipe Barbiéri, Sara Resende e Gustavo Garcia, g1 e TV Globo; 26.out.2021) 


No caso de Bolsonaro, Renan Calheiros pede indiciamento pelos seguintes crimes:

  1. epidemia com resultado morte
  2. infração de medida sanitária preventiva
  3. charlatanismo
  4. incitação ao crime
  5. falsificação de documento particular
  6. emprego irregular de verbas públicas
  7. prevaricação
  8. crimes contra a humanidade
  9. crimes de responsabilidade (violação de direito social e incompatibilidade com dignidade, honra e decoro do cargo) (Fonte da matéria: clique Aqui)


Vão virar pizzas ou fatias de pizzas?

A população sempre se pergunta sobre as "pizzas" (img metafórica de que um trabalho feito por políticos deu em nada, foi terminado com ares de gracejos e farras contra a população). De minha parte, creio que vai dar em pedaços de pizzas, pois há crimes que teriam de ser denunciados pelo Procurador-Geral da República, Augusto Aras, uma pessoa genuinamente sem credibilidade e que faz tds as vontades de Bolsonaro Zero, que passa pano para tds os crimes do "presidente"; Aras acredita que o Zero Bozo pode lhe indicar a uma vaga no STF (o indicado de Bozo, André Mendonça, está na geladeira, politicamente guardado, no Senado); por isso, teria tds os motivos para nada fazer, no caso desse robusto Relatório, e usar isso como moeda de troca contra o Zero Bozo (para isso, teria de dar sinais de que vai atuar, vai agir, fazer um "bleff"... com a finalidade de chantagear, politicamente, o Zero).

Seria difícil terminar em pizza integral, toda, pois há pessoas que, em tese, podem ser processadas a nível de Primeira Instância (na verdade, devem ser... mas têm colarinhos brancos; aí, já viu, né?), pessoas que não têm prerrogativa de foro privilegiado (caso do "véio da Havan", de empresários da empresa "da morte" Prevent Senior, de ex-assessores de Bolsonaro...); nesse caso, não seria preciso depender do Haras. Ou seja, algum resultado daí pode sair.

Também, em algum momento, o Presidente da Câmara poderia denunciar Bozo Zero, em uma outra conjuntura política; e mais: amanhã já vai chegar e o Zero Pai pode ser processado e julgado em Primeira Instância, em caso de não ter mais mandatos que dão foro privilegiado. Muita coisa é possível, mas o cenário, por enquanto, é desanimador.

O trabalho da CPI da Covid-19, no entanto, foi muito bom e extremamente importante para o Brasil. Mantenhamos as lutas e a Fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário