sábado, 16 de março de 2024

Educação perde a Professora Benoca: Benedita dos Santos Miranda nos deixou

Divulgação da Secretaria de Educação de Igarapé-Miri. Arte: Ascom/Semed


(Atualizado às 17:09h de 16.03.24)

Igarapé-Miri, no Pará, acordou muito triste, hoje. É que ficamos sem a profa Benedita dos Santos Miranda, Benoca; umas das baluartes e dos pilares da educação pública na terra do Açaí. Trata-se de uma notícia que causa muita tristeza nas pessoas que conhecem a história da educação miriense e, portanto, que afeta várias gerações de nosso povo. "Tia Benoca" trabalhou por décadas, como servidora da Educação e liderança da Igreja Católica, do Partido dos Trabalhadores(as), do Sintepp, do movimento de mulheres e do bairro da África. Isso para citar apenas algumas de suas ações.

Entre 2009 e 2012, professora Benoca atuou como Secretária de Cultura, Desporto e Lazer, no primeiro mandato do prefeito petista Roberto Pina. Foi nesse período que o município ganhou o seu respectivo Conselho na área cultural, o COMCIM. Ela foi Vereadora pelo Partido dos Trabalhadores(as)/PT em Igarapé-Miri, de 1993 até 1996. A todos os seus/suas seguidores, colegas e familiares nós desejamos, sem querer ofender nenhuma linha de credo religioso, que Deus seja misericordioso, que Ele pode confortar esses/essas familiares, todos/as que ficam, neste momento, com essa tamanha dor no coração.

Mulher de fibra, de muita garra nas lutas, Benoca é uma das fundadoras da Apepe e da Fepepe (Associação e Federação de Professores do Pará, nessa ordem) e do Sintepp, no estado do Pará e no município de Igarapé-Miri. "Tia Benoca" é uma das primeiras professoras das quais temos o conhecimento de terem sido vítimas do racismo nas nossas escolas da cidade miriense: ao entrar para trabalhar, como professora efetiva no Instituto "Nossa Senhora Santana" ("Colégio das irmãs"), décadas atrás, Benoca foi impedida, por políticos da época, de lecionar para suas turmas, pois eles diziam que ela não poderia ficar na sala de aula (seu lugar garantido por lei), pois ela iria assustar ou incomodar os estudantes - já que ela era mulher preta.

Professora Benoca, então, foi trabalhar nos serviços gerais (uma função também digna, nobre, bem sabemos), ajudando nas tarefas de limpeza da escola para que, assim, não estivesse na sala de aula, ensinando, dando aulas diariamente e em permanente contato com as crianças da elite miriense (as que conseguiam vagas para entrar "no Colégio"). A situação foi resolvida quando uma pessoa da direção da instituição viu seus documentos e constatou que ela deveria dar aulas, por ser professora. Essa história foi por ela narrada durante fala pública no Encontro de Mulheres do Sintepp, Subsede de Igarapé-Miri, há poucos anos.

Dentre as muitas homenagens e Notas de Pesar, o Secretário de Educação, prof. Janilson Oliveira, manifestou que Benoca "era professora concursada da rede pública estadual de ensino, e trabalhou em escolas, como Instituto Santana e Aristóteles Emiliano de Castro". Já o professor José Moraes Quaresma (José Jr.), atual Coordenador-Geral do Sintepp, Subsede de Igarapé-Miri, declarou "manifestar mais profundo sentimento pela perda da Professora Benedita Miranda, conhecida como Benoca. Professora Benoca foi uma das fundadoras do Sintepp, exemplo de Luta e perseverança em favor da Educação e da Valorização dos Trabalhadores em Educação. Nos deixa um legado da importância da participação popular. Deixamos aqui nossa solidariedade aos familiares e amigos, bem como nossos agradecimentos pelos imensos serviços prestados".

Trata-se, logo, de uma de nossas maiores referências em atuação política/pública, de evangelização cristã na Igreja Católica e de enfrentamento às desigualdades sociais; Benoca foi símbolo do Bairro da África, a rua Rui Barbosa e que perfaz uma quadra, entre Padre Emílio e Coronel Vitório. O próprio nome, "bairro da África" é uma espécie de referência desagradável e racista produzida por um famoso comunicador que atuou nesta cidade, ao ver que, nessa rua, moravam muitas pessoas pretas.

Faleceu neste dia, aos 78 anos de idade. Sempre presente; Professora, Benoca Presente. Receba-se este texto em forma de Tributo da parte do Blog Poemeiro do Miri.

2 comentários:

  1. Pois é, professor, o município perde uma mulher de luta no campo social e político (Odifax).

    ResponderExcluir
  2. Hoje completa 8 dias que Igarapé Miri ficou sem essa ilustre, digna e representante miriense.

    BENOCA
    Sentimos o luto
    apertar o nosso peito,
    as lágrimas ainda
    rolando dos olhos.
    Mas a ficha...!
    A ficha... Ainda não caiu!!!
    Só vamos nos dar conta,
    Em um próximo momento,
    que chamarmos por VOCÊ...!
    E VOCÊ... com sua presença,
    só em nossos pensamento!!!

    Delfina Carvalho

    ResponderExcluir