quarta-feira, 20 de março de 2024

Profa Benoca, o vereador e a "quisilha" com o nome dela, na Praça

Várias propostas, na manhã de hoje, levaram à Câmara Municipal o nome da "profa Benoca" para praça, escola e casa da Cultura. Reconhecimento importante; mas um vereador ("daqueles") ficou o tempo todo tentando fazer com que o Projeto de lei de autoria do Ver. Prof. Antonio Marcos Ferreira (PT) não fosse recebido, na Casa "de Leis" de Igarapé-Miri; o Vereador, visivelmente, tentava esfriar a ideia de que a Praça da Fadinha tenha como nome "Benedita dos Santos Miranda" (essa é a proposta de Lei do citado professor/vereador). O atrapalhador não dizia, claramente, mas quem tava lá, percebeu. Ele tava danado... Jogando água.

Vejamos:

1. O Vereador João do Carmo/PT requereu que o Auditório da Casa da Cultura seja nomeado "Benedita dos Santos Miranda". 

Salvo maior engano, esse auditório se chama "José Plácido Gonçalves".

2. O Vereador Ney Pantoja/Pros deu entrada em Requerimento à mesa da Câmara solicitando que a nova escola adquirida (pela Semed) na Rua Gen. Deodoro (Escola "Maranata") receba o nome de "Benedita dos Santos Miranda". A mesma deixaria de ser Escola "Maranata" e se tornaria "Profa Benedita dos Santos Miranda".

Presidente da Casa, Ver. Murutinga, indagou se o nome dela "pode" estar em vários espaços etc.

Já o assessor jurídico da Casa (Amadeu Filho) informou que a Lei Orgânica e Regimento da Câmara Municipal não proíbem que vários espaços públicos tenham um mesmo nome (E vejam que o ex-prefeito Eládio Corrêa Lobato dá nome a uma escola (na PA 151) e a uma Avenida, na cidade (a nossa Sesque). Portanto, não há razões para que o nome "Benedita dos Santos Miranda"/Benoca tenha vedação, nesse sentido.

3. De sua parte, o vereador prof. Antônio Marcos/PT requer que a Praça "da Fadinha" receba o nome "Benedita dos Santos Miranda"; é a praça que fica anexa à "nova" prefeitura (na Avenida Eládio Corrêa Lobato, que dá nome a dois...).

Agora, vamos ver no que vai dar, pois o presidente tenta negociar com os vereadores/as que seja escolhido apenas um Projeto e seja "assinado por todos". O projeto de lei tem que tramitar, bem sabemos. A não ser que...

Oralmente, Ney Pantoja informa que o requerimento para mudar o nome da Maranata tem assinatura de 9 vers. Mas eu destaco que é, ainda, um requerimento.

O vereador que se opõe ao projeto de Antônio Marcos (mesmo sem falar isso), insistentemente, tentava atrapalhar o Projeto de lei que dá o nome da praça "da Fadinha" como "Benedita dos Santos Miranda".


Eis um probleminha, de duas asas:

Primeiro, Antônio Marcos deu entrada em projeto de lei, que tem tramitação e passa por Comissões (e as Comissões não podem alegar que se trata de um projeto ilegal, imoral); não poderiam deixar o projeto "morrer" na gaveta (a não ser que...).

Segundo, quem primeiro deu entrada, conforme infs da Casa, foi o Vereador prof. Antônio Marcos Quaresma Ferreira. Depois, vieram requerimentos, até de forma verbal.


Meio termo. Por seu turno, o Ver. João do Carmo disse que retirava o seu Requerimento sobre o nome para a Casa da Cultura e apoiaria o projeto do prof. Antônio Marcos (mas o outro ver. tava na "quisilha", na lida para que o nome "Benoca" não fosse para a praça). Ou seja, isso não é pouca coisa.


Restam algumas dúvidas:

A) por estar entrando agora, e ter uma reputação ilibada, o vereador "novato" iria pegar um "chá"?

B) o outro vereador tem planos de "nomes" para a citada Praça ou quer levar consigo a praça, ao fim de seu mandato? Ou só estaria tentando dar um banho "frio" no outro edi?

C) a Casa de Leis vai esfriar um projeto de lei (de um ver.) pra poder se animar com um requerimento (que é uma espécie de sugestão)?

D) por que o vereador "obstaculizador" não busca uma ideia boa pra cidade e vai apresentar projetos de lei? Será que ele já apresentou projetos de lei, em cerca de 10 anos como legislador?

É bom a gente intervir, questionar, mas tbm é muito bom construir uma história, um legado. Professora Benoca construiu. Tbm por isso que sou tão admirador da nossa magistral "tia Benoca".

Nenhum comentário:

Postar um comentário