domingo, 3 de abril de 2016

Obra "da Sesque": muito longe de um padrão satisfatório ou iniciativa eleitoreira?

Prof. Israel Araújo (Editor)
Presidente da Academia Igarapemiriense de Letras (AIL)
Cadeira 07. Patrono: Manoel Luiz Ferreira Fonseca
Mestre em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA)


Este servidor público municipal, em vários momentos, em suas paginas de rede social e em outros espaços de debates (caso da Rádio Comunitária Natureza FM, freq. 87,9 Mhz), se manifestou sobre o que acha(va) uma visível pressa na obra de asfaltamento da Avenida Sesquecentenário, avenida destruída no início de 2013 pela gestão Ailson "Pé de Boto" do Amaral, incluindo a destruição de arborização, a partir de Convênio de 2011 do município de Igarapé-Miri com a Eletronorte (Convênio PIRJUS-001-2011 – Contrato 4500085257). Assim que os trabalhos de aterramento se iniciaram, sob responsabilidade da gestão do prefeito de Igarapé-Miri Roberto Pina Oliveira (PT), em pouquíssimos dias o asfalto estava sendo aplicado; e asfalto aparentemente de qualidade bem inferior ao praticado, p. ex. nas estradas do Pará, via governo estadual. Mas era a obra "da Sesque", motivo de alegrias.

Muitas alegrias de moradores da cidade, castigados com tantas lamas e poeiras diárias. Veio uma chuva noturna e casas foram alagadas. Lá vão as pessoas reclamar nas redes sociais: indício inicial de que alguma coisa não estava bem ajustada "nos eixos". Mas, ajustes de calçadas resolveriam isso. Ocorre mais que isso. Assim que as máquinas saíam, em menos de 3 ou quatro dias, já tinha áreas asfaltadas com rachaduras. "Bão!!", diz este professor e editor do Poemeiro do Miri. Eu não queria acreditar no que se diz, sabiamente, e amiúde por aí: que a obra seria profundamente eleitoreira, em razão da enorme rejeição da pessoa de Roberto Pina e de lideranças de seu governo no que tange ao cenário das Eleições Municipais de 2016. Além disso, problemas aos montes, com as "informações" advindas da grande mídia (em regra, enti-PT) e que dão conta de envolvimentos de petistas em grandes escândalos de Corrupção; não só de petistas vivem povoadas essas operações da Polícia Federal, como a famosa "Lava Jato". Há grandes partidos envolvidos, sugerem as mesmas, até os pescoços. Por que o foco sobre o PT?, se questionam os militantes. Possivelmente, em razão do trabalho de fortes combates feitos sobre o PT e/ou sobre outros partidos de esquerda - ou que se dizem "de esquerda". É o que sugerem análises de entendidos na causa: uma velha relação das polícias, de agentes políticos, de membros do Poder Judiciário ante às figuras de determinados líderes partidários e de seus partidos, é o que se discute país afora.


E a obra da "Sesque", com a rejeição e estratégias de Roberto? E as impressões de que o trabalho seria de péssima qualidade ou, ao menos, de qualidade bem inferior àquele a quem nosso Povo tem direito (obra bem cara, diga-se de passagem)? Parece que este professor e editor estava certo em suas leituras. Vejam na postagem fundamentada do Blog A Província News, de Glayson Castro, cujo trecho inicial segue (as conclusões estão por conta de nós, leitores/as):



A Prefeitura Municipal de Igarapé Miri firmou convenio com a Eletronorte (Convênio PIRJUS-001-2011 – Contrato 4500085257) cujo objeto é a execução de serviços de pavimentação asfáltica em vias urbanas da cidade. No dia 22/12/2015, a Eletrobras Eletronorte emitiu Ordem de Serviço CE-EEM-0575/2015, autorizando a execução de serviços de pavimentação asfáltica da Avenida Sesquicentenário. O convênio celebrado estabelece o plano de atuação conjunta entre a Prefeitura de Igarapé - Miri e a Eletronorte, ficando a cargo da Prefeitura e do Governo Pina do PT a execução dos seguintes serviços: terraplenagem, escavação, lançamento, compactação, regularização do sub-leito para execução de base estabilizada granulometricamente , drenagem superficial com meio fio e sarjetas; essas atribuições, segundo Convênio PIRJUS-001-2011 – Contrato 4500085257, são de responsabilidade da Prefeitura e do Governo Pina do PT.
Ocorre que o Blog “A Província News” teve acesso ao Ofício CE-EEM-0118/2016 onde a Eletronorte cobra da Prefeitura e do Governo Pina do PT explicações e os motivos do governo municipal não ter feito sua parte, visto que, drenagem superficial com meio fio e sarjetas, por exemplo, fazem parte da contrapartida do governo municipal e que já deveria está pronto, mas que até hoje não foi feito pelo Governo Pina do PT.

O ofício relata a indignação da Eletronorte diante da irresponsabilidade do Governo Pina do PT, visto que, decorridos mais de 84 dias do início dos serviços de pavimentação, somente foram concluídos pouco mais de 51,% (cinquenta e um por cento) do contrato, ou seja, o Governo Pina do PT, somente realizou pouco mais da metade do que consta no contrato celebrado com a Eletronorte. A Eletronorte diz que a obra foi mal executada, o que acarretou, em diversos pontos da Avenida Sesquicentenário, problemas na capa asfáltica, como por exemplo, recalques e fissuramentos, o que, diga-se de passagem, é perceptível a todos os que transitam na Avenida Sesquicentenário. A Eletronorte faz um alerta no que se refere aos serviços de responsabilidade do Governo Pina do PT, quanto à falta de controle tecnológico do aterro utilizado, visto que, o aterramento, segundo a Eletronorte, foi escolhido de forma aleatória, sem o devido conhecimento do grau de compactação da base e suas propriedades, o que significa que a gestão Petista não teve o cuidado de fazer um serviço de qualidade para o recebimento da capa de asfalto, utilizando aterro de péssima qualidade em sem atender as exigências técnicas.

Consta no ofício que a Sesquicentenário, por se uma via dupla e com canteiro central, deveria o Governo Pina do PT, executar o mais breve possível os serviços de drenagem superficial e calçamento do canteiro central, na verdade, o que o Governo Pina do PT tem que fazer é construir um novo canteiro central, visto que no local não existe canteiro central.
(http://www.aprovincianews.blogspot.com.br/); integra da publicação está no citado Blog, com a devida fundamentação.



_______________________

Tenho dito e digo mais ainda!




Nenhum comentário:

Postar um comentário